Autor Tópico: Bancada de carpinteiro  (Lida 8447 vezes)

Migueldocouto

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver Perfil
Bancada de carpinteiro
« em: Sábado, 08 de Novembro, 2014, 16:28:46 pm »
Advertisement
Advertisement
Esta semana andei entretido a fazer uma bancada para trabalhar, já tinha o fuso para o torno da bandada em casa à já algum tempo e tinha de lhe dar uso.

Deixo umas fotos, dúvidas é só perguntar.

nuno.reparacoesdomesticas

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver Perfil
Re: Bancada de carpinteiro
« Responder #1 em: Sábado, 08 de Novembro, 2014, 20:56:59 pm »
5 estrelas!
Nuno Oliveira
nuno.reparacoesdomesticas@gmail.com

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Bancada de carpinteiro
« Responder #2 em: Terça, 11 de Novembro, 2014, 23:52:21 pm »
Bravo, os meus parabéns, parece boa e sólida. Pessoalmente, não gosto muito de uma "calha" para pôr as ferramentas - em geral, o material que mais lá acaba por ficar é pó e lixo. Mas há muitos carpinteiros e marceneiros, muito mais competentes do que eu, que gostam, portanto não vou discutir essa questão.

Já que insiste, as minhas dúvidas:
- Como fez o tampo (material, tipo de construção, etc.)?
- Que madeira usou para a estrutura da bancada?
- Dimensões principais?
- Dimensões (secção) dos pés?
- Os malhetes parecem (não leve a mal o termo, o tamanho das fotografias obriga-me a só dizer "parecem"...) muito bem feitos. Como os cortou?
- como é a união dos pés à prateleira?
- Que acabamento?
- Não vejo no tampo nenhum dispositivo ou furo (inglês: "dog-holes") para montar esperas (inglês: "dogs") para encostar o material a trabalhar. Não consigo imaginar-me a trabalhar no Workmate em os usar, especialmente para aplainar. Como tenciona resolver essa questão?
- que tipo de ferramentas utilizou para construir a bancada - manuais ou motorizadas?

Vejo que o fuso do torno está puxado para um lado Provavelmente sabe isto, mas mais vale dizer: cuidado com as deformações. Quando apertar uma peça do lado mais comprido, ponha sempre um taco da mesma espessura do outro lado do fuso para equilibrar os esforços.

Também cá tenho um fuso, com a ambição de um dia fazer uma bancada mais a sério do que o meu velho Workmate. Mas não será um torno desse tipo, será do tipo montado num dos pés - o que os de língua inglesa chamam "leg-vice" ("leg-vise" para os americanos, que não sabem falar inglês).
Uma dificuldade é que tenho que fazer a bancada de modo a que nela encaixe um armário onde tenho muito equipamento, que não posso dispensar, que não tenho onde pôr a não ser no sítio onde está, e que também servirá para dar mais peso e rigidez à bancada.

Mas o verdadeiro problema é - não tenho espaço suficiente de cada lado do armário para montar os pés da bancada e o torno. Tenho de repensar totalmente a arrumação do quarto onde trabalho, o que não será nada fácil.

Mais uma vez, muitos parabéns.

Migueldocouto

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver Perfil
Re: Bancada de carpinteiro
« Responder #3 em: Quarta, 12 de Novembro, 2014, 23:38:37 pm »
Boa noite,
 
Ora bem, o tampo da bancada foi feito com soalho, tem 4 barrotes com 70*50por baixo e foi pregar as tábuas como se assoalha o chão de uma casa, a caixa e o encabeço foi com madeira com 120*20, tudo madeira de pinho.

Os malhetes não ficaram como queria, não tinha bem sítio onde segurar as tábuas e como 2 são bem grandes tornou o trabalho mais difícil, foi marcar com esquadro e graminho e cortar com serrote e formão.

A prateleira de baixo foi feita como o tampo e os barrotes que tem por baixo estão aparafusados as travessas da bancada.

Os pés tem 90*70 e estão presos ao tampo por parafusos tipo carroçaria, as travessas estão seguras aos pés por uma respiga e um parafuso dona Maria que atravessa a respiga e aperta por dentro das travessas, a bancada é toda desmontável.

Ainda estou a estudar como vou fazer as esperas, no topo contrário do fuso vai levar umas esperas laterais, por cima do tampo ainda não sei bem quais são.

Sei bem que o fuso está desviado e tenho um conjunto de mdf de várias medidas presos por um parafuso  e é escolher aquele que tem a espessura da peça que quero apertar.

Ferramentas foram poucas, um disco, tupia, berbequim, serrotes, formões etc.

As medidas são, 2000*78*85
A prateleira está a 250 do chão e a caixa tem 120 de largura e 100 de fundo.

Sei que a caixa vai ser só para acumular lixo, no meu antigo trabalho havia várias bancadas com a caixa e estavam todas tapadas. Mas é mais uma mariquice.

Tudo feito com madeira de pinho e o acabamento vai ser muito trabalho para cima :)


GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Bancada de carpinteiro
« Responder #4 em: Quinta, 13 de Novembro, 2014, 14:27:58 pm »
Bom dia,

Obrigado pelos esclarecimentos. Realmente, parecia-me trabalho de profissional.

Para o meu caso  isso é uma bancada gigantesca (mas também, não sou profissional, nem faço trabalho grande, e mesmo que quisesse fazer, não tinha onde). O máximo que vou conseguir "encaixar" - com algum esforço - no sítio que tenho é 1300 x 400.
Está aí uma boa quantidade de madeira.

Para as esperas, porque não usar o sistema tradicional de furos e tacos? Furos de 20mm. Os tacos são fáceis de fazer, já fiz vários para o Workmate (os de origem, que se vêem na fotografia, são um bocado altos para alguns trabalhos).

Quanto ao acabamento, se não fosse uma carga de trabalho e tempo, diria óleo de linho. Em equipamento sem pretensões uso verniz para soalho, mate, 3 demãos. Não é elegante, mas é resistente. Já agora, se não se importa quando der o acabamento diga como foi.

Está uma bela obra, sem dúvida.