Autor Tópico: Barraco para arrumos - arejamento  (Lida 9402 vezes)

Carlos Oliveira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Barraco para arrumos - arejamento
« em: Segunda, 19 de Julho, 2010, 16:51:54 pm »
Advertisement
Advertisement
Boa tarde

Construí um barraco para arrumos (lenhas, ferramentas hortículas,bancada de trabalho,etç) com cerca de 8 metros por 4 metros.

Não sei publicar uma foto do mesmo por isso vou tentar explicar como é: A parte de trás ( 8m)está encostada a um muro. As partes laterais ( 4 m cada) estão livres e a parede da frente, também com 8 m) tem uma porta ao meio e duas janelas centradas entre cada um dos lados e a porta. O telhado tem duas águas, descaindo para as partes laterais.

Como as portas e as janelas são de alumínio, quando estão fechadas, não entra no interior do barraco nenhum ar. Quando se abre a porta, sente-se o interior, abafado.
Preciso de criar ventilação natural recorrendo a 2 ou 4 aberturas para o ar circular mas, não sei onde as posicionar.

Uns amigos aconselham-me a fazer duas abertura a cerca de 50 cm do chão na parede lateral esquerda e duas aberturas a 50 cm do tecto na parede lateral direita. Outros amigos dizem que as aberturas deveriam ser sob as janelas frontais, uma de cada lado.

Se alguém com conhecimento nesta área ou com resultados práticos favoráveis me fizer o favor de me dar algumas dicas, agradeço.

Cumprimentos

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Barraco para arrumos - arejamento
« Responder #1 em: Terça, 20 de Julho, 2010, 10:39:51 am »

Posso estar a dizer asneira, mas se pretende arejar porque não opta por aberturas em duas paredes opostas alinhadas com a direcção dos ventos dominantes? Se tal não for possível então eu optaria por aberturas nos lados de menor exposição à chuva/sol.

Carlos Oliveira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re:Barraco para arrumos - arejamento
« Responder #2 em: Terça, 20 de Julho, 2010, 16:34:31 pm »
Boa tarde
Obrigado pela dica.

Os ventos dominantes aqui são normalmente de Norte. No entanto a parede onde se encosta o barraco tem cerca de 3,9m de altura pelo que "empara" o vento.

É por isso que tenho as dúvidas que antes enumerei.

Penso que o arejamento deverá ser feito tendo em conta o facto de que, eventualmente, o ar quente no interior do barraco sairá por cima sugando ar mais fresco por baixo. Isto fará uma corrente de ar que poderá ser a solução de arejamento que pretendo.

Subsistem no entanto, as minhas dúvidas sobre os melhores locais, nas paredes, onde fazer os buracos de arejamento pelo que, antes de esfuracar as paredes, gostaria de algumas opiniões. Obrigado pela sua.

Grato pela atenção, envio os meus cumprimentos
« Última modificação: Terça, 20 de Julho, 2010, 16:37:35 pm por Carlos Oliveira »