Autor Tópico: Suporte "exótico" para TV  (Lida 10765 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Suporte "exótico" para TV
« em: Segunda, 16 de Setembro, 2013, 15:17:11 pm »
Advertisement
Advertisement
Queria instalar uma TV pequena numa casa de praia, mas tinha várias restrições:

- a posição de onde seria mais provável ser vista está ao lado de uma porta-janela com 3,20m de largura; esta localização é fundamental e fixa - trata-se do local de assento preferido de uma pessoa tetraplégica.
- não queria utilizar mesa de rodas nem cabos pelo chão - uma mesa implicaria mais espaço ocupado, há crianças em movimento para tropeçar e mexer nos cabos e para deitar a TV ao chão, a porta-janela também serve de entrada na casa.
- quando não estivesse em uso, ou seja a maior parte do tempo, o aparelho teria de poder ser rebatido contra uma parede, por motivos estéticos e "para não empatar".
- por motivos visuais (reflexo da janela) e de lay-out da sala, a única parede utilizável para montar o aparelho só poderia ser a mesma onde existe a porta-janela.
- o período provável de utilização mais frequente seria 1 mês ou 1 mês e meio por ano - portanto, não interessava uma solução cara.

Estas condições implicavam que tinha de ser possível deslocar o aparelho, sem ser pelo chão, cerca de 2 a 2,5 metros - desde a posição rebatida contra a parede até uma posição confortável para a pessoa em questão poder ver.

A solução que encontrei e realizei está nas fotografias. Não me preocupei com pormenores estéticos - como em geral não me preocupo, interessa-me muito mais a concepção e funcionamento dos equipamentos; além de que, tratando-se de uma casa de praia, a vida é muito informal. Mas talvez ainda melhore a condução e arrumação dos cabos - qualquer dia...

Dado o comprimento do braço do suporte, necessário para ter o curso pretendido, o aparelho de TV tinha de ser pequeno e leve - mesmo os cerca de 3,4 kg deste aparelho já originam um binário significativo num braço de 1,10 m de comprimento. O braço tinha de ser suficientemente rígido para não se deformar - usei dois tubos de secção rectangular de alumínio, separados entre si cerca (se bem me lembro) de 10cm, e unidos nos extremos com peças de ipê (restos de umas plataformas de duche que cá tinha). O tubo vertical é também de alumínio, diâmetro exterior 25x1,5, reforçado interiormente (novamente o problema da rigidez...) com um tubo de secção quadrada de 15x1,5mm. A articulação junto à parede é feita a partir de perfis de alumínio do tipo utilizado para portas e janelas.

Numa versão anterior tinha tido problemas com o binário originado pelo peso do aparelho no ponto de fixação ao tubo, que ainda por cima tinha de ser rotativo - o centro de gravidade estava uns 4 ou 5 cm à frente deste ponto, o que era suficiente para torcer a fixação. Por isso, modifiquei o sistema de forma a que o centro de gravidade da TV ficasse exactamente debaixo do tubo vertical de suspensão. A peça que agora absorve esse binário é uma peça quinada de aço inox de 3mm, mais do que suficientemente resistente - para quem tiver curiosidade, é uma das peça de fixação à parede de um toalheiro pequeno do IKEA - o toalheiro custa só 2,99 euros, achei que compensava utilizar uma parte dele para esta finalidade, de certeza que mais tarde arranjarei utilização para o resto...

Tive que comprar algumas coisas (por exemplo, o toalheiro...), mas a maior parte dos materiais que utilizei eram sobras de projectos anteriores - o que também me obrigou a puxar um pouco pela imaginação...

Não sei se a explicação está confusa, mas neste momento não tenho tempo para mais. Se alguém estiver interessado nalgum esclarecimento de pormenor, esteja à vontade para perguntar, claro. Por questão de capacidade, envio as fotografias em duas mensagens, não tenho tempo para requintar.


GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Suporte "exótico" para TV
« Responder #1 em: Segunda, 16 de Setembro, 2013, 15:18:01 pm »
2o pacote de fotografias:

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Suporte "exótico" para TV
« Responder #2 em: Segunda, 16 de Setembro, 2013, 20:41:33 pm »
Eu chamo a isso uma "ganda engenhoca" :)

A imaginação quando funciona dá nisto... muitos parabéns pelo trabalho  ;D

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Suporte "exótico" para TV
« Responder #3 em: Segunda, 16 de Setembro, 2013, 21:39:01 pm »
Obrigado. Muitas vezes o mais difícil é a imaginação necessária para utilizar ao máximo os materiais que já temos em casa, para não ter que comprar mais e ficar ainda com mais sobras...

Ah, e aproveitando, corrijo um pequeno erro rigor de linguagem - onde ao correr da pena escrevi "binário" devia estar escrito "momento".
« Última modificação: Segunda, 16 de Setembro, 2013, 21:42:02 pm por GLFaria »

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Suporte "exótico" para TV
« Responder #4 em: Terça, 17 de Setembro, 2013, 10:48:50 am »
tenho umas perguntas se nao se importar...

como fixa os perfis horizontais à dobradiça na parede?

como é a peça do pivot onde suspende a tv. vejo lá uns pernos. já vi q teve o cuidado de usar uma porca "nyloc".

pensou em usar um tubo telescópico para o suporte vertical de modo a permitir tirar a tv do caminho?

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Suporte "exótico" para TV
« Responder #5 em: Terça, 17 de Setembro, 2013, 12:54:46 pm »
Muito boa ideia, parece bastante funcional e robusto, acho que vai haver replicas ;)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Suporte "exótico" para TV
« Responder #6 em: Terça, 17 de Setembro, 2013, 14:27:39 pm »
Em resposta às questões de cerdeira:
Como acho que seria mais difícil explicar por palavras, aqui vão uns "bonecos" não-dimensionados (atenção, são apenas bonecos para tentar explicar, não me venha alguma alma dizer que não respeitam as normas do desenho técnico - que conheço bastante bem...)

Junto também uma ampliação de uma das fotografias da articulação do braço horizontal. Qualidade fraca, mas talvez permita entender melhor.

Quanto à opção telescópica - para quê complicar o que pode ser simples? Para o fim em vista, quando está em utilização, a TV tem de estar o mais baixa possível - ou seja, apenas o suficiente para passar sobre a mesa atrás da qual fica quando está "arrumada". Quando está encostada à parede, não atrapalha.
Um tubo telescópico traria várias complicações - rigidez (é um factor significativo num tubo com este comprimento), peso, ajuste das peças para um deslizamento correcto, bloqueamento em posição das peças telescópicas, maiores esforços no braço horizontal ( não só devido ao peso adicional, mas também devido aos movimentos de aperto/desaperto e extensão/encolhimento). Como os americanos dizem, e sem de forma nenhuma querer ser ofensivo, KISS!

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Suporte "exótico" para TV
« Responder #7 em: Quarta, 18 de Setembro, 2013, 16:47:08 pm »
Quanto à opção telescópica - para quê complicar o que pode ser simples? Para o fim em vista, quando está em utilização, a TV tem de estar o mais baixa possível - ou seja, apenas o suficiente para passar sobre a mesa atrás da qual fica quando está "arrumada". Quando está encostada à parede, não atrapalha.

eu tenho um problema em esbarrar inadvertidamente em objectos. talvez seja apenas eu, mas parece-me q a tv a essa altura é um bom candidato para tal
quando se faz limpeza, ou talvez mesmo quando se usa a fita do estore.
nao quero parecer estar a embirrar ou ser picuinhas mas se a soluçạo do tubo telescopico se torna dificil de fazer, pelo menos a junção do tubo vertical ao braço
superior devia ser móvel (articulada), para q no caso de um embate involuntário nao cause danos na estrutura (algum lado iria ter q ceder)

isto é apenas uma "consideração de engenharia" minha, nao quero parecer estar a menosprezar o trabalho.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Suporte "exótico" para TV
« Responder #8 em: Quarta, 18 de Setembro, 2013, 17:54:10 pm »
Nenhuma das dificuldades que apresenta é, no caso concreto em questão, um problema; estou perfeitamente convencido que qualquer articulação adicional poderia vir a levantar problemas.

Quanto às "considerações de engenharia", seja isso o que for, para ser franco estou habituado a tê-las quando são necessárias - no fim de contas, fez parte da minha vida profissional durante bastante tempo... Não vou explicar.

Mas agora vou ser um bocado bruto - e nem vou pedir licença. Creio que por esta altura já é bom que se entenda que, se apresento as minhas bricolages, não é para receber cumprimentos. Não sinto a mínima necessidade disso. É fundamentalmente para estimular a troca de ideias (não gosto de ver o fórum parado), para "espevitar" as pessoas, e para dar um contributo e ideias para resolução de problemas de ordem prática, semelhantes ou não, que outros - ou eu próprio - eventualmente tenhamos ou possamos vir a ter que resolver.

Conto com o mesmo da parte dos outros participantes no fórum. Mas que sejam abordagens concretas, resoluções práticas, que tenham sido realizadas, que se vejam, de problemas concretos, não apenas hipóteses meramente teóricas, do tipo "isso está bem mas eu faria assim...". Então, que diabo, faça e mostre!

Como é evidente, posso sempre deixar de tentar "espevitar" as pessoas... se é que sou entendido...

Para meditar...
« Última modificação: Quarta, 18 de Setembro, 2013, 17:57:15 pm por GLFaria »

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Suporte "exótico" para TV
« Responder #9 em: Quarta, 18 de Setembro, 2013, 18:42:56 pm »

Creio que por esta altura já é bom que se entenda que, se apresento as minhas bricolages, não é para receber cumprimentos. Não sinto a mínima necessidade disso. É fundamentalmente para estimular a troca de ideias (não gosto de ver o fórum parado), para "espevitar" as pessoas, e para dar um contributo e ideias para resolução de problemas de ordem prática, semelhantes ou não, que outros - ou eu próprio - eventualmente tenhamos ou possamos vir a ter que resolver.

Aqui tenho que concordar com GLFaria


Mas por vezes podemos apresentar outras soluções que também podem ser válidas :)
Quando colocamos um trabalho no fórum estamos sempre sujeitos a criticas e elogios é normal. Eu acredito que quando o Cerdeira dá a sua opinião esta é sempre para tentar ajudar. E nós só temos duas coisas a fazer: aceitar ou recusar ;)

Isto cada um tem a sua, aqui há "profissionais" e amadores da bricolagem e é o que torna este fórum interessante  ;)

Cumps

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Suporte "exótico" para TV
« Responder #10 em: Quarta, 18 de Setembro, 2013, 19:37:16 pm »
Rui Domingos, devo dizer antes de mais que geralmente aprecio as suas intervenções no fórum. Mas quando se trata de realizações há uma diferença - muito grande - entre verdadeiras soluções e simples comentários. Qualquer pessoa que trabalhou a sério em projecto sabe disso.

E permita-se-me dizer que, chegado a certa idade e com certa experiência, há comentários para os quais já não tenho paciência. São simples perda de tempo; acessóriamente, devo dizer que tenho verificado que a invocação frequente da palavra engenharia em contextos "simples" é geralmente reveladora...
Em contrapartida, para as verdadeiras ou potenciais soluções, apresentadas com a genuína intenção de resolver verdadeiros problemas, tenho sempre.

Talvez eu espere demais do fórum. Que, devo reconhecê-lo, tenho apreciado fundamentalmente porque me tem dado uma visão nova dos interesses de pessoas que não conheço e que têm uma vida, experiência, e interesses certamente diferentes dos meus.

Poderia dissertar mais, mas parece-me inútil.

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Suporte "exótico" para TV
« Responder #11 em: Quarta, 18 de Setembro, 2013, 20:07:13 pm »
Não precisa... eu percebo-o muito bem  ;)

Cumps

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Suporte "exótico" para TV
« Responder #12 em: Quinta, 19 de Setembro, 2013, 18:21:39 pm »

sr glfaria,
o sr pode afirmar q a probabilidade de acontecer é demasiado baixa para compensar o aumento de complexidade no design/construção, mas nao pode negar
q existe a possibilidade de a tv levar um empurrão inadvertido mesmo qdo encostada a parede (imagine alguem a aspirar).
e nesse caso a juncao donde suspende o tubo vertical vai ceder.

voce já fez o mais dificil. tratava-se apenas colocar na tal juncao um pivot semelhante ao q já permite rodar a tv mas com um eixo perpendicular a parede (imagine um pendulo), o q permitiria absorver a energia dum possivel impacto sem danificar nada.

parece-me uma observação suficientemente objectiva e construtiva. chamei-lhe consideração de engeharia pq embora nao sendo a mecanica o meu ramo sei
q é prática comum em projectos dessa área conceber peças q e.g. vao ceder propositadamente qdo o sistema é sujeito a utilização anormal exactamente para proteger o resto.

mas agora se o sr diz q quer comentários e depois recorre ao "argumento da autoridade":
"eu é q sou o engenheiro", "o q é q voce já fez", "mostre em vez de falar",
entao estamos conversados...

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Suporte "exótico" para TV
« Responder #13 em: Quinta, 19 de Setembro, 2013, 23:17:40 pm »
Boa noite a todos.

Não vou expor as minhas qualificações, competências, ou aptidões. Não preciso nem sinto minimamente a necessidade; deixo as competições do tipo " a ver quem... cospe mais longe" para miúdos.

Agradeço a todos os que, participando no fórum de forma desinteressada, com comentários, explicações, e informações úteis, interessantes e relevantes, me deram ideias para a resolução de problemas concretos e reais, presentes ou futuros, e me despertaram a curiosidade para interesses diferentes dos que tenho habitualmente. Não vou mencionar nomes, poderia ser injusto ao omitir alguns. Basta dizer que, além de me instruir, me diverti. Espero que também a minha colaboração tenha sido útil, ou pelo menos interessante, para alguns.

Rui Domingos, não esqueci o compromisso que tenho para consigo relativamente aos acabamentos a óleo. Tenho trabalhado nisso esporadicamente, vou ver se perco a preguiça e avanço com o trabalho. Quando concluir, dá-me licença que o envie para o endereço de correio electrónico que consta dos seus dados pessoais no fórum?

Com esta mensagem termina a minha participação activa no fórum.


ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Suporte "exótico" para TV
« Responder #14 em: Sexta, 20 de Setembro, 2013, 20:28:39 pm »
É com muita pena minha que o vejo tomar essa decisão :( este fórum é muito pequeno e havendo menos um a contribuir então não sei não...

Eu participo em alguns fóruns, e neles existem sempre pessoas com opiniões diferentes das nossas. Posso lhe dar um exemplo, num dos fóruns de fotografia que participo existe sempre alguém que diz, eu não fazia assim, eu tirava de outra maneira... mas para mim essas opiniões passam-se ao lado... (porque quando as ponho é porque acho que estão boas...) :) mas quando são criticas construtivas ai sim tenho em consideração.

Eu penso que se gosta deste fórum não o devia abandonar, se não gosta de algum comentário, não ligue, tem sempre essa solução.

Em relação aos acabamentos a óleo, se lhe der muito trabalho não precisa fazer, eu compreendo (mas se quiser fazer eu agradeço) e claro que tem licença.

Espero que não abandone o fórum pois a sua contribuição é fundamental.

Cumps