Autor Tópico: Torno de madeira  (Lida 26235 vezes)

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Torno de madeira
« em: Terça, 05 de Maio, 2009, 10:43:31 am »
Advertisement
Advertisement
Viva!

Não é que eu use muito, mas tinha um dispositivo para tornear madeira, que herdei do meu Pai, com base num berbequim Black & Decker já com uns trinta anitos... Outro dia ia praticar um pouco mas o motor do berbequim gripou (o colector "cuspiu" a alhetas todas inutilizando a máquina...)

Bom, como tenho na ideia construir alguns projectos com base na técnica do Froissartage agora faz-me falta um torno para madeira. Alguém sabe onde posso arranjar um, não muito complicado e a bom preço? Pode ser mesmo usado! De alguma carpintaria que tenha substituído por um mais moderno?

Agradecido e abraço,
Stromlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Torno de madeira
« Responder #1 em: Quarta, 06 de Maio, 2009, 00:43:45 am »
Olá,

se foi o motor, talvez possa encontrar um motor semelhante num ferro velho, por exemplo.

Quanto à técnica de Froissarte e aos projectos que refere, é algo interessante que poderá partilhar connosco por aqui no fórum. Penso Froissarte que é uma técnica, por vezes associada ao escutismo, para com encaixes simples na madeira fazermos objectos funcionais.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re:Torno de madeira
« Responder #2 em: Quarta, 06 de Maio, 2009, 12:34:02 pm »
Olá,

se foi o motor, talvez possa encontrar um motor semelhante num ferro velho, por exemplo.

Quanto à técnica de Froissarte e aos projectos que refere, é algo interessante que poderá partilhar connosco por aqui no fórum. Penso Froissarte que é uma técnica, por vezes associada ao escutismo, para com encaixes simples na madeira fazermos objectos funcionais.

Sim, foi no Movimento Escutista que aprendi e usei amplamente a técnica desenvolvida pelo Ch. Francês M. Froissarte e que agora me parece caída em desuso, pelo menos o meu filho só a conhece de cá de casa e nunca a aplicou nos acampamentos...

Terei todo o gosto em contribuir com o andamento dos projectos, mas agora preciso de arranjar o material necessário. Já procurei em várias casas para ver se arranjo um motor, mas nada. O engraçado é que conheço uma pessoa que tem berbequim igual e com muito pouco de uso, mas como era do Pai, também não se quer desfazer dele...

Abraço
Stromlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re:Torno de madeira
« Responder #3 em: Domingo, 12 de Julho, 2009, 18:25:39 pm »
Boa tarde!

Comprei um torno para madeira! Já comprei a alguns dias, mas andei a experimentar para ver se conseguia fazer alguma coisa para vos mostrar!

Não é uma especialidade, mas serve para me entreter! Pode levar peças até 450mm de comprido e 254mm (creio!) de diâmetro. A variação da velocidade é electrónica, mas a correia de transmissão pode ser colocada em três posições para maior variação pode ir até às 3800rpm.



Adicionalmente tem um conta rotações digital, que é mais engraçado que útil! Mas já avariou e não faz falta...



Enfim, foi um bocadinho de dinheiro a mais para o tipo de máquina que é. Agora há que lhe dar uso e fazer umas peças.

Abraços,
Stromlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Dick

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver Perfil
Re:Torno de madeira
« Responder #4 em: Sábado, 17 de Outubro, 2009, 00:01:48 am »
Pelo que me é dado a observar nas fotos, muitas aparas de madeira já foram produzidas.... e as obras feitas?
Nada melhor que uma boa foto para elucidar.
Fica á espera.

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Torno de madeira
« Responder #5 em: Sábado, 17 de Outubro, 2009, 00:16:52 am »
O colega Stromline já por aqui mostrou algumas das suas obras na secção de madeiras.

Deixo alguns links para um rápido acesso:
- Tornear - Primeiras peças
- Nem sempre...
- Não precisava disto...
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re:Torno de madeira
« Responder #6 em: Sábado, 17 de Outubro, 2009, 01:01:04 am »
Viva!

Nos últimos tempos não tem havido, nem tempo nem madeira para tornear! Mas conto em breve voltar a mostrar os meu humildes trabalhos, até porque estou a pensar em oferecer prendas de Natal feitas por mim, com madeira retirada do jardim. A ver vamos se ficam bem!

Boa bricolagem,
Stromlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Dick

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver Perfil
Re:Torno de madeira
« Responder #7 em: Sábado, 17 de Outubro, 2009, 22:43:57 pm »
Visite este espaço que é uma verdadeira delicia.
http://www.guiadomarceneiro.com/forum/
Depois de se registar (gratuito) é só apreciar verdadeiras maravilhas da mercenaria.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Torno de madeira
« Responder #8 em: Sábado, 27 de Outubro, 2012, 01:38:36 am »
Mas isso já é uma maquina de respeito!
Boas obras para éla!
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!