Autor Tópico: Colunas de Som  (Lida 8849 vezes)

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Colunas de Som
« em: Segunda, 20 de Fevereiro, 2017, 15:05:59 pm »
Advertisement
Advertisement
Este fim de semana, terminei um mini projecto, a pedido da minha filhota, fiz umas colunas de som. Os requisitos eram bastante simples, tinham de tocar "mais ou menos bem", não ser muito grandes, ser muito baratas, e tinham de ficar em preto fosco.
Mais uma vez, esqueci-me de ir documentando as diferentes fases do projecto, mas ainda assim, partilho convosco o que tenho.
Dados os requisitos, optei por umas drives "Full Range" que além de já de si serem muito baratas, dispensam a colocação de um crossover, o que permite poupar mais uns cobres. As caixas são seladas, e, também pelo preço, foram feitas em mdf de 16mm, foram coladas e aparafusadas para garantir rigidez estrutural.
Depois de coladas e aparafusadas, levaram uma demão de tapa poros, seguida de lixa, depois duas demãos de primário, também com a respectiva lixa, e por fim, 3 demão de tinta preta mate, aplicada a rolo, em que a primeira demão foi também lixada com lixa de grão 400.
Nas bases foram embutidas "porcas-garra" M8, onde foram colocados pés ajustáveis. mais tarde talvez sejam colocados "spikes"
As drives foram ligeiramente embutidas no painel frontal, ou seja, a drive tem uma espessura de 6mm, portanto fiz um rebaixo de 3mm, onde embuti a drive. foram depois fixadas também com recursos a porcas-garra, neste caso M5, e com parafusos sextavado interior de cabeça cilíndrica em aço preto.
A titulo de mariquice, levaram depois uma pequena chapa de trafolite dourado, com a "marca e modelo", aparafusada com pequenos parafusos de latão.
As audições foram bastante interessantes, acho que são umas excelente colunas, tendo em atenção o preço.
Agora só falta começar o amplificador, e talvez um DAC.
Espero que gostem...

Abraço,
FMoreira


























rubenroche

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 242
    • Ver Perfil
Re: Colunas de Som
« Responder #1 em: Segunda, 20 de Fevereiro, 2017, 22:26:20 pm »
No inicio do texto referia que seriam colunas para a sua Filhota. Pensei que seriam colunas de brincar mas afinal o que saiu foram umas colunas a sério.
Ficaram belissimas.
Qual os drivers que usou?
Parabens.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Colunas de Som
« Responder #2 em: Terça, 21 de Fevereiro, 2017, 08:54:32 am »
Essas colunas estão com bom especto.
Certamente terão um som melhor ainda.

Resta saber a opinião / critica ou satisfação da cliente.😇😉
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Colunas de Som
« Responder #3 em: Terça, 21 de Fevereiro, 2017, 11:11:21 am »
No inicio do texto referia que seriam colunas para a sua Filhota. Pensei que seriam colunas de brincar mas afinal o que saiu foram umas colunas a sério.
Ficaram belissimas.
Qual os drivers que usou?
Parabens.

Obrigado. Usei umas drives monacor SP-205.8. São tipicamente utilizadas em PA. No mercado Hi-Fi, a implementação mais usual é em "Open Baffle", que é uma topologia que confesso que não me agrada nem do ponto de vista estético, nem do ponto de vista sónico, portanto, optei por caixas seladas.

Essas colunas estão com bom especto.
Certamente terão um som melhor ainda.

Resta saber a opinião / critica ou satisfação da cliente.😇😉

A cliente e a sua cara-metade ficaram bastante satisfeitos com o resultado. Do ponto de vista estético, não havia muita margem de manobra, uma vez que as caixas tiveram de ser calculadas para estas drives, portanto eles limitaram-se a escolher o tipo de acabamento e a cor, também foi opção deles não colocar a "grelha" com pano acústico, o que, do ponto de vista sónico também é uma boa escolha. Quanto ao som, (antes do acabamento estiveram uns tempos em testes em minha casa...) a verdade é que toda a gente que ouve estas colunas fica admirada com a qualidade que são capazes de debitar, obviamente sem esquecer que são colunas mesmo muito baratas.

Entretanto, ontem à noite já comecei a juntar os componentes para começar o fabrico do amplificador.


Abraço,
FMoreira

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Colunas de Som
« Responder #4 em: Terça, 21 de Fevereiro, 2017, 11:35:31 am »
À ah!
Ainda não pára por aqui!🙆🙆
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Colunas de Som
« Responder #5 em: Terça, 21 de Fevereiro, 2017, 17:17:33 pm »
À ah!
Ainda não pára por aqui!🙆🙆


hehehe
Não pára por aqui... aliás, nunca pára, eu não sei estar quieto...   :)