Autor Tópico: Paredes móveis  (Lida 8951 vezes)

BrunoFonseca

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Paredes móveis
« em: Quarta, 04 de Agosto, 2010, 11:28:53 am »
Advertisement
Advertisement
Olá a todos,

Como já tive oportunidade de partilhar com o fórum, adquiri agora uma casa e vou fazer remodelações na mesma.

Como é uma casa com áreas pequenas, um dos meus objectivos é utilizar todos os truques possíveis para economizar e aproveitar todos os espaços, e por isso mesmo tive uma ideia que tenciono colocar em prática e que me parece arrojada, mas ao mesmo tempo muito interessante se funcionar, e que passo a explicar.

A sala tem aproximadamente 17m2 (5,10x3,6) (o espaço que falta é porque um dos cantos tem janelas curvas).

Numa das paredes, estou a pensar fazer prateleiras do chão ao tecto com uma profundidade aproximada de 25cm a ocupar toda a parede.

Depois, estou a pensar em montar uma calha do mesmo género que usamos nas portas dos roupeiros em frente das prateleiras, para a colocação de duas "portas" deslizantes a ocupar 2/3 da parede.

Cada uma destas portas será revestida com um material (ainda não sei se tinta normal, ou lambrim colorido) para se assemelhar a uma parede normal.

Ao centro (onde normalmente colocaria a 3ª porta na calha) estou a pensar em colocar uma estrutura (em pladur ??) para suportar a televisão.

O objectivo é ganhar arrumação, sem que as prateleiras fiquem visíveis, e a sala ficar com um aspecto mais liberto e mais moderno.

Vou tentar fazer um esquema para melhor perceberem o que quero dizer:



-------------------------------     < -- Parede da Sala
|      <-- Prateleiras -->          |
|----------             ----------|     < -- Paredes móveis
|           -------------            |     < -- Parede Pladur para TV
|                                         |
|                                         |
|            ------------            |
|           |    SOFÁ     |           |
|            ------------            |
|                                         |
|                                         |
|                                         |
-------------------------------

A questão que tenho para vos colocar é o que pensam desta "idiotice", e algumas dicas ou pontos que deva ter em consideração antes de avançar.

Obrigado a todos.

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Paredes móveis
« Responder #1 em: Sexta, 06 de Agosto, 2010, 14:43:52 pm »
A ideia é interessante.

Qual a parede onde pretende fazer isso, a de 5.70 ou a de 3.60?

Já vi portas semelhantes do tecto até ao chão mas para armários, roupeiros para roupa, numa sala pode ficar algo interessante e diferente, com um considerável ganho de arrumação, deixando possível uma decoração mais livre.

Se a altura for grande as portas (paredes móveis) não podem ser muito pesadas e devem ter boas calhas de suporte. Peça para ver exemplos ou fotos se possível no local onde pedir orçamentos.

Mais uma dúvida,...

Que espaço pretende colocar entre a parede e a estrutura de suporte da televisão?
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

BrunoFonseca

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re:Paredes móveis
« Responder #2 em: Sexta, 06 de Agosto, 2010, 15:36:35 pm »
Boas,

Qual a parede onde pretende fazer isso, a de 5.70 ou a de 3.60?

A ideia é implementar na parede de 3,6m, porque as de 5,7m têm portas e janelas :)

Eu vou tentar melhorar o desenho inicial:

-------------------------------     < -- Parede da Sala
|      <-- Prateleiras -->          |
|----------             ----------|     < -- Paredes móveis
|           -------------            |     < -- Parede Pladur para TV
-                                         |
                                          |
             --------------          |
-           |    SOFÁ       |         |
|            --------------          |
|                                         |
|                                         |
|                                         |
|                                       /
|                                    /
|                                 /   
----------------------/

Que espaço pretende colocar entre a parede e a estrutura de suporte da televisão?

Honestamente ainda não detalhei, mas como devo colocar prateleiras de 25 ou 30cm, depois ficam as portas de correr, e logo a seguir a parede da TV. Talvez uns 50cm?

Só ainda não sei bem como resolver a questão da parede da TV, porque gostava de conseguir aceder à parte de trás (para mais tarde poder mudar cabos com mais facilidade, e também porque ela vai ter de ser bastante resistente para poder suportar o peso da TV.

Obrigado pelo interesse...

Um abraço,

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Paredes móveis
« Responder #3 em: Sexta, 06 de Agosto, 2010, 19:04:47 pm »

duvido que uma placa de gesso cartonado, ou mesmo mdf, sem suporte tenha rigidez suficiente para não curvar, dado que terá pelo menos cerca de 2.5 m de altura (o pé-direito típico).
Pode optar por portas de fole em calha vez de portas de correr e assim fixar a parede central às prateleiras, aumentando a robustez do conjunto. Dá sempre para aceder à parte traseira sem muito contorsionismo.

se pretende mesmo que a parede central esteja num plano avançado em relação às portas laterais, então vai ter q fixá-la a dois prumos/colunas (e.g perfis metálicos) para garantir que fica direita. mas aí terá que ter as portas de correr mais largas para taparem a traseira da parede central.