Autor Tópico: Colagem - Preciso de uma ideia  (Lida 8990 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Colagem - Preciso de uma ideia
« em: Segunda, 01 de Julho, 2013, 23:32:27 pm »
Advertisement
Advertisement
Alguém me pode dar uma ideia de como colar uma cavilha justa (mas não apertada) num furo, passando de um lado ao outro numa peça,  sem que a cola transborde para fora e suje as superfície da peça onde é metida a cavilha - nem dum lado, nem do outro?

A cavilha é metálica, a peça é de madeira (daí a importância de não sujar as superfícies), a cola será provavelmente um epoxy.

Agradeço sugestões.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Colagem - Preciso de uma ideia
« Responder #1 em: Segunda, 01 de Julho, 2013, 23:43:03 pm »
Que tal isolar a madeira com fita de pintor (ou outra ) bem precionada para não haver infiltração.
Ou usar uma camada de tapa-poros, para selar a madeira!
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Colagem - Preciso de uma ideia
« Responder #2 em: Terça, 02 de Julho, 2013, 00:05:56 am »
A primeira ideia não é má, obrigado. Só preciso arranjar maneira de fazer um furo bem certinho e do diâmetro certo (7,5mm). Tenho de ver o que aqui tenho de tubos ou restos de tubos...

O segundo método está fora de questão (mais tarde verá porquê...), mas agradeço na mesma.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Colagem - Preciso de uma ideia
« Responder #3 em: Quarta, 03 de Julho, 2013, 00:05:06 am »
Pajo, a ideia resultou. Muito obrigado, trabalho delicado de qualquer forma, mas já tenho as peças coladas sem qualquer problema.

A vantagem de durante 20 ou 30 anos não se deitar um restinho de material fora - acaba sempre por se encontrar qualquer coisa que serve numa emergência. No caso tinha uns 10 cm de tubo de flecha de liga de alumínio, de quando cortei umas há uns 7 ou 8 anos - mesmo do diâmetro certo, 7,5mm; foi só fazer um bisel interior com um rascador, e aqui temos um saca-bocados para plástico adesivo...

Se eu algum dias me lembrar de tirar fotografias aos meus "armazéns de resíduos", ninguém vai acreditar.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Colagem - Preciso de uma ideia
« Responder #4 em: Quarta, 03 de Julho, 2013, 21:31:13 pm »
Optimo! Fico contente que tenha resultado.
Quanto aos restos que temos armazenados (porque eu tambem tenho muita porcaria em casa), dava para abrirmos um topico novo com o titulo de "materiais guardados que um dia faram falta"
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!