Autor Tópico: Como furar superfícies redondas ...  (Lida 3266 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1400
    • Ver Perfil
Como furar superfícies redondas ...
« em: Segunda, 30 de Janeiro, 2017, 22:28:57 pm »
Viva companheiros
Em especial para o Rúben fica aqui dois videos que ajudam a compreender a tecnica para se furar sobre uma superficie redonda sem que o furo de desvie muito do seu centro.

Claro que (infelizmente ) não tenho torno e como tal quando as peças nao teêm um furo interior longitudinal tenho de inventar uma guia para a broca, que podera ser desde uma porca ou um tubo, qualquer coisa serve desde que tenha o diametro exterior da peça que vou furar, para ficar centrado com a peça entre os mordentes do torno  (apertadeira)
E tem de ter um furo centrado no maximo com o mesmo diametro da broca.
Uma dica importante é ter o torno preso na mesa da maquina.

Mas pssamos aos vídeos que são mais elucidativos e ate se complementam.

https://youtu.be/2_JjJ0-mStY
https://youtu.be/eUTWtHOVyPI


Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 849
    • Ver Perfil
Re: Como furar superfícies redondas ...
« Responder #1 em: Terça, 31 de Janeiro, 2017, 02:02:07 am »
Para quem não tenha torno (de tornear...), utilizar um esquadro de centros (fotos abaixo) é indispensável para marcar correctamente o centro de uma vareta.

O metálico, com capacidade até 38 mm de diâmetro, comprei na loja "Restaurar/Conservar".
O de madeira/metal, com capacidade até 90 mm de diâmetro, fi-lo eu. Dá algum trabalho a fazer por causa do rigor necessário na marcação e execução dos ângulos (90º e 45º), mas com algum cuidado faz-se bem.

São muito úteis.


rubenroche

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 209
    • Ver Perfil
Re: Como furar superfícies redondas ...
« Responder #2 em: Terça, 31 de Janeiro, 2017, 09:18:40 am »
Muito bom sim senhora.
Sempre a aprender.
Vou procurar pelos  esquadros.
O trabalho feito pelo Companheiro Gl Faria tá profissional, belíssimo acabamento.
 

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 710
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Como furar superfícies redondas ...
« Responder #3 em: Terça, 31 de Janeiro, 2017, 14:04:59 pm »
O 1º vídeo já conhecia

o segundo não é para todos

quanto ao  " centralizador " do GLFaria só posso dizer que está bué da fixe
Henrique

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 849
    • Ver Perfil
Re: Como furar superfícies redondas ...
« Responder #4 em: Terça, 31 de Janeiro, 2017, 22:11:23 pm »
Ora, não tem nada de mais. Como é meu costume, estudei o assunto antes de o fazer. Na internet há centenas de exemplos com diversas formas, mas todos baseados na aplicação dos mesmos princípios básicos de geometria.

...
O trabalho feito pelo Companheiro Gl Faria tá profissional, belíssimo acabamento.
 

Uuumh, não está tão profissional como isso, só que nas fotos não se conseguem ver os defeitos ;). A madeira é faia. O acabamento, se bem me lembro, foram duas ou três aplicações de óleo "Behandla" do Ikea, seguidas de cera.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1400
    • Ver Perfil
Re: Como furar superfícies redondas ...
« Responder #5 em: Terça, 31 de Janeiro, 2017, 22:23:27 pm »
GLFaria, então e os furos?
Teêm alguma aplicação especifica!

Por acaso ja tenho reparado em certas ocasiões no uso desta ferramenta, mas nunca lhe tinha atribuido grande importância.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 849
    • Ver Perfil
Re: Como furar superfícies redondas ...
« Responder #6 em: Terça, 31 de Janeiro, 2017, 22:40:41 pm »
O furo maior é para pendurar.
O pequeno vinha com a peça original, que era um resto de uma poleia de madeira, creio que comprada no L-M. Verifiquei e corrigi a esquadria interior, que para meu espanto só precisou de um pequeno acerto.

Para dizer a verdade, deu mais trabalho fazer a régua (barra de aço de 16 x 2 mm de secção), e principalmente embuti-la com o ângulo de 45º certinho e a aresta de trabalho a passar exactamente (enfim, o mais exactamente qe consegui) pelo vértice do ângulo interior. Para ter a certeza de não criar folgas com o uso, além de a embutir também a colei com Araldite e pus os dois parafusos.

Junto aqui um exemplo que tirei da internet, para o caso de alguém querer fazer um.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 710
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Como furar superfícies redondas ...
« Responder #7 em: Quarta, 01 de Fevereiro, 2017, 09:07:15 am »
Visto deste modo até parece fácil de fazer

Talvez  um bocado de MDF seja uma boa opção

depois uma barrita que pode ser mesmo de alumínio e voilá

para acabamento dar tapa poros daquele que eu não gosto muito ( base de agua - parece iogurte diluido )

Henrique