Autor Tópico: Suporte do computador  (Lida 10429 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Suporte do computador
« em: Domingo, 30 de Junho, 2013, 23:55:13 pm »
Advertisement
Advertisement
Custou, mas consegui "projectá-lo" e fazê-lo em dois dias!

Como contei na minha mensagem de desespero no "Bricolage Café", prometi à minha filha, que sofre de uma deficiência motora muito grave, fazer durante o fim de semana um novo suporte para o computador portátil, para ela depois experimentar um novo dispositivo apontador para substituir o track-ball, que por sua vez já substituiu o rato há uns anos.

Não fazia ideia do que queria nem onde ia parar, só defini um caderno de encargos genérico - altura média necessária, possibilidade de ajustar a altura, inclinação.

Comecei, como faço habitualmente, por dar uma olhadela ao tema na internet para arranjar ideias. Concluí rapidamente que, para satisfazer o meu caderno de encargos, nenhum dos modelos que vi na internet dava para fazer em dois dias - só a arranjar material ia demorar mais do que isso.

Aí, olhei para o que tinha em casa, magiquei um pouco, dormi sobre o assunto, e no sábado de manhã acordei com uma ideia assente. Só precisei comprar alguns  parafusos M6x10 e um M6x80, e uma placa pequena (600 x 300) de contraplacado de 10mm.
O resultado está nas fotografias.

Como os cortes, esquadriagens e acabamentos foram feitos com ferramentas manuais (serrote, plaina, formão e bloco de lixa), perdi bastante tempo com isso. Se tivesse uma serra de mesa tinha sido muito mais rápido. Para os furos e para as caixas para as placas das porcas-garra utilizei o engenho de furar (as caixas foram feitas com uma fresa de 20mm).

O suporte é constituído por uma base e uma mesa.

A base é um "tarolo" de  50x50, colado e aparafusado a uma placa de contraplacado. Para reduzir os esforços na placa acrescentei duas peças feitas de cantoneira de alumínio de 65 x 35.5 x 2.6 (sobra de um projecto anterior), fixadas com parafusos M6 e porcas-garra.

A mesa é contraplacado de 10mm, com uma ripa de pinho à frente para o computador não cair. Reforcei-a por baixo com mais um resto de contraplacado. Entre as duas placas embuti quatro porcas-garra M6 para fixar as peças de ligação à base, e abri 4 furos de 62mm (broca craneana) para ventilação (um deles vai ficar debaixo da turbina do computador). As peças de ligação são feitas do mesmo resto de cantoneira de alumínio.

O "revestimento de protecção" (feito tão à pressa não me atrevo a chamar a isso acabamento  ;) ) é o meu produto-padrão para este tipo de trabalhos essencialmente funcionais - verniz aquoso para soalhos, semi-mate, duas demãos (prefiro de longe o aquoso - ter de usar diluentes dentro de casa não tem interesse nenhum)

O ajuste em altura - total possível 130mm - pode ser feito de duas maneiras:
- pondo o eixo de ajuste da inclinação num dos três furos disponíveis (amplitude total 30mm)
- modificando a inclinação (amplitude máxima com segurança aproximadamente 100mm)

Não está exactamente bonito, mas está funcional e satisfaz todos os requisitos do meu caderno de encargos.


mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Suporte do computador
« Responder #1 em: Segunda, 01 de Julho, 2013, 01:37:41 am »
Muito bom não haja duvida, o resultado final está muito porreiro, nada que não se espera-se.

Parece leve e facilmente transportavel, só adicionava uma pega no suporte vertical para transporte.

Obrigado pela partilha, mais ainda pela explicação completa do processo de fabrico, acho que vai fazer furor, de certo deixou a sua filha bastante contente com o resultado.
« Última modificação: Segunda, 01 de Julho, 2013, 07:12:10 am por mbernardes »

Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Re:Suporte do computador
« Responder #2 em: Segunda, 01 de Julho, 2013, 10:08:22 am »
5* :)
Aposto que há por aí mais gente a precisar dum suporte desses ;)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Suporte do computador
« Responder #3 em: Segunda, 01 de Julho, 2013, 14:55:45 pm »
"... só adicionava uma pega no suporte vertical para transporte." - Ora, não é preciso, o computador está só assente na mesa. Para transportar, nunca seria com o computador em cima (são muito caros, não é para deixar cair... :) ). Tira-se o computador, e se só se quiser utilizar uma mão pega-se por um dos buracos de ventilação... Estritamente falando, neste caso nem precisava de ser um portátil, mas a minha filha habituou-se quando andava no liceu, já lá vão quinze anos, e ainda o conseguia utilizar (actualmente já não consegue utilizar as mãos, muito menos transportar o computador).

"Aposto que há por aí mais gente a precisar dum suporte desses" - se alguém quiser pormenores ou um "boneco", é só dizer. Embora eu, pessoalmente, não seja adepto do estilo "Instructables" - acho que tornam as pessoas mentalmente preguiçosas. Para mim o ideal é olhar, ver, tirar ideias, pensar, e desenvolver o nosso próprio projecto adaptado aos meios e recursos que temos, com o mínimo de custos. Mas cada um tem o seu estilo e o seu "background".

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Suporte do computador
« Responder #4 em: Segunda, 01 de Julho, 2013, 18:37:48 pm »

dá para regular a inclinaçao? parece que sim mas parece ser necessária uma chave, a não ser que o eixo tenha uma porca de orelhas ou equivalente
do outro lado.

se fosse eu colocaria uns pés na base. nem que fossem umas daquelas almofadinhas autocolantes usadas nalgumas portas de armários.
é q contrariamente ao senso comum o contraplacado pode empenar e se ficar ligeiramente convexo o suporte vai oscilar

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Suporte do computador
« Responder #5 em: Segunda, 01 de Julho, 2013, 19:05:15 pm »
Excelente trabalho não há duvida :)

Muitos parabéns :)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Suporte do computador
« Responder #6 em: Segunda, 01 de Julho, 2013, 20:47:41 pm »
Dá para regular a inclinação. Aliás, neste momento o teclado do computador está na horizontal (até poderia estar inclinado para trás), e não inclinado como na fotografia, porque com a pressa eu devia estar distraído ao tirar as medidas da altura e o suporte ficou um pouco mais alto do que devia.

Entre as opções "parafuso/porca" e "varão roscado/porcas de orelhas", fui para o meio termo - "parafuso/porca de orelhas", apenas porque com o trabalho todo com que estava não me apeteceu estar a cortar e "afeiçoar" um bocado de varão roscado... Como é evidente, exige uma chave allen do lado da cabeça do parafuso, mas este será substituído por um bocado de varão roscado e porcas de orelhas de ambos os lados logo que me volte a paciência... Também é verdade que, uma vez definida a altura e inclinação não é para mexer muitas vezes.

Tem almofadinhas antiderrapantes, uma em cada canto e uma ao centro (só instalei hoje, por isso não aparecem nas fotografias). Também estou a contar com um possível empeno do contraplacado. Logo se verá se a altura destas almofadinhas é suficiente para compensar isso, se ocorrer.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Suporte do computador
« Responder #7 em: Segunda, 01 de Julho, 2013, 21:23:38 pm »
Aqui vão umas fotografias onde se vê melhor.

A inclinação permite modificar rapidamente a altura, sem necessidade de mudar o furo em que é feita a articulação. É preciso ter em atenção que este suporte é para uma pessoa que não pode utilizar o teclado, pelo que é indiferente o sentido da inclinação.

Depois de experimentar, pode ser que nem seja necessária a variante com duas porcas roscadas. Como propositadamente não usei anilhas entre as peças metálicas e o "poste", que sendo de madeira macia se poderia deformar, o atrito devido ao verniz para soalho é suficiente para assegurar que a posição da mesa se mantém mesmo sem grande aperto.


Já agora: a placa de reforço da mesa está deslocada para o lado de trás propositadamente (ver fotografias na primeira mensagem deste tópico). Assim, o centro de gravidade do conjunto fica aproximadamente sobre o eixo de inclinação, o que reduz ainda mais qualquer tendência para esta variar por si só.

Os cabos passam dentro de uma manga fixada atrás do "poste". E já verificámos que a temperatura de funcionamento do computador baixou significativamente.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Suporte do computador
« Responder #8 em: Segunda, 01 de Julho, 2013, 23:57:01 pm »
Respondi no outro topico "fora de horas"
Mas as imagens falam por si, e já aqui foi tudo dito!

Muito bom e vai servir de inspiração para muita gente
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Re:Suporte do computador
« Responder #9 em: Terça, 02 de Julho, 2013, 00:18:35 am »
"Aposto que há por aí mais gente a precisar dum suporte desses" - se alguém quiser pormenores ou um "boneco", é só dizer. Embora eu, pessoalmente, não seja adepto do estilo "Instructables" - acho que tornam as pessoas mentalmente preguiçosas. Para mim o ideal é olhar, ver, tirar ideias, pensar, e desenvolver o nosso próprio projecto adaptado aos meios e recursos que temos, com o mínimo de custos. Mas cada um tem o seu estilo e o seu "background".
O meu comentário era no sentido da comercialização...

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Suporte do computador
« Responder #10 em: Terça, 02 de Julho, 2013, 00:28:05 am »
 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
"Aposto que há por aí mais gente a precisar dum suporte desses" - se alguém quiser pormenores ou um "boneco", é só dizer. Embora eu, pessoalmente, não seja adepto do estilo "Instructables" - acho que tornam as pessoas mentalmente preguiçosas. Para mim o ideal é olhar, ver, tirar ideias, pensar, e desenvolver o nosso próprio projecto adaptado aos meios e recursos que temos, com o mínimo de custos. Mas cada um tem o seu estilo e o seu "background".
O meu comentário era no sentido da comercialização...
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Suporte do computador
« Responder #11 em: Terça, 02 de Julho, 2013, 00:28:54 am »
Ora, mas há dezenas de modelos no comércio, e dezenas de ideias para fazer suportes, com todo o tipo de materiais, na internet.

Se tivesse tido mais tempo, e tivesse a certeza que serviria, o mais provável até era ter comprado um pela internet. Achei particularmente interessante o Ergotron Neo-Flex, que me deu algumas ideias (também não me importei de não gastar o dinheiro, ficava por uns 70 euros comprado na Amazon).