Autor Tópico: Desentupir ar condicionado  (Lida 6743 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Desentupir ar condicionado
« em: Sábado, 08 de Julho, 2017, 23:03:52 pm »
Advertisement
Advertisement
Viva companheiros.

Nem mesmo quando decido fazer um retiro (bricolagico 😮) me deixam ficar sossegado.

Desta vez foi um problema inesperado, que julgo ja afectou muitos de nós. A unidade interior do a/c começou a derramar água dentro de casa.

Em princípio nunca é nada de grave (pode é causar danos se a agua cair em cima de alguma coisa sensível ). O que acontece normalmente é que alguns bichos/insectos aproveitam o ambiente acolhedor dos nossos a/c e sobem pelo tubo de descarga de água onde fazem casulos que podem ser de folhas verdes, lama seca etc. Etc.
estes casulos se forem no tubo de descarga da unidade exterior não tem grande problema porque a agua cai na rua mas se for no tubo de descarga da unidade interior a água obviamente cai dentro de casa.

SOLUÇÃO - Normalmente um objecto fino mas de rigidez suficiente para romper a obstrução (vulgo, arame de vedação ou de 2mm) é suficiente.

Como no caso do meu sogro o tubo de descarga tem cerca de 1m,  utiliza-mos uma vareta de aço flexivel.
E assim que atingimos a obstrução o tubo deitou uma água esverdeada de cheiro intenso a pasto verde.

Ficamos descansados, o problema estava resolvido.

ERRADO, no dia seguinte estava novamente entupido.
O meu sogro voltou a fazer a mesma operação, mas com um arame mais comprido e ainda soprou no tubo.
Diz que até sentiu a obstrução soltar-se (para dentro da unidade interior)

Este fds voltou a entupir e quando já estávamos decididos a desmontar plásticos, lá tive ideia de uma última tentativa radical.

Desentupir com uma bomba de vacuo improvisada.

E passo a explicar

Com um tubo de pvc fiz de cilindro e com uma madeira redonda, mas justa ao interior do tubo foz de piston.




Com um serrote fiz uma pequena caixa, para colocar um o'ring e assim aumentar a capacidade de sucção.




Cortei o pequeno piston, coloquei o o'ring e um pequeno camarão para prender um cordel ou arame e assim puxar o piston por dentro do tubo de pvc.




Como o tubo do a/c tem um diâmetro menor que o tubo de pvc, tive de fazer uma redução improvisada (como tudo o resto) e o que apanhei a mão foi uma borracha de um tubo de descarga de uma sanita.
Por acaso funcionou muito bem.




De um lado encaixa perfeito no pvc o no outro e quase a medida do tubo do a/



''Besuntei'' 😊 o piston com massa conssistente para aume tar o poder de vedação e reduzir o atrito do o'ring no pvc.


Entretanto no entusiasmo da acção, esqueci de tirar uma foto ou fazer um video do desentupimento.

Mas depois de tudo montado, dei um valente puxão no cordel enquanto segurava o tubo de pvc.
Até meio o piston veio mais ou menos leve depois criou uma prisão moderada e depois quase em simultâneo deu- se um estalo e saltou o piston de dentro do pvc enquanto escorria água esverdeada com alguma materia dificil de identificar mas com aquele cheiro forte de pasto mastigado.


Esta foi a água que escorreu de imediato.
(Peço desculpa dastas fotos mas devido à massa, tinha gordura na lente e não me apercebi)





Julgo que isto era o que causava o entupimento. E ligeiramente mole no interior e tdm o tamanho +- de um feijão.




Fiz mais duas tentativas mas não criei qualquer tipo de vacuo, o que me leva a crer que tenha resolvido o problema.
Caso contrário tenho mesmo de tirar os taparuweres da unidade e limpar convenientemente.

TAMBÉM ACEITO SUGESTÕES.

De futuro vou colocar um pouco de meia de vidro (perguntem às vossas mais que tudo) presa com uma abracadeira rapida e evitar que entre algum bicho.

Espero que este plst seja util para algum com o mesmo problema.
Qualquer duvida é so dizer.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

ming.impiedoso

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver Perfil
Re: Desentupir ar condicionado
« Responder #1 em: Quinta, 15 de Novembro, 2018, 12:37:36 pm »
Ainda bem que vi isto agora, vou montar um ac amanhã e já vou colocar a meia no tubo. Obrigado.