Autor Tópico: Coçar a cabeça...  (Lida 8460 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Coçar a cabeça...
« em: Sexta, 26 de Julho, 2013, 17:49:00 pm »
Advertisement
Advertisement
E para não deixar a semana no tom deprimente das últimas duas mensagens do "Bricolage/Café", tenho um projecto desafiante que me está a deixar um bocado a coçar a cabeça.

Tenho de desmontar totalmente, para a recondicionar de cima a baixo - corrigir folgas, alinhamentos, eventualmente substituir algumas peças - a minha bancada Black and Decker, que tem alguns trinta anos de uso intensivo. Não será a primeira vez que a desmonto, mas desta vez os trabalhos a fazer têm de ser mais a fundo do que os anteriores.

Fácil? Sob o ponto de vista mecânico é, mas... a bancada Black and Decker é onde eu trabalho normalmente! Quando estiver desmontada, ainda posso fixar um torno de bancada num banco de cozinha para tratar das peças mais pequenas, mas onde é que faço os trabalhos maiores, como aplainar os bordos das tábuas do tampo? Estou a tentar magicar uma maneira de utilizar o tampo de mármore da bancada da cozinha, mas não é fácil fixar lá coisas (além de que, vá-se lá saber porquê, continua a ser preciso cozinhar de vez em quando - digamos uma vez por dia pelo menos...)

Oh, como é complicada a vida de um "bricoleur" (ou melhor: como conseguimos sempre arranjar maneira de a complicar!... :) )

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Coçar a cabeça...
« Responder #1 em: Sábado, 27 de Julho, 2013, 12:10:38 pm »

Oh, como é complicada a vida de um "bricoleur" (ou melhor: como conseguimos sempre arranjar maneira de a complicar!... :) )

hahaha.

imagino que a sua esposa também não ache muita piada a usar a banca da cozinha :D

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Coçar a cabeça...
« Responder #2 em: Domingo, 28 de Julho, 2013, 20:47:28 pm »
Tabuas,plaina,cozinha,dedo para a coisa e tá aí a receita de bolinhos de serradura!-Já ouvi falar!
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Re:Coçar a cabeça...
« Responder #3 em: Domingo, 28 de Julho, 2013, 21:54:24 pm »
E vender essa em 2ª mão a alguém menos exigente e comprar uma nova? Ou "já não se fazem tão boas como essa"?

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Coçar a cabeça...
« Responder #4 em: Segunda, 29 de Julho, 2013, 01:47:33 am »
"...Ou já não se fazem tão boas como essa?"

Não, receio que já não se façam tão boas como essa! Esta é um modelo 625, versão Eo5, de 1974 ou 1975 - já não me lembro ao certo - feito na Irlanda, com a estrutura do "paralelogramo" em fundição de alumínio e dois níveis de altura. Os modelos seguintes já eram feitos com toda a estrutura em chapa quinada e soldada.

Aqui vão duas fotografias, entre várias que tirei para enviar à B&D para tentar identificar mais precisamente o modelo (nos primeiros dois ou três anos de produção fizeram montes de pequenas variantes em pouco tempo...). Curiosamente, a Black & Decker inglesa já não conseguiu encontrar registos de produção ou comerciais dos modelos feitos nessa época! Pensava que os ingleses conservavam isso tudo, mas deve ter sido noutras eras...

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Coçar a cabeça...
« Responder #5 em: Segunda, 29 de Julho, 2013, 01:51:57 am »
Mas penso que, baseando-me em métodos simples de suporte e fixação tradicionais,  já encontrei uma solução sem passar pela bancada da cozinha. Portanto, lamento, nada de bolinhos de serradura!

Quando chegar à fase da realização, talvez lá mais para o fim do ano, mando fotografias.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Coçar a cabeça...
« Responder #6 em: Quinta, 01 de Agosto, 2013, 23:36:59 pm »
Ora bolas!- Agora vou ficar práqui  a aguar!!

Corra tudo bem!!
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Coçar a cabeça...
« Responder #7 em: Sexta, 02 de Agosto, 2013, 00:42:47 am »
Os bricoleiros têm que ser pacientes! Com a quantidade de asneiras que se fazem e o tempo que demora a corrigi-las...  :D