Autor Tópico: Remodelar a casa de banho  (Lida 39864 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Remodelar a casa de banho
« em: Domingo, 05 de Maio, 2013, 18:52:47 pm »
Advertisement
Advertisement
Companheiros de forum!
Vou iniciar um novo topico sobre uma das minhas maiores aventuras, remodelar a casa de banho.

Não vou expor tudo de uma vez porque tenho fotos em varios locais, algumas ainda em papel outras já digitais e vou avançando á medida que puder.

A obra foi iniciada em 2007 e o que era para demorar +- 4 ou 5 fds demorou fds de 6 meses porque trabalhei sozinho 90% do tempo.

Convem referir que nunca tive experiencia em trabalho de pedreiro e antes de iniciar tive de consultar 2 ou 3 pessoas amigas e alguma literatura para tirar duvidas.

Para não ter chatisses com a vizinhança (porque obras em casa incomodam os vizinhos) começei por pedir autorização camararia (nada de espeçial) como não ía mexer em estruturas do predio não era exigido projectos em Aljustrel.



Depois, uma semana antes de começar a barulhar afixei no placard do predio um aviso aos vizinhos (que gostam de descansar até mais tarde) que o sessego ía ser limitado.



A partir daqui foi sempre a "dar gaz" ou melhor martelo, colher e talocha.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #1 em: Domingo, 05 de Maio, 2013, 19:16:38 pm »
(como não consigo escrever mais sem me chatear, continuo com resposta para o meu topico)

Infelismente não tenho fotos de como era a casa de banho, no dia da destruição inicial a bateria da maq. fotografica estava "de ferias" e não podia parar por falta de fotos.
Mas vou tentar arranjar uma copia da planta (para ficarem com uma ideia da distribuição das louças) e tenho umas fotos da outra casa de banho que está na fila para remodelar (falta t€€€€po) as louças são iguais os azuleijos tambem.

A bacia com o pé de coluna



A sanita com o autoclismo/tanque Kariba ( é plastico mas funciona ás mil e uma maravilhas)




E a planta da casa de banho (a foto esta uma ca...a)

« Última modificação: Segunda, 06 de Maio, 2013, 01:12:00 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #2 em: Domingo, 05 de Maio, 2013, 21:32:08 pm »
Obviamente, não decidi fazer esta obra porque me apeteceu mas sim porque infelismente os materiais de construcção não são eternos e por vezes, para substituir uma peça, temos de substituir várias peças para concluir o trabalho.

Neste caso a minha banheira ainda éra fabricada em aço esmaltado (ultima moda de outros tempos) e contava já com uns 15 anos de serviço.
De vez em quando lá caía o telefone do chuveiro e ficava uma mossa preta  no esmalte, com o tempo nesse sitio o metal , atravez da corrosão, acabou por furar e ir provocando pequenas inundações.

Ao mesmo tempo a canalização éra de zincado e tambem estava corroido.
Os azulejos que precisava para substituir tambem ja não eram fabricados.

sendo assim tive de renovar tudo de novo.

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #3 em: Domingo, 05 de Maio, 2013, 23:27:27 pm »
Grande trabalho esse, ainda foi preciso um bocado de coragem.

Substituis-te tudo por pex?

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #4 em: Segunda, 06 de Maio, 2013, 17:19:43 pm »
Por questão de necessidade de acesso por uma cadeira de rodas já tive de fazer várias remodelações em casas de banho, mas entreguei sempre o trabalho a profissionais - não tenho conhecimentos nem prática para fazer trabalhos destes como deve ser, não me posso dar ao luxo de falhar, e não posso demorar tanto tempo. Mesmo com uma equipa profissional a mais recente demorou seis semanas.
É verdade que não foi exactamente uma remodelação - foi práticamente desmanchar tudo, incluindo o chão, que teve de ser alteado por causa das canalizações de esgoto,o revestimento das paredes, remover uma parede, e fazer tudo de novo, incluindo as canalizações e os circuitos eléctricos... Eu nunca saberia ou poderia fazer isso tudo como deve ser. Já sai muito fora da bricolage...

As fotografias e a planta não coincidem (disposição dos vários equipamentos)? A planta é antes ou depois? Pergunto porque acho sempre estranha a insistência das pessoas em terem uma banheira, que ocupa tanto espaço. Cada vez que tenho tido que mexer numa casa de banho a primeira coisa a sair é a banheira, que é substituída por um duche. Ninguém quer ou usa outra coisa cá em casa.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #5 em: Segunda, 06 de Maio, 2013, 22:40:53 pm »
Hoje tem de ser resposta rapida.

mbernardes- Usei idronil, tinha de sobra em casa.

GLFaria as louças eram iguais ás usadas (substituidas) a planta é a que foi remodelada.
E garantidamente foi uma grande aventura (ou melhor um salto pro desconhecido). Mas se não fosse assim os brazileiros é que tinham descoberto Portugal.
« Última modificação: Segunda, 06 de Maio, 2013, 23:04:42 pm por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #6 em: Segunda, 06 de Maio, 2013, 23:23:09 pm »
Claro que antes tive de fazer muito planeamento, tirar medidas, fazer "bonecos e mais bonecos"
O espaço é algo apertado e as louças modernas (que eu e a patroa gosta-mos) são mais volumosas.

          

Posicionar para ver se cabe tudo como eu quero                        E redesenhar a rede de esgotos

                 

E por fim o "projecto" final, que mais parece um rabisco de quem não tem mais nada para fazer ao serão.

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #7 em: Terça, 07 de Maio, 2013, 08:44:26 am »
Hoje tem de ser resposta rapida.

mbernardes- Usei idronil, tinha de sobra em casa.

GLFaria as louças eram iguais ás usadas (substituidas) a planta é a que foi remodelada.
E garantidamente foi uma grande aventura (ou melhor um salto pro desconhecido). Mas se não fosse assim os brazileiros é que tinham descoberto Portugal.

Acho que a mexer mais valia teres metido Pex, o que não invalida o grande trabalho aí feito.

Isso é que foi empreitada, ao fim-de-semana não saias da casa de banho  ;D

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #8 em: Terça, 07 de Maio, 2013, 23:20:42 pm »
Ha,ha foi mais ou menos isso, mais metade das ferias (a outra metade estive na figueira) senão era as ferias todas.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #9 em: Quarta, 08 de Maio, 2013, 09:12:43 am »
Hehe , também só estou realmente de ferias se sair daqui senão passo as ferias debaixo dos carros ou na garagem :D

Ligavam para tua casa á tua procura e a resposta da tua mulher era sempre a mesma. "Agora não pode, está na casa de banho", hahaha

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #10 em: Quinta, 09 de Maio, 2013, 01:11:28 am »
Hehe , também só estou realmente de ferias se sair daqui senão passo as ferias debaixo dos carros ou na garagem :D

Ligavam para tua casa á tua procura e a resposta da tua mulher era sempre a mesma. "Agora não pode, está na casa de banho", hahaha
Essa tambem foi muito boa!
Cada um com as suas manias! Amanha(hoje) estou de folga porque é feriado em beja, para descansar vou tentar enfiar com o motor de uma C25 que trenho no sitio e ainda quero mudar o oleo ao jipe (não devo fazer metade)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #11 em: Quinta, 09 de Maio, 2013, 02:59:41 am »
Ultrapassada a fase dos "bonecos" estava na hora da acção.
Começar a desmontar as louças, arrancar a banheira, arrancar a porta e as repectivas aduelas, desimpedir o corredor (para carregar o entulho), selar todas as divisões da casa com filme plastico e fita adesiva (para o pó não invadir)
Infelismente neste 1º glorioso dia Tive o 1ª reves, Com a maq fotografica e fiquei sem fotografias.

Arrancar os canos velhos da parede



E foi ainda durante o 1º dia que sofri logo o 2º revez.
Quimei o martelo da Einhell que estava a estrear ao fim de 2h de trabalho (inesperiencia). Só puxava o interruptor para partir quando mudava de posição desligava-o, o que ajudou a sobreaquecer que cheirou a verniz.
Para acabar o dia um amigo emprestou-me um Boshammer velhinho,mas muito bom e ensinou-me a usalo.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #12 em: Quinta, 09 de Maio, 2013, 03:21:52 am »
Para continuar a obra comprei esta maravilha que baptizei de G3, se é para rebentar isto rebenta mesmo (até com os braços)



Nesta altura já estava no 2º dia e tive mais um revez (o ultimo) a empresa onde o meu cunhado trabalhava teve um problema e ele que éra para me ajudar teve de passar trabalhar mais fds.
Restou-me o meu sogro para ajudante que é optimo a dar apoio moral e gastronomico! (uma folga para uma tapa tambem sabe bem)

Lá se foi uma parede, aqui vai ser instalada uma porta de correr.
Como o espaço e pequeno e a porta abria para dentro, para se alcançar a banheira tinha de fechar a porta para não falar que se repararem na planta o arco descrito pela porta ocupa um espaço consideravel assim nãoi vai ocupar espaço nenhum.

     

Abrir roço para esgoto                                     Entulho para carregar

   

Ainda por cima estava um calor de ananazes e da coluna dos esgotos vinha cá um cheiro a "vinagre" que não se podia.
A latinha da barbot alem de evitar que caisse alguma coisa no esgoto impedia que saisse cheiro.
« Última modificação: Quinta, 09 de Maio, 2013, 03:40:51 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #13 em: Sábado, 11 de Maio, 2013, 00:36:54 am »
A tubagem de esgoto está pronta, falta só colocar o cimento



O esgoto da sanita (Nova localização) ficou no limite da inclinação, para que tivesse uma boa descarga
 
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #14 em: Sábado, 11 de Maio, 2013, 01:48:56 am »
Segui-se a montagem da porta de correr (a 1º parte)
este tipo de porta que usei é constituido por duas partes: A cassinete (caixa que fica dentro da parede) e a porta (de madeira, ou outra)

   

Com umas cunhas, para menter tudo no sitio.


Quando cortei aquela parede de tijolo que se vê 2 postas atraz, a intenção era: Depois de acertar a cassinete colava-a com espuma de puliuretano (espuma expanciva) e assim evitar mais um reboco e todas as "cicatrizes" que isso acarreta quando temos de acertar o reboco novo com o velho.
No entanto tive de abandonar a ideia porque, mesmo com a peça bem fixa com cunhas e escoras á parede do lado oposto, a forca do PU e tanta que estava a deslocar a cassinete lentamente e a deforma-la no interior.
Tive de voltar a recolocar a cassinete, chumbar (fixar) com cimento em cima e em baixo e preencher o vazio entre o reboco e a cassinete com um cimento bastante aguado para encher as fendas.


e por fim as bitolas (guias) para fazer o reboco certo com o reboco velho.
A rede de aço serve de "armação" para que o reboco não escorregue nem descole de futuro.
 

Tambem foi nesta fase da obra que me estrei nas artes de pedreiro - chapisco e reboco -
Ainda bem que so tirei fotos porque se fosse video, tinha sido uma vergonha, mas lá me consegui orientar.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!