Autor Tópico: Matraquilhos  (Lida 25290 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Matraquilhos
« Responder #15 em: Sexta, 06 de Janeiro, 2017, 16:00:41 pm »
Advertisement
Advertisement
Bem um enxerto é  sempre um enxerto, por isso dei a sugestão de fabricar pernas com varias camadas  coladas e unidas à perna original por um tipo de ligação que fique bonita e desvie a atenção da emenda.

Por outro lado, não sei quais os conhecimentos que tem nem os recursos de ferramenta, mas aquele feitio com um formao um maço, alguma lixa e paciencia tambem se faz.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Matraquilhos
« Responder #16 em: Sexta, 06 de Janeiro, 2017, 16:03:32 pm »
So agora reparei na resposta do Henrique.
Mas seria a hipótese mais óbvia
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

ze1981

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Matraquilhos
« Responder #17 em: Sexta, 06 de Janeiro, 2017, 16:43:43 pm »
Mais uma vez obrigado pela ajuda prestada.
Realmente o meu conhecimento com o uso de ferramentas como tupia ou formão é praticamente nulo.
Mas nada como tentar.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Matraquilhos
« Responder #18 em: Sexta, 06 de Janeiro, 2017, 22:25:56 pm »
Só para ficar com uma ideia da recuperação, se já tiver um plano traçado, pode descrever o que pensa fazer no resto da mesa.
Estou a perguntar porque julgo que os pés sao um problema de facil solução.

Pela foto fiquei com a impressão que as madeiras ficaram bastante tempo à intemperie.
E para ficarem novamente com vida tem bastante trabalho de lixa e raspador.

Claro que não é preciso ficar como novo (cada cicatriz conta uma historia) e o Ze tem ai um objecto que pode reunir uns amigos à volta e passar uns bons momentos.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Matraquilhos
« Responder #19 em: Sábado, 07 de Janeiro, 2017, 00:26:51 am »
Para ser franco, não me parece que o estado em que está essa mesa justifique muitas preocupações estéticas com as pernas. Já vai ter muito trabalho só para a pôr funcional, nunca vai conseguir que pareça nova, nem isso interessa. A menos que queira uma peça decorativa, o que uma mesa de matrecos nunca foi.

Se quiser construir em madeira e não quiser usar barrotes maciços, pode construir as pernas a partir de ripas e barrotes estreitos, que até se vendem já aplainados em qualquer AKI ou L-M (em pinho nórdico, claro, bastante macio, mas é o que se arranja...). Com cola e parafusos deve ficar suficientemente robusto. É um tipo de construção utilizado em mastros de barcos à vela, sujeitos aos esforços a que estão, por isso também deve dar para uns pés de mesa, é só uma questão de dimensionar. Ver "boneco" anexo.

Não me parece que os tais "bonitinhos" sejam necessários, mas se forem é sempre relativamente fácil fazê-los. Esta gente está viciada em máquinas motorizadas e coisas complicadas (tupia, equipamento de soldadura, mas o que é isto?!...) ;), mas nem toda a gente as tem. Se não tiver, os chanfros podem ser feitos com plaina, antes de montar as várias peças. Se não tiver plaina e não tiver acesso a uma, até à lima ou com um bloco de lixa se fazem, só dá mais trabalho e é preciso mais cuidado. Eu, por mim, nem sequer os fazia, acho que ninguém vai olhar para eles - quem se distrair a olhar vai perder o jogo...  :laugh:

ze1981

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Matraquilhos
« Responder #20 em: Sábado, 07 de Janeiro, 2017, 08:05:39 am »
A mesa neste momento esta separada das pernas e ja foi raspada e lixada, tapei algumas fendas que tinha, apliquei tapa-poros e protetor para madeira. Obviamente não tem aspeto de novo, nem pretendo, mas ficou muito melhor. O que me preocupa realmente é as pernas.
A estetica também não me preocupa muito. A mesa é para ficar  num espaço para o "petisco" e como o GLFaria disse "ninguém vai olhar para as pernas da mesa

ze1981

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Matraquilhos
« Responder #21 em: Sexta, 13 de Janeiro, 2017, 22:29:07 pm »
Ja tenho as pernas encaminhadas. Fiz um aproveitamento dos barrotes que tinha. Claro que nao fica com aquele trabalhado mas tb nao me interessa. Agora queria por daquelas bases para nivelar. De rosca. Alguma ideia? Por um bucha de embeber?

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Matraquilhos
« Responder #22 em: Sábado, 14 de Janeiro, 2017, 02:34:55 am »
Boa noite Ze.
Sei que há um topico dedicado ao assunto, mas este foi o que localizei mais rapido, porque foi à pou o tempo.

http://forum.bricolagetotal.com/ideias-truques-e-dicas/arrumar-a-garagem-(se-alguma-vez-for-possivel)/.

É  so fazer o furo e ir enroscando a porca, existe outro tipo que é só fazer o curo e martelar a porca, são as porcas de garra.

Julgo que o topico se chama '' Colocar porcas em madeira''
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Matraquilhos
« Responder #23 em: Sábado, 14 de Janeiro, 2017, 12:50:48 pm »
Boa noite Ze.

Mas este homem não dorme? Ou trabalha no turno da noite?  :o
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

ze1981

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Matraquilhos
« Responder #24 em: Sábado, 14 de Janeiro, 2017, 14:04:10 pm »
Essas buchas e esses niveladores vendem-se mo aki?  É que já lá andei à procura e não encontrei. Ou alguma loja online?

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Matraquilhos
« Responder #25 em: Sábado, 14 de Janeiro, 2017, 15:51:08 pm »
No brico as porcas estão no corredor das dobradicas e fechaduras.
Os niveladores foram recuperados de uma velha secretaria, mas na net se procurar por pés niveladores deva aparecer alguma coisa.
Ou procure niveladores para maquinas de lavar.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Matraquilhos
« Responder #26 em: Sábado, 14 de Janeiro, 2017, 16:43:52 pm »
Penso que os pés niveladores das máquinas serão talvez os mais indicados

agora as "porcas garra " talvez não sejam as mais indicadas

utilizaria umas porcas normais  embutidas nos quatro pés ou aquelas que são utilizadas para unir varão roscado ( não sei o nome - mas tem o triplo do comprimento das normais)

Fazer um furo e utilizar cola tipo araldite ( epoxi) para as fixar
Henrique

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Matraquilhos
« Responder #27 em: Sábado, 14 de Janeiro, 2017, 22:54:01 pm »
Fotos tiradas do catálogo on-line do Leroy-Merlin (o AKI é sensivelmente a mesma coisa, são do mesmo dono)

Quanto às vantagens/inconvenientes de cada porca (os comentários aplicam-se a qualquer diâmetro de rosca, claro):

Porca-garra:
Vantagem: é a mais fácil de utilizar
Inconvenientes: sendo relativamente curta, dá pouco suporte à rosca que, embora aguente bem a carga, vai tender a oscilar por causa das folgas. Não trava a rosca, pelo que o pé pode enroscar ou desenroscar com o uso. Ambos estes inconvenientes podem provavelmente ser anulados usando porca/contra-porca,  e mais ainda se o furo no interior da madeira, para além da porca, for justo à medida da rosca.

Porca de união (aquela de que o bata001 não se lembra o nome):
Vantagem: dá mais suporte à rosca
Inconveniente: exige um furo mais fundo. Não trava a rosca (o que pode provavelmente ser anulado usando porca/contra-porca).

Porca autoblocante:
Vantagem: trava a rosca sem necessidade de uma contra-porca
Inconvenientes: por ser muito curta, dá pouco suporte à rosca (ver o caso da porca-garra); este problema poderá provavelmente sendo anulado se o furo na madeira, para além da porca, for justo à medida da rosca.

O que eu utilizaria: provavelmente a porca de união ou a porca-garra, em ambos os casos com contra-porca

ze1981

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Matraquilhos
« Responder #28 em: Terça, 24 de Janeiro, 2017, 11:00:31 am »
Boas novamente.
Agora que a parte das pernas está praticamente arrumada (ainda não está totalmente pois tenho andado com pouco tempo), vou já começar a “atacar” os bonecos e os varões.
Sabem de alguma técnica/produto para tirar a tinta velha dos bonecos e a ferrugem dos varões,que como podem ver na imagem ainda tem alguma ?

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Matraquilhos
« Responder #29 em: Terça, 24 de Janeiro, 2017, 19:44:08 pm »
Ferrugem - ácido cítrico a 10%, ou vinagre (que exigem imersão durante algumas horas), ou um removedor (não um conversor) de ferrugem, de preferência em gel, para não escorrer. O Leroy-Merlin tem um da marca própria Axton, em gel. Ainda tenho cá um resto, mas não me lembro que tal resulta.

Também no Leroy-Merlin de Alfragide comprei em tempos um "superdecapante" em gel da V33, que segundo o que vem escrito na embalagem dá para remover tudo - também não me lembro que resultados obtive, para as pequenas peças metálicas costumo usar o ácido cítrico.