Autor Tópico: Projectos para fazer com crianças  (Lida 11117 vezes)

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Projectos para fazer com crianças
« em: Terça, 25 de Outubro, 2016, 11:59:25 am »
Advertisement
Advertisement
Quando comecei a fazer o projecto da protecção de terraço, deixei os meus filhos brincar com a fita métrica, o lápis, esquadro e até com o martelo, e lembro-me da felicidade deles, quando chegava a casa e perguntavam se podiam ir comigo para o terraço "trabalhar". Com isto em mente lembrei-me de tentar fazer pequenos projectos com eles, coisas simples para eles se divertirem, aprenderem a fazer algumas coisas em madeira (e eu também) e ser algo feito por eles e não comprado numa loja.
Por isso pedia a quem tiver ideias, projectos, planos que dê para fazer com miúdos pequenos (4 anos a mais velha) agradeço

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Projectos para fazer com crianças
« Responder #1 em: Terça, 25 de Outubro, 2016, 12:08:11 pm »
Acho que qualquer coisa que não meta lâminas é um bom começo. Acho que lixar, que para nós é um martírio, talvez para eles seja divertido e fácil e podem ver rapidamente o resultado do trabalho.
Se o Inglês não for impedimento:

https://www.youtube.com/watch?v=mlAOPG_H49E&index=4&list=PLqyeNiM0BJuXGISLl-dA9wcUOonS-OoEU

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Projectos para fazer com crianças
« Responder #2 em: Terça, 25 de Outubro, 2016, 15:18:54 pm »
Que tal objectos (figuras)preparados pelo pai e colados ou pintados (tinta aquosa) pelos filhos.
A minha sobrinha tem 10 anos e à um mês divertimo-nos a farta a fazer pinturas.

Tive foi de gastar 1/4 litro de diluente para a lavar.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Projectos para fazer com crianças
« Responder #3 em: Terça, 25 de Outubro, 2016, 17:09:05 pm »
Entretanto lembrei-me de um user do forum Pedrosilva, que também é da Fig. da Foz (bela é a minha terra 8)).
Tem uns trabalhos bem giros que se podem fazer em família, e tem um blog próprio com muitas ideias simples de concretizar.

Pode ver por aqui.

http://forum.bricolagetotal.com/madeiras/porta-oculos-e-tranca-portas/
« Última modificação: Terça, 25 de Outubro, 2016, 17:10:56 pm por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Projectos para fazer com crianças
« Responder #4 em: Terça, 25 de Outubro, 2016, 17:15:07 pm »
Obrigado pelas ideias!!!!
A ideia é mesmo tentar tira-los de frente à televisão e passar algum tempo em família e já agora a bricolar  ;D

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Projectos para fazer com crianças
« Responder #5 em: Terça, 25 de Outubro, 2016, 17:19:00 pm »
Acabei de achar o endereço do blog.
http://pedro-projectosdemadeira.blogspot.pt/
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Projectos para fazer com crianças
« Responder #6 em: Terça, 25 de Outubro, 2016, 20:14:59 pm »
Obrigado pelas ideias!!!!
A ideia é mesmo tentar tira-los de frente à televisão e passar algum tempo em família e já agora a bricolar  ;D

Isso é uma óptima ideia! Pode gerar problemas se eles mais tarde quiserem, uma desengrossadeira, serra de bancada, serra de meia-esquaria, madeiras, colas,...  :o

Estou a ser mauzinho... Mas como dizem os nossos vizinhos espanhóis: " Dá uma bicicleta ao teu filho, e ele nunca mais vai ter dinheiro para droga..."  ::)
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Projectos para fazer com crianças
« Responder #7 em: Terça, 25 de Outubro, 2016, 22:55:31 pm »
Obrigado pelas ideias!!!!
A ideia é mesmo tentar tira-los de frente à televisão e passar algum tempo em família e já agora a bricolar  ;D

Isso é uma óptima ideia! Pode gerar problemas se eles mais tarde quiserem, uma desengrossadeira, serra de bancada, serra de meia-esquaria, madeiras, colas,...  :o

Estou a ser mauzinho... Mas como dizem os nossos vizinhos espanhóis: " Dá uma bicicleta ao teu filho, e ele nunca mais vai ter dinheiro para droga..."  ::)

Boa essa dos espanhois.
Ofereci uma bicicleta à minha sobrinha, para ver se ela criava habitos de desporto.
Antes ja lhe tinha comprado uma mini bancada dobravel da nutool, que ela usa quando esta comigo na garagem.
E da ultima vez que esteve pouco acompanhada na garagem gastou um frasco de cola branca uhu express 250ml porque queria fazer um boneco com 2 copos de iogurte e papel de jornal.
As crianças conseguem ser incriveis.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Projectos para fazer com crianças
« Responder #8 em: Quarta, 26 de Outubro, 2016, 00:30:03 am »
Quatro alertas (entre muitos outros que haveria a fazer):
- Cuidado com ferramentas pesadas e relativamente grandes  - não para um adulto, mas para uma criança. Se escorregarem das mãos e caírem em cima de um pé, bem calçado ou não...
- Sandálias ou havaianas estão fora de questão. Não que o restante calçado de criança proteja muito, mas é "menos pior"...
- Cuidado com as fitas métricas, especialmente se forem metálicas e de mola. As crianças gostam muito delas, dá-lhes imenso gozo enrolá-las depressa carregando no botão do travão, e é assim que se cortam. Também têm muito jeito para fazer vincos na fita metálica, o que a torna ainda mais perigosa.
- Lixar não é uma actividade saudável para uma criança, por causa do pó.

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Projectos para fazer com crianças
« Responder #9 em: Quarta, 26 de Outubro, 2016, 10:58:20 am »
Pois a ideia é aos poucos começarem a fazer algo por eles ou então darem pequenas ajudas a mim  :laugh: e estarem entretidos  e passar algum tempo comigo.
Quanto aos desejos epaa se fossem os 2 a querer comigo éramos 3 logo a mãe tinha de ceder ehehhehe

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Projectos para fazer com crianças
« Responder #10 em: Quarta, 26 de Outubro, 2016, 21:16:55 pm »
Quatro alertas (entre muitos outros que haveria a fazer):
- Cuidado com ferramentas pesadas e relativamente grandes  - não para um adulto, mas para uma criança. Se escorregarem das mãos e caírem em cima de um pé, bem calçado ou não...
- Sandálias ou havaianas estão fora de questão. Não que o restante calçado de criança proteja muito, mas é "menos pior"...
- Cuidado com as fitas métricas, especialmente se forem metálicas e de mola. As crianças gostam muito delas, dá-lhes imenso gozo enrolá-las depressa carregando no botão do travão, e é assim que se cortam. Também têm muito jeito para fazer vincos na fita metálica, o que a torna ainda mais perigosa.
- Lixar não é uma actividade saudável para uma criança, por causa do pó.

Tem razão GLFaria. Mas como é "de pequenino que se torce o pepino" é uma boa altura para aprenderem os perigos, o que devem fazer para os evitar e a usar o EPI adequado. Sempre na proporção e medida dos mais pequenos e supervisionados por um crescido!
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Projectos para fazer com crianças
« Responder #11 em: Segunda, 31 de Outubro, 2016, 19:32:41 pm »
Lembrei-me agora mesmo que a mi ha sobrinha à uns tempos atrás obrigou-me a ver com ela uma rubrica do Disney Chanel  que julgo se chamar Art atack.
É  sobre trabalhos manuais que se podem fazer com crianças.
Se a rubrica já nao passar podem sempre procurar na net.
Basicamente são coisas para fazer com as mãos , papel e pouco mais.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Projectos para fazer com crianças
« Responder #12 em: Segunda, 31 de Outubro, 2016, 21:33:38 pm »
Há no canal SIC Mulher um programa chamado "O mundo de Sofia", que me parece interessante, embora talvez seja um pouco evoluído demais para crianças pequenas (mas tenho que o apoiar, é feito por uma sobrinha minha... :)  )

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Projectos para fazer com crianças
« Responder #13 em: Segunda, 31 de Outubro, 2016, 23:51:34 pm »
Há no canal SIC Mulher um programa chamado "O mundo de Sofia", que me parece interessante, embora talvez seja um pouco evoluído demais para crianças pequenas (mas tenho que o apoiar, é feito por uma sobrinha minha... :)  )

Já vi uma ou duas vezes. É caso para dizer: quem sai aos seus, não degenera!
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Projectos para fazer com crianças
« Responder #14 em: Terça, 01 de Novembro, 2016, 12:39:16 pm »
Lembrei-me agora mesmo que a mi ha sobrinha à uns tempos atrás obrigou-me a ver com ela uma rubrica do Disney Chanel  que julgo se chamar Art atack.

Ainda dá!!! ehhehe já várias vezes tive de esperar que acabasse para ir deitar os pequenos