Autor Tópico: Trinchas  (Lida 6282 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Trinchas
« em: Quarta, 11 de Junho, 2014, 14:34:09 pm »
Advertisement
Advertisement
Não sei se este é o sítio correcto, mas penso que uma trincha é uma ferramenta...

Como alguns dos que têm lido os meus posts talvez se lembrem, um dos trabalhos que detesto fazer, e que faço o menos possível, é pintar ou envernizar. Ainda por cima, dadas as caracterísicas do local, tem que ser à trincha.

Mas ainda detesto mais quando as trinchas largam cerdas na pintura/verniz. Ou quando, mesmo quando são limpas com cuidado imediatamente depois de utilizadas, ficam a parecer um cabo com pêlos espetados, cada um de seu tamanho.

Estou agora a "sofrer" um trabalho desses. Alguém me pode sugerir uma boa marca de trinchas (pequenas, entre 1/2" e 2" no máximo) que não largue (oulargue menos do que a média) cerdas e não fique a parecer uma almofada de alfinetes? Ou isso é animal que não existe?

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Trinchas
« Responder #1 em: Quarta, 11 de Junho, 2014, 21:12:08 pm »
Trincha "Universal" cabo castanho e pelo (cerdas) preto.
Eu prefiro umas que vendem no brico com cabo plastico castanho e cerdas cremes (não me lembro o nome)

Bom trabalho ;)
Já pensou em experimentar o rolinho pequeno para lacagem?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Trinchas
« Responder #2 em: Quarta, 11 de Junho, 2014, 22:54:07 pm »

Eu uso daqueles pequenos arames plastificados (geralmente usados para atar os cabos eléctricos dos electrodomésticos ou de computadores) para manter os pelos
das trinchas juntos e achatados depois de as lavar. isso impede o efeito "pelos eriçados".

Qto a largar pelos, da minha experiencia todas largam especialmente qdo novas.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Trinchas
« Responder #3 em: Quinta, 12 de Junho, 2014, 12:45:12 pm »
Muito obrigado a ambos pelas sugestões.

Experimentei molhar novamente e deixar durante a noite a trincha que tenho estado a utilizar com verniz aquoso, presa com um elástico pouco apertado (o arame não se segurava, a cerdas são elásticas demais; o elástico aguantou-se por ter mais atrito). Ficou bastante melhor. Uma trincha de boa qualidade provávelmente ficaria correcta - comprei esta (sem marca) no Leroy, certamente não será difícil arranjar melhor.

Para esta aplicação - módulos para arrumar talheres, muito compartimentados (ver foto) - penso que rolo não seria boa ideia. Para não me perguntarem, a madeira diferente nos compartimentos do lado direito é propositada - é mais dura, e é onde vão "picar" os garfos. O resto é contraplacado macio do Leroy.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Trinchas
« Responder #4 em: Quinta, 12 de Junho, 2014, 23:42:10 pm »
NICE ;D

Isso ainda deu trabalho!

Boa continuação 8)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!