Autor Tópico: Remodelar a casa de banho  (Lida 39861 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #30 em: Sábado, 18 de Maio, 2013, 23:56:03 pm »
Advertisement
Advertisement
Esqueci-me de referir que no dia do derrube da parede, comecei por volta das 8,30h a cortar uma "moldura" no reboco com o martelo eletrico para depois partir pedaços de parede com uma marreta.(asssim era mais facil transportar para a rua e mais tarde para a entulheira da camara).
Quando parava para descansar ouvia um som tipo "toc,toc, toc " mas não liguei, lá por volta das 9,30h alguem tocou na minha campainha e fui ver quem éra.
Era a minha vizinha do bloco ao lado(coitada) a senhora tinha na altura uns 80 anos e não morava cá. Tinha vindo de vespera passar o fds e acordou com a cama aos "saltos"(palavras dela), pensava que lhe estavam a dcerrubar a casa.
Para a convencer do contrario tive de lhe mostrar as obras que estava a fazer e explicar que por volta das 12h já não fazia barulho.

A senhora, já mais simpatica lá compreendeu e ainda disse que qualquer dia tinha de fazer o mesmo. Mas ainda tinha a cabeça "azuada" pela forma como acordou.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #31 em: Domingo, 19 de Maio, 2013, 01:04:46 am »
Ultrapassada que estava (finalmente) a fase da demolição, tinha de comecar a reconstruir a mais rapido possivel.
Para isso calculei os tijolos necessarios comprei um saco de cimento e alguns baldes de areia.
Aqui o meu cunhado (mineiro) deume um saco de um cimento especial se secagem rapida (muito usado em obras maritimas e paises escandinavos) que quando misturado com o nosso cimento normal (portland) dá um tempo de vida á mistura de +- 20m ate começar a secar em 30m fica 90% seco. (usam este tipo de cimento para acimentar falhas no subsolo quando as sondas da mina não conseguem progredir).

E foi assim que começei a minha experiencia em assentamento de tijolo.
   

Na foto da direita já se começa a esboçar um murete para assentamento da banheira e um pouco mais para cima e mais estreito (tijolo de 7) o mesmo murete, vai servir de apoio mais tarde, para o paraduche.
Ao mesmo tempo serve de reforço entre a parede velha e parede nova.

Convem manter o corpo bem idratado, enquanto o cimento seça.
 
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #32 em: Domingo, 19 de Maio, 2013, 01:14:48 am »
O reboco está com este especto escuro devido ao cimento especial que éra quase preto.



Finalmente tarefa quase quase pronta.
Assim já parece mais bonito!
O proximo passo é fazer o remate do reboco com a parede antiga (tipo reboco de tecto)

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #33 em: Sábado, 25 de Maio, 2013, 00:58:19 am »
Agora que já lhe apanhei o jeito ;D, toca a assentar tijolo!

Murete de suporte á banheira.



Quando coloquei este murete, tive o cuidado de deixar um buraco (de um tijolo) para mais tarde poder ligar o esgoto.
Este buraco ficou tapado so com o ajulejo para que, se de futuro tiver de mexer no esgoto, ter acesso facilitado.

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #34 em: Sábado, 01 de Junho, 2013, 02:29:09 am »
Finalmente acabado que ficou os tijolos e robocos, é hora de passar ao revestimento de azulejo.



O modelo escolhido imita o marmore travertino (numa das suas versões) e tinha 60X30, o que  me deu algum trtabalho a procurar uma maquina de corte com capacidade de 60cm.
Consegui comprar uma, marca Rubi por um pouco menos de 100€. Não e das mais sofisticadas nem tem caixa plastica mas é uma boa marca e trabalha 5***** (mais um projecto para acrescentar á lista: Fazer caixa para cortadora de azulejo)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #35 em: Sábado, 08 de Junho, 2013, 00:04:15 am »
Como os azulejos são muito compridos e tinha de fazer um remate, preferi que o remate ficasse em baixo.
Depois de calcular onde terminavam as peças inteiras, fixei uma regua nivelada a essa altura e em todas as paredes, para ser o meu ponto de partida.

Já devem ter reparado que não arranquei os azulejos velhos! -O motivo é simples, tinha de fazer mais reboco para nivelar as paredes, o azulejo velho estava bem agarrado na parede e depois consegui arranjar uma cola pronta da Weber propria para colar ajulejo sobre azulejo  (mas um pouco carota, como o caneco)

Para colar a 1º peça, e porque eram grandes, optei por colocar a cola no azuleijo com a colher de pedreiro pressionar para agarrar bem e depois passar o pente para retirar o excesso de cola.
Assentar em cima da regua de "partida" pressionar contra a parede com o maço de borracha e por fim verificar o nivelamento.
Continuar a toda a volta da parede, depois de terminar a 1º fila continuar por cima usando as cruzetas de plastico para manter as juntas sempre iguais.
 


Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #36 em: Sábado, 08 de Junho, 2013, 00:17:41 am »
Se essa é a sua primeira experiência de alvenaria, das três uma: ou estudou muito, ou teve um bom mestre, ou tem um jeito para essas coisas de fazer inveja a muitos "profissionais"!... Os meus parabéns!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #37 em: Sábado, 08 de Junho, 2013, 00:36:45 am »
Boa noite GLFaria!
Tiva de ler uns quantos manuais (na altura não tinha internet), quanto ao mestre prefiro chamar-lhe "guia" ou "orientador" foi o meu cunhado, Que na altura já não era carpinteiro de limpos mas tinha experiencia de trabalho em obra civil.

No entanto na minha humilde opinião, acho que falta uma coisa a muitos profissionais de mercado.
O BRIO
Que é o que nós temos quando fazemos seja lá o que for.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #38 em: Sábado, 08 de Junho, 2013, 17:17:42 pm »
Já agora - esse revestimento das paredes tem um aspecto muito parecido com o meu.  É material "normal" ou é mosaico cerâmico? Se é cerâmico, exige brocas especiais de diamante e dá uma carga de trabalhos a furar, como já referi noutro tópico. E para o corte, teve de ser com disco diamantado, os cortadores normais de azulejo não vão lá.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #39 em: Sábado, 08 de Junho, 2013, 20:26:07 pm »
Julgo que se refere a gres porcelanico.
Este meu, não posso dizer que será manteiga, até porque as peças teem 9mm de espessura mas fura-se +- bem com o berbequim/martelo (ou torna).
Os cortes a direito foram feitos com a maquina manual da Rubi que por vezes tinha de levar uma pancadinha mais forte para separar as peças.
Os recantos é que foram feitos com a rebarbadora e disco de diamante e alguns mais pequenos foi mesmo com a turquês.

Lembro-me do caso do mosaico da caixa de sifão que partiu 3 vezes quando estava mesmo a terminar, á 4ª foi de vez mas foi no dia seguinte.



Essa ceramica que tem aí é tambem conhecida por ser de uso intenso, e é muito duro e muito resistente ao desgaste.

Onde trabalho o pavimento é desse material, em tempos tive de fazer lá um furo e disse mal da minha vida.

« Última modificação: Domingo, 09 de Junho, 2013, 23:55:17 pm por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #40 em: Segunda, 10 de Junho, 2013, 00:27:09 am »
Aqui vai mais alguns pormenores da colocação dos azulejos!

   

   
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #41 em: Terça, 11 de Junho, 2013, 02:00:36 am »
Grande trabalho, eu é que não me meto nessas aventuras, demorava 2 anos e desistia a metade lol

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #42 em: Domingo, 16 de Junho, 2013, 03:40:42 am »
Se quiserem ver a minha cortadora de azulejo, podem fazer aqui!!! :D ;) ;)

http://forum.bricolagetotal.com/ferramentas/a-minha-caixa-de-ferramenta/  ?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #43 em: Quarta, 03 de Julho, 2013, 22:33:38 pm »
Por este andar, vou levar mais tempo a acabar o topico do que a fazer as obras!

Mas o fds é só dia e meio e tem de ser repartido!
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!