Autor Tópico: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board  (Lida 24022 vezes)

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #15 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 11:48:00 am »
Advertisement
Advertisement
Devo dizer que fiquei um pouco surpreendido com o resultado das peças trabalhadas. A nível da desengrossadeira não foi necessária qualquer afinação, o corte sai limpo e tanto quanto consigo aferir, perfeitamente paralelo. Quando à plaina, a régua de esquadria é muito fácil de afinar, mas dada a sua fragilidade (é uma chapa um pouco fina) não se pode fazer muita força, senão cede e a peça sai de esquadria. Diria que, visto ser indiscutivelmente a mais barata do mercado, não fica aquém das espectativas. Há no entanto um, grande (muito grande...) senão, a assistência. Numa das primeiras vezes que usei a plaina, com madeiras reaproveitadas, apanhei um pequeno prego, e claro, fiquei com uma boca nas lâminas. Sendo muito pequena, quase não se nota na própria lâmina, e é praticamente impercetível na madeira, no entanto, levou-me a achar que deveria ter um par de lâminas de spare. Fui ao Brico Depôt, e não as têm à venda, pedi em loja para verem se conseguem fornecer, e já estou à espera de resposta à mais de uma semana. uma busca pela net, para já resultou infrutífera, apenas consigo encontrar umas em UK que alguns utilizadores dizem que são compatíveis com o equipamento, e de melhor qualidade do que as originais, mas que custam cerca de 20 GBP (mais portes).
Quando se comprar estas chinesices, em minha opinião devemos estar conscientes que estas situações podem perfeitamente acontecer.
Já agora, sobre as vendas na Amazom, convém ter presente que muitas das coisas vendidas na Amazon, também são chinesices, e vendidas pelos próprios, e portanto a assistência será exatamente na mesma.

Abraço,
FMoreira

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #16 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 11:52:17 am »
Que tipo de acabamento está a pensar dar?

A ideia é dar "apenas" óleo, só não sei ainda qual. Há duas opções em cima da mesa, ambos aprovados para contacto com alimentos, que são "danish oil" e "Ikea oil", ainda vou fazer alguns testes para perceber qual faz sobressair mais o veio da madeira.

Abraço,
FMoreira

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #17 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 12:15:22 pm »
uma busca pela net, para já resultou infrutífera, apenas consigo encontrar umas em UK que alguns utilizadores dizem que são compatíveis com o equipamento, e de melhor qualidade do que as originais, mas que custam cerca de 20 GBP (mais portes).
é de aproveitar que a libra está em baixa em relação ao euro

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #18 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 17:08:02 pm »
Pelo que tenho lido, o chamado "danish oil" pode ser mais ou menos qualquer mistura, e em geral é considerado impróprio para comidas.

Do IKEA conheço dois:
- Behandla (que já não consta do catálogo como óleo, mas sim como abrilhanatdor, e não sei se será o mesmo produto), que referiam como seguro para comidas. É completamente diferente do "danish oil" e dá um acabamento diferente, pelo menos do D.O. que cá tenho (Rustins).  Não tenho experiência da versão actual do Behandla, a que chamam "abrilhantador de cera de abelhas". Tipicamente, o Ikea dá pouca informação sobre o produto. Tem de ser "mexido" antes de usar, para homogeneizar. É bastante fluido, por isso a madeira absorve rapidamente. Por mais aplicações que dê, a superfície fica sempre mais ou menos mate (ao fim de alguns anos de limpezas e aplicações anuais os tampos em que o apliquei já conseguem mostrar um ligeiro brilho, quando vistos num ângulo baixo). Há uns anos a lata indicava uma base de óleo de linho, depois durante uns tempos passaram a especificar óleo de tung, depois voltaram a indicar óleo de linho...ou nada.  Na aplicação, o Behandla da versão antiga escurece pouco a madeira, que vai escurecendo lentamente ao longo do tempo

- Skydd, óleo mineral. Fazem muito "show-off" com as instruções, mas se for realmente óleo mineral purificado então é... exactamente o mesmo que o óleo Johnson para bébé!!!

O "danish oil" que cá tenho é da Rustins:
http://www.rustins.eu/Details.asp?ProductID=743
http://www.rustins.eu/healthSafety/DANISH%20OIL%20MSDS.pdf

É mais espesso que o Behandla antigo, penetra menos e cura mais rapidamente. Não é tão simples de aplicar - o do Ikea aplico facilmente
à trincha, este nem por isso, utilizo sempre um trapo. Com três ou quatro aplicações dá-me a impressão que deixa a superfície da madeira um pouco menos baça, mas isto pode ser subjectivo. Segundo a Rustins refere, é à base de óleo de tung. Não tenho tempo nem experiência suficiente para saber como escurece a madeira, mas pelas aplicações que fiz também em madeira dos tampos de cozinha do Ikea (faia em ambos os casos) o resultado à vista parece-me mais ou menos o mesmo que o outro.

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #19 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 17:50:58 pm »
GLFaria,

O "Danish Oil" que lá tenho é esse da Rustins. Já experimentei em algumas das minhas brincadeiras, e gostei do resultado. Enquanto a lata era nova, não tive qualquer dificuldade em aplicar, e apliquei sempre com boneca. Da última vez, apliquei em uma moldura que fiz para uma foto, e a aplicação já foi um pouco mais difícil, parecia estar um pouco "peganhento", mas depois de secar passei com o pano limpo e ficou bom. Ao que consegui investigar, este óleo tem tendência a reagir em contacto com o ar, pelo que se deve ir mudando para recipientes mais pequenos para minimizar essa reacção.
Segundo informação da Rustins, "Q: Are both oils food safe? A: Yes both oils comply with the Plastic Materials and Articles in contact with food (England) Regulation 2008" referindo-se aos dois "danish" que têm, uma para interiores e outro para exteriores.

Quando ao "Ikea Oil" (escrito assim fica um nome pomposo... ), o que lá tenho é o "SKYDD", a Ikea vende-o precisamente para as tábuas de cozinha, pelo que deduzi que também fosse "compliant". Eu costumo aplica-lo com alguma regularidade nas tábuas de cozinha, para manutenção, e o que tenho verificado é que dependendo das madeiras (ou do tratamento que eventualmente já tenham) fica mais ou menos brilhante e mais ou menos claro, ou seja, em tábuas de pinho, aquelas normalíssimas e sem qualquer tratamento, a aplicação é praticamente incolor, e não dá qualquer brilho, nota-se que fica muito mais resistente à àgua, em duas tábuas que tenho de oliveira, não noto qualquer alteração de cor, mas dá um brilho de que gosto imenso, nas tábuas do Ikea, que não sei de que madeira são, noto que ficam mais amareladas, e também com algum brilho. Em todas elas, noto que ficam muito mais fáceis de limpar/lavar.

Já agora, e porque na cola este tema também foi uma preocupação, usei "elmer's wood glue max". Embora também tenha "Titebond III", que tanto quanto consegui apurar é a única "FDA approved", não quis abri-la enquanto não acabar a elmer's. Contactei o fabricante, que me disse que a sua cola não é tóxica, e que é segura para contacto indirecto com alimentos, e mandaram-me um link para os tutoriais deles, em que eles próprios têm um projecto para uma tábua de cozinha, e utilizam essa cola. Enfim, vale o que vale...

Abraço,
FMoreira

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #20 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 22:13:59 pm »
...
Ao que consegui investigar, este óleo tem tendência a reagir em contacto com o ar, pelo que se deve ir mudando para recipientes mais pequenos para minimizar essa reacção.

Os meus conhecimentos de química são rústicos na melhor das hipóteses, mas tanto quanto sei qualquer óleo de origem orgânica oxida quando em contacto mais ou menos prolongado com o ar. Esse processo é habitualmente designado por "cura", e é um processo químico (oxidação), totalmente diferente da secagem, que é um processo físico (evaporação). Acontece com todos, não só com o da Rustins.


Segundo informação da Rustins, "Q: Are both oils food safe? A: Yes both oils comply with the Plastic Materials and Articles in contact with food (England) Regulation 2008" referindo-se aos dois "danish" que têm, uma para interiores e outro para exteriores.

Possivelmente por serem à base de óleo de tung, que creio que é menos tóxico que o de linho.

Quando ao "Ikea Oil" (escrito assim fica um nome pomposo... ), o que lá tenho é o "SKYDD", a Ikea vende-o precisamente para as tábuas de cozinha, pelo que deduzi que também fosse "compliant".

Então não havia de ser? Já escrevi antes, "óleo Jonhson para bébé" = "óleo mineral purificado" = "Ikea Skydd". Pobres bébés se não fosse compatível  :)

Em todas elas, noto que ficam muito mais fáceis de limpar/lavar.

É natural, qualquer madeira tratada com óleo absorve menos a água do que a não tratada. Mas atenção, para todos os efeitos o óleo não protege, ou quase nada. Se lá entornar algum produto mais agressivo ou a ferver e não o limpar imediatamente vai ficar marcado, e a única maneira de eventualmente conseguir tirar a marca é raspar o tampo (estou a lembrar-me dos limpa-vidros, que habitualmente têm amoníaco, ou dos detergentes para limpar o chão, dos quais os tampos de cozinha que tenho já foram vítimas...). Mas não é garantido.


Já agora, e porque na cola este tema também foi uma preocupação, usei "elmer's wood glue max". Embora também tenha "Titebond III", que tanto quanto consegui apurar é a única "FDA approved", não quis abri-la enquanto não acabar a elmer's. Contactei o fabricante, que me disse que a sua cola não é tóxica, e que é segura para contacto indirecto com alimentos...

Nunca usei nenhuma dessas. Tanto quanto sei, são do tipo PVA (a vulgar cola branca de carpinteiro), com alguns pózinhos a mais. Em geral, creio depois de secas não são tóxicas, mas não é sugerido que se sejam comidas! E que eles querem dizer com "contacto indirecto"? Qualquer tábua de cortar entra em contacto o mais directo possível com alimentos!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #21 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 23:27:10 pm »
Nao sei se o endereço colou mas experimente aqui.
http://accesorios-carpinteria.com/pt/cepilladora-reversibles/3996-juego-de-2-cuchilas-autoajustables-en-acero-hss-para-cepilladora-leman-modelo-lodra260.html

Parece-me que o bricomarche aqui em Beja também tem, em duas medidas. Mais logo se me lembrar já espreito!
« Última modificação: Quarta, 19 de Outubro, 2016, 08:34:01 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #22 em: Quarta, 19 de Outubro, 2016, 14:30:23 pm »
Esta comfirmado
Ja não  existe.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #23 em: Quarta, 19 de Outubro, 2016, 14:39:37 pm »
Obrigado pajo, vou mandar vir de UK. :)

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #24 em: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 11:22:14 am »
Confesso que quando vejo a qualidade dos trabalhos aqui publicados, fico sem saber se devo ou não publicar as minhas humildes brincadeiras, mas sempre achei que se todos partilharmos, todos temos a ganhar...

É esse o espírito do fórum :) Partilhar, aprender, ajudar.

Finalmente consegui que me dissessem que madeira é, a informação de quem me deu a madeira, é de que é Freixo.

Abraço,
FMoreira

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #25 em: Quarta, 09 de Novembro, 2016, 16:14:13 pm »
Caríssimos,

Tinha aqui dito que a assistência da desengrossadeira era má, porque a Brico Depôt não tinha as lâminas à venda, e quando pedi para me saberem preço, para eventualmente depois encomendar, não obtive resposta.
Pois bem, depois de muito tempo à espera, achei que era francamente desagradável nem sequer me darem uma resposta. Pés a caminho, pedi para falar com o responsável da área de ferramentas, e expliquei-lhe que estava desagradado com o facto de não conseguir comprar um consumível para uma ferramenta da marca deles...
O senhor pediu muita desculpa, e pediu-me mais dois ou três dias para conseguir uma resposta. Ao fim de uma semana, sem resposta, fui novamente à loja, falei com o senhor que mais uma vez pediu desculpa (iria telefonar-me nesse próprio dia), mas que não tinha conseguido falar com o fornecedor, que eventualmente estaria de férias, disse que não interessava o motivo, mas que o cliente é que não podia sair prejudicado da situação, e portanto se eu não tivesse nada contra, iriam tirar as lâminas da máquina que estava em exposição, e dar-mas. Claro que não me importei nada com isso, as lâminas estão novas.
Resultado final, fiquei com o problema resolvido, e com uma muito melhor impressão do serviço! :)
Confiança reposta!


Abraço,
FMoreira

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #26 em: Quarta, 09 de Novembro, 2016, 21:23:41 pm »
👍👍👍👍
« Última modificação: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 10:03:58 am por bata001 »
Henrique

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #27 em: Quarta, 09 de Novembro, 2016, 23:15:24 pm »
(Não era eticamente correcto) mas devia ter dito ao homen que e menbro de um forum onde estao varios interessados nesse tipo de maquina, e estamos todos com receio da assistência.

E onde o Henrique desencantou os polegares?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #28 em: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 00:03:11 am »
Foi por situações destas  que deixei de comprar em grandes superficies: o primeiro problema aconteceu com uma fresa da Bosch o dâmetro  que eu pretendia estava junto com as outras fresas de encabadouro de 8mm e era a única, quando a meti na tupia encravei a pinça, porque o encabadouro não era de 8 mas de 6mm. A segunda situação foi com uma plaina-desengroçadeira da Fermi, comprada no Lerroy-Merlin: ao fim de 15 dias houve qualquer coisa que se soltou lá dentro e encravou a máquina, la tive de a levar e esperei quase dois meses e entregaram-a sem substituir as facas...

E onde o Henrique desencantou os polegares?
Não os devia ter cortado, pois fazem-lhe falta para a bricolage... :laugh:
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« Responder #29 em: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 10:03:34 am »
E onde o Henrique desencantou os polegares?

Pela primeira vez respondi através do telemóvel
Henrique