Autor Tópico: Placa VCarve  (Lida 985 vezes)

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 80
    • Ver Perfil
Placa VCarve
« em: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 17:19:29 pm »
Hoje decidi partilhar uma brincadeira, que, não sendo nada de especial em termos de execução, dá um resultado final engraçado, uma placa de madeira com um nome gravado, neste caso o nome da minha filha.

Comecei por cortar um pedaço de madeira, da mais barata possível, e neste caso cortei um pedaço de "lambril" com a medida aproximada (por excesso)




De seguida, a tábua é colocada na CNC e utilizando uma fresa em "V", procede-se à gravação



Este é o resultado da placa após a gravação. Com uma fresa de melhor qualidade, e com uma madeira mais seca e mais densa, ficaria muito melhor...



Passagem com uma lixa 120. Nesta placa, que fiz apenas para colocar aqui no fórum, não passei por todos os pormenores, mas normalmente o que faço depois desta fase, é à mão, lixar "por dentro" da gravação, para que depois a tinta fique com melhor aspecto. Costumo também fazer o corte final da placa na CNC, que garante que fica com as dimensões exactas, e que a gravação fica perfeitamente centrada.



Depois de lixada, a madeira tem de ser "selada, para que a tinta não espalhe, para isso, aplico verniz.



Aqui nota-se perfeitamente que o interior da gravação não foi lixado, no entanto, aqui as coisas estão um pouco ampliadas, e a atenção ao detalhe é outra. Na placa não se nota tanto, e ainda menos depois de terminada.



Pintura. aqui exagerei propositadamente o excesso de tinta, para demonstrar que, devemos ter o cuidado de por tinta um pouco para além da gravação, porque é depois ao passar a lixa de acabamento que vamos fazer com que a tinta fique com uma delimitação perfeita.





Passagem de liga grão 180 para retirar o excesso de tinta



Entretanto, não sei como, perdi as fotos com duas fase, o corte da tábua com o formato da placa, que como disse anteriormente, neste caso não foi feito na CNC, portanto passei-a na serra de fita, e o "arredondamento" das aresta, que foi feito numa mini tupia (lameladora). Nesta fase, passo uma lixa para acabamento com grão 320 e 400.



E neste caso, o acabamento foi "Danish Oil"




Espero que gostem :)

Abraço,
FMoreira



« Última modificação: Quinta, 17 de Novembro, 2016, 12:37:44 pm por fmoreira »

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 651
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Placa VCarve
« Responder #1 em: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 17:52:39 pm »
Atenção pessoal

temos artista

Depois de lixada, a madeira tem de ser "selada, para que a tinta não espalhe, para isso, aplico verniz.

se em vez de verniz fosse utilizado Tapa poros o resultado não seria igual ?

penso que sim
Henrique

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 467
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Placa VCarve
« Responder #2 em: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 20:43:55 pm »
Depois de lixada, a madeira tem de ser "selada, para que a tinta não espalhe, para isso, aplico verniz.

Para selar a madeira, é conveniente e mais barato usar um tapa-poros. Os colegas brasileiros chamam seladora ao tapa-poros!

Atenção pessoal

temos artista
se em vez de verniz fosse utilizado Tapa poros o resultado não seria igual ?

penso que sim

Sim senhor concordo! Temos artista e a Daniela está cheia de sorte!

Se calhar para este tipo de gravação uma fresa de topo de de diâmetro pequeno tipo 2.5mm ou 3.0mm produziria um efeito mais limpo.

Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1383
    • Ver Perfil
Re: Placa VCarve
« Responder #3 em: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 23:44:10 pm »
Good job.

As arestas/cantos foram arredondados na nova lixadeira?
Que tal se porta?
 
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 80
    • Ver Perfil
Re: Placa VCarve
« Responder #4 em: Sexta, 11 de Novembro, 2016, 10:35:02 am »
De facto, creio que para a "selagem" poderia perfeitamente utilizar tapa-poros, não sei se na zona gravada, onde não se consegue depois lixar a 100%, ficará bom, só experimentando. No entanto, utilizei verniz, porque era o que tinha à mão...   :)


Se calhar para este tipo de gravação uma fresa de topo de de diâmetro pequeno tipo 2.5mm ou 3.0mm produziria um efeito mais limpo.

Acredito que sim, já fiz um teste com uma fresa de 60º com topo de 1/8" e com ponta de 0,1mm, e ficou muito bom, só que essa fresa foi carota, e estou a guardá-la para gravações em acrílico, e como isto são apenas brincadeiras, estas fresas baratas vão servido.

As arestas/cantos foram arredondados na nova lixadeira?
Que tal se porta?

Sim, os cantos foram arredondados na nova lixadeira.
A lixadeira já teve de ser trocada, porque logo nas primeiras utilizações o motor por vezes não arrancava, ficava preso. O pessoal do Leroy foi muito prestável, e disseram-me que se via perfeitamente que praticamente não tinha sito utilizada. Como não tinham mais nenhuma na loja, permitiram que fizesse devolução, e depois fui a outra loja (também deles) buscar outra. Esta parece estar a funcionar bem.
As primeiras impressões são bastantes boas, faz exactamente aquilo que eu esperava dela, e é razoavelmente silenciosa, no entanto, não tenho experiência deste tipo de máquinas, e portanto não tenho termo de comparação.
Há apesar de tudo algumas coisas que saltam à vista, a guarda plástica da lixa de rolo é demasiado frágil, não deve aguentar muito tempo, a chapa de resguardo/esquadria da lixa de rolo, de um dos lados não tem suporte suficiente para que se possa afinar devidamente. A ligação para o aspirador na lixa de rolo, está nitidamente mal desenhada, e fica tão apertada de todos os lados, que torna muito difícil ligar qualquer tipo de mangueira, e impossível de levantar o rolo com a mangueira ligada, trabalhar sem aspiração é quase impossível, como é óbvio, aquilo faz uma poeirada impressionante...
No global, e tirando estes pormenores, parece-me que faz aquilo que é esperado.

Abraço,
FMoreira

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 651
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Placa VCarve
« Responder #5 em: Sexta, 11 de Novembro, 2016, 11:31:13 am »
De facto, creio que para a "selagem" poderia perfeitamente utilizar tapa-poros, não sei se na zona gravada, onde não se consegue depois lixar a 100%, ficará bom, só experimentando. No entanto, utilizei verniz, porque era o que tinha à mão...   :)

E se....

o tapa poros fosse aplicado antes da gravação?
a aplicação prejudicaria o desempenho da máquina?
Henrique

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 80
    • Ver Perfil
Re: Placa VCarve
« Responder #6 em: Sexta, 11 de Novembro, 2016, 12:05:15 pm »
E se....

o tapa poros fosse aplicado antes da gravação?
a aplicação prejudicaria o desempenho da máquina?

Hummmm
Não terá qualquer implicação no desempenho da máquina, mas aí, depois a zona gravada, não ficará selada, será que a tinta não irá "penetrar" na madeira e ficar visível?
Não faço ideia até onde o tapa-poros irá penetrar na madeira. Não tenho tapa-poros, mas fica a nota mental, "comprar tapa-poros e testar...

Abraço,
FMoreira"

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 651
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Placa VCarve
« Responder #7 em: Sexta, 11 de Novembro, 2016, 13:38:23 pm »
Não  me parece mas de facto só fazendo uns teste

Não  será necessário fazer uma coisa elaborada
Henrique