Autor Tópico: Remodelação - A destruição inicial  (Lida 13530 vezes)

BrunoFonseca

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Remodelação - A destruição inicial
« em: Quinta, 29 de Julho, 2010, 21:29:04 pm »
Advertisement
Advertisement
Olá a todos,

Tenho acompanhado este fórum há já algum tempo, e tenho vindo a ganhar um interesse crescente pela bricolage devido a alguns dos projectos e dicas aqui apresentados. Assim, como vou iniciar e um processo de remodelação de toda a casa, estou a avaliar quais as coisas que posso fazer eu próprio.

Assim, vou começar por uma questão básica.

Antes de reconstruir, primeiro é preciso partir... e eu isso acho que consigo fazer :)

 Assim, gostaria de vos colocar as seguintes questões:

1 - Que tipo de ferramentas devo usar, e que cuidados devo ter ao remover tacos do chão? (o objectivo é mais tarde colocar soalho flutuante)

2 - Que tipo de ferramentas devo usar, e que cuidados devo ter ao remover as portas? Posso partir tudo e mandar para o lixo, ou ainda têm algum valor de mercado? (depois quero substituir por umas novas)

3 - Pretendo abrir alguns roços na parede para reformulação da instalação electrica, e passagem de tubos de ar condicionado. Que tipo de ferramentas devo usar ,e que cuidados devo ter?

4 - Quero alargar a entrada da sala, e para isso tenho e partir parede. Que ferramentas devo usar?

E para já é tudo... tenho mais uma série de questões na minha cabeça, mas para já isto já me vai ajudar nas compras de algumas ferramentas.

Um abraço a todos, e obrigado pelo V/ interesse!
BF

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Remodelação - A destruição inicial
« Responder #1 em: Sexta, 30 de Julho, 2010, 11:48:11 am »

1 - Que tipo de ferramentas devo usar, e que cuidados devo ter ao remover tacos do chão? (o objectivo é mais tarde colocar soalho flutuante)


Se forem antigos devem ter sido colocados com pregos sobre betonilha fresca. É relativamente fácil arrancá-los com escopro e martelo mas terá que refazer a betonilha para levar o flutuante.
Se forem mais recentes, então são colados e mais díficeis de remover. O ideal era encharcar o chão de água para anular a cola mas se é um andar pode não ser viável. A ideia era não ter que refazer a betonilha.

Como aparte, eu nunca substiruiria tacos por soalho flutuante, mas as modas têm muita força. A única vantagem destes é a colocação de resto são mais díficeis de reparar, duram menos e são esteticamente monótonos.

Citar
2 - Que tipo de ferramentas devo usar, e que cuidados devo ter ao remover as portas? Posso partir tudo e mandar para o lixo, ou ainda têm algum valor de mercado? (depois quero substituir por umas novas)


As portas ou as aduelas/aros? As portas é só removê-las das dobradiças a pode aproveitar as ferragens. Se os aros estão em bom estado não lhes mexa. Se for "bricoleiro" pode aproveitar as portas para tampos improvisados de bancadas sobre cavaletes, ou utilizar os painéis de contraplacado/platex para jigajogas/moldes ou pequenos trabalhos.
Estou a supor que não são portas maciças, senão faz mal em mudá-las.

Citar
3 - Pretendo abrir alguns roços na parede para reformulação da instalação electrica, e passagem de tubos de ar condicionado. Que tipo de ferramentas devo usar ,e que cuidados devo ter?

4 - Quero alargar a entrada da sala, e para isso tenho e partir parede. Que ferramentas devo usar?

Arranje uma torna ou berbequim/martelo electro-pneumático SDS com bloqueio de veio. permite furar e martelar com ponteiros e cinzeis. é muito melhor do que demolir à mão, principalmente pq causa muito menos vibração e risco de abrir fendas indesejáveis.
Para os roços tb pode ser conveniente uma rebarbadora pequena  para delimitar as linhas de corte.


Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Remodelação - A destruição inicial
« Responder #2 em: Sexta, 30 de Julho, 2010, 21:18:39 pm »
Olá Bruno,

vá dando novidades :)

Deixo mais algumas sugestões:

1 - Pode ainda pensar em colocar o chão flutuante por cima dos tacos evitando retirá-los, com algumas vantagens. É uma questão de ver se existirá um desnível nas entradas ou saídas,...

3 - Para marcar os roços pode ainda ter de usar um nível e/ou fio de prumo. Há ainda uns marcadores que são  fios com pó de tinta para ajudar nas marcações.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

BrunoFonseca

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re:Remodelação - A destruição inicial
« Responder #3 em: Segunda, 02 de Agosto, 2010, 11:38:33 am »
Antes de mais, obrigado pelas respostas.

Quanto aos tacos:

- Eu sei que os tacos são um chão de maior qualidade, mas esteticamente não os acho apelativos (é uma questão de gosto, eu sei :)), e como queríamos dar à casa um look mais moderno, o flutuante pareceu-nos uma boa opção. Vamos usar na sala, nos halls e nos quartos.

- No que toca à betonilha, podem-me explicar um pouco melhor em que consiste? Não tendo experiência na matéria, será que a conseguirei aplicar?

- Aplicar o chão flutuante sobre os tacos é uma hipótese muito interessante, até porque a questão dos desníveis não se coloca porque vamos substituir também o chão da cozinha e WC's, e também as portas. Infelizmente só não sei como poderei resolver o problema com a porta da entrada... alguma sugestão?

Quanto às portas:

- Sim, efectivamente estava a falar das aduelas/aros. Basta um escopro/martelo para as remover?

Relativamente à abertura de roços e alargamento da parede:

- Eu tenho um berbequim com função de martelo. Como é que posso saber se é SDS e com bloqueio de veio? Há alguma caracteristica visível que me permita identificar estas funcionalidades?

- No que toca a rebarbadora, têm alguma sugestão (ou caracteristica que deva fazer questão ao adquirir a ferramenta)?

- Os roços estava a pensar marca-los com um lápis na parede (e usar um nível para garantir que ficam direitos). Também estou a pensar em comprar um daqueles detectores de metal para não furar canos ou estragar fios de electricidade.

Assim que começar a obra, vou ver se coloco umas fotos.

Um abraço a todos e obrigado uma vez mais pela ajuda.

Cumprimentos,
BF

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Remodelação - A destruição inicial
« Responder #4 em: Segunda, 02 de Agosto, 2010, 18:07:42 pm »
- No que toca à betonilha, podem-me explicar um pouco melhor em que consiste? Não tendo experiência na matéria, será que a conseguirei aplicar?

A betonilha é uma camada de cimento devidamente nivelada que serve de base para assentar ladrilhos, colar tacos ou colocar soalho flutuante. Se os seus tacos estiverem colados e os conseguir arrancar sem danificar essa camada de cimento (i.e. sem arrancar pedaços da betonilha agarrados aos tacos devido à cola), fica com o chão preparado para levar o soalho sem mais obras. O problema é descolar os tacos, por isso sugeri água, pq essa cola geralmente tipo PVA não resiste à água.

Se forem tacos antigos, e tiverem sido assentes com pregos qdo a massa ainda estava fresca, então essa betonilha estará muito irregular e tem que ser refeita.

Citar
- Aplicar o chão flutuante sobre os tacos é uma hipótese muito interessante, até porque a questão dos desníveis não se coloca porque vamos substituir também o chão da cozinha e WC's, e também as portas. Infelizmente só não sei como poderei resolver o problema com a porta da entrada... alguma sugestão?

A sugestão óbvia seria subir a soleira da porta, mas se for por esse caminho, ou seja se a perda de cerca de 20mm (a espessura tipica dos tacos) em altura não fizer diferença talvez fosse preferível aproveitá-la antes para instalar soalho radiante.

Citar
- Sim, efectivamente estava a falar das aduelas/aros. Basta um escopro/martelo para as remover?

Normalmente têm pregos "chumbados" em cimento. Alguns 3 ou 4 pares em cada prumo. Retire as molduras e veja se encontra o local onde os pregos estão e use a torna SDS para picar essa área. Nada de escopro e martelo a não ser que queira abrir fissuras nas paredes com a vibração.

Citar
- Eu tenho um berbequim com função de martelo. Como é que posso saber se é SDS e com bloqueio de veio? Há alguma caracteristica visível que me permita identificar estas funcionalidades?

Se não sabe se é SDS então é pq não é. As brocas/pointeiros/cinzéis SDS tem um sistema de fixação diferente da bucha/mandril clássica.
Tecnicamente são denominados SDS+ (plus) pq tb há SDS-max que são martelos maiores dedicados a demolições.
Estou a falar de bichos destes:
http://www.lawson-his.co.uk/catalogue/power/hammers/sds_hammers.htm

Citar
- No que toca a rebarbadora, têm alguma sugestão (ou caracteristica que deva fazer questão ao adquirir a ferramenta)?

Qualquer rebarbadora de 125 mm equipada com disco de "diamante" serve.

Citar
- Os roços estava a pensar marca-los com um lápis na parede (e usar um nível para garantir que ficam direitos). Também estou a pensar em comprar um daqueles detectores de metal para não furar canos ou estragar fios de electricidade.

O detector de metal é boa ideia.


Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Remodelação - A destruição inicial
« Responder #5 em: Sexta, 06 de Agosto, 2010, 14:54:19 pm »
Citar
- Aplicar o chão flutuante sobre os tacos é uma hipótese muito interessante, até porque a questão dos desníveis não se coloca porque vamos substituir também o chão da cozinha e WC's, e também as portas. Infelizmente só não sei como poderei resolver o problema com a porta da entrada... alguma sugestão?

A sugestão óbvia seria subir a soleira da porta, mas se for por esse caminho, ou seja se a perda de cerca de 20mm (a espessura tipica dos tacos) em altura não fizer diferença talvez fosse preferível aproveitá-la antes para instalar soalho radiante.

Há ainda diversos tipos de junções com e sem desnível para remates entre divisões, colocar um remate com desnível à entrada subindo a porta é uma opção embora pessoalmente não seja algo que goste muito.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

BrunoFonseca

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re:Remodelação - A destruição inicial
« Responder #6 em: Sexta, 06 de Agosto, 2010, 16:19:04 pm »
Ainda sobre este tema, alguns dos tacos da entrada estão soltos, e consigo ver que foram montado com cola porque ficou alguma colada ao chão.

A questão é, será que com a água consigo remover também esta cola, e o chão fica pronto para levar o flutuante? Ou terei de recorrer à betonilha?

É que também não estou com muita vontade de elevar o chão, porque me vai obrigar a mexer nas portas de entrada e acesso às varandas. Embora reconheça que teria pelo menos melhor isolamento acústico.

Obrigado e um abraço,

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Remodelação - A destruição inicial
« Responder #7 em: Sexta, 06 de Agosto, 2010, 19:17:51 pm »
Ainda sobre este tema, alguns dos tacos da entrada estão soltos, e consigo ver que foram montado com cola porque ficou alguma colada ao chão.

A questão é, será que com a água consigo remover também esta cola, e o chão fica pronto para levar o flutuante? Ou terei de recorrer à betonilha?

Então tente arrancar alguns "á pancada" com um escopro e pode aferir do estado geral so soalho. podem estar fáceis de remover. Alguns restos de cola podem ser removidos com uma espátula e algumas áreas mais renitentes vão ter que ser molhadas abundantemente para descolar os tacos. certifique-se é que a água molha o cimento e actua na superfície inferior do taco.

Como já disse, em príncipio, se a betonilha existente não ficar muito danificada pode aplicar logo o flutuante.
o que interessa é que não haja buracos grandes, esteja liso e nivelado.