Autor Tópico: Serra de Mesa  (Lida 11231 vezes)

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Serra de Mesa
« em: Sexta, 04 de Novembro, 2016, 11:36:21 am »
Advertisement
Advertisement
Caríssimos,

Hoje, se não houver surpresas, vendi a minha serra de mesa (Triton Workcenter + Serra circular da Triton), quando comprei este equipamento, foi a pensar na versatilidade, porque como tinha (e ainda tenho, mas enfim...) falta de espaço, achei que era uma boa ideia poder usufruir da mesma mesa para a serra, para a tupia e para a tico-tico. Rapidamente verifiquei que estar a desmontar uma máquina para montar outra não é nada prático, portanto fui fazendo as coisas de outra forma e a mesa da triton deixou de fazer sentido.

Assim sendo, estou comprador de uma serra de mesa, e gostava de poder contar com a vossa imensa sapiência. :)
Estava a pensar em algo do tipo dewalt ou makita, mas as criticas da makita que tenho encontrado na net não são as melhores. Se me puderem dar algumas dicas sobre estes equipamentos ou outros do género agradeço. Seria ainda bom, se souberem de algum sitio onde se possa ir "tocar" nos equipamentos, porque não conheço nenhuma empresa que tenha este tipo de máquinas, além, de ferexecl (que tem uma makita).

Abraço,
FMoreira

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Serra de Mesa
« Responder #1 em: Sexta, 04 de Novembro, 2016, 19:59:56 pm »
Fmoreira, não pela minha experiencia mas pelos reviews na net, dizem que as axminster são as melhores na relação preço qualidade., bem melhores que as makitas e DeWalt do mesmo preço. Claro que tudo depende da carteira.

http://www.axminster.co.uk/machinery/saws/table-saws-saw-benches

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Serra de Mesa
« Responder #2 em: Sábado, 05 de Novembro, 2016, 18:58:00 pm »
Caríssimos,

Hoje, se não houver surpresas, vendi a minha serra de mesa (Triton Workcenter + Serra circular da Triton), quando comprei este equipamento, foi a pensar na versatilidade, porque como tinha (e ainda tenho, mas enfim...)
[...]

Engraçado, eu também me desfiz da minha serra de mesa por ser muito grande e atrapalhar, até para meter o carrinho na garagem...

Assim sendo, estou comprador de uma serra de mesa, e gostava de poder contar com a vossa imensa sapiência. :)
Estava a pensar em algo do tipo dewalt ou makita, mas as criticas da makita que tenho encontrado na net não são as melhores. Se me puderem dar algumas dicas sobre estes equipamentos ou outros do género agradeço. Seria ainda bom, se souberem de algum sitio onde se possa ir "tocar" nos equipamentos, porque não conheço nenhuma empresa que tenha este tipo de máquinas, além, de ferexecl (que tem uma makita).

A minha sapiência não é muita, mas encomendei uma Bosch GTS10J, na  esperança de ser mais fácil de arrumar e transportar (ainda que pese perto de 20Kg...)
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Serra de Mesa
« Responder #3 em: Sábado, 05 de Novembro, 2016, 19:34:15 pm »
Parece muito interessante e compacta, essa serra da Bosch (eu estou um bocado zangado com a Bosch, mas só no que diz respeito aos equipamentos da linha amador).
Só é pena que mesmo assim seja volumosa demais para a minha "instalação" - o problema não seria tanto a utilização, posso sempre deslocar umas coisas para utilizar outras, que é o que geralmente tenho de fazer, mas a arrumação (20kg não é uma coisa que se ponha em cima do armário...)

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Serra de Mesa
« Responder #4 em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 11:35:10 am »
A serra da Bosh é uma das opções, no entanto, a inclinação neste momento pende para a Dewalt (DWE 7491) por ter uma capacidade de corte um pouco superior à maioria das restantes, e por ser apontada como tendo uma excelente precisão devido à guia paralela por "pinhão e cremalheira", o preço, esse é que é o grande inconveniente...
Quanto à Makita, a MTL100 é apontada, como dendo demasiadas folgas, e portanto, pouca precisão, e a 2704 ainda não consegui reunir informação suficiente sobre ela.
Mias uma vez, e tal como aconteceu com os "pipe clamps", fico espantado com as diferenças de preço para o mercado americano. Eu sei que a dimensão é outra, mas parece-me uma diferença abismal...
A axminster foi também ponderada, no entanto, desta vez não me apetecia comprar isto na net. A maioria das coisas que tenho foi comprada via amazon, e o que acontece, é que se houver qualquer problema, a peça tem de ser enviada novamente para eles, e isso nem sempre é muito prático. Por exemplo, na serra de esquadrias, o "kerf plate" vinha partido, contactei o fabricante, para tentar comprar uma nova, e não consegui, a única solução seria reenviar a serra para a amazon e solicitar a troca por uma nova.

Quanto ao espaço, para mim, o mais importante é mesmo o espaço ocupado versus utilização/funcionalidade. O que quero dizer com isto, é que desde que caiba no espaço disponível, se se revelar funcional, para mim está bem, porque a garagem não é utilizada para mais nada, apenas para algumas arrumações, e para a bricolage.

Já agora, e espero não estar a ir contra nenhuma regra cá do fórum, podem apontar alguma casa que achem que tem bons preços para este tipo de equipamento?

Abraço,
FMoreira

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Serra de Mesa
« Responder #5 em: Quinta, 17 de Novembro, 2016, 12:54:10 pm »
Caríssimos,

A escolha recaiu sobre a Dewalt. Está encomendada, e estou à espera da entrega.
Entretanto, a serra ainda não veio, mas, como o disco de origem é de apenas 24 dentes, mandei vir um disco de 80 dentes, igual ao que tenho na serra de esquadrias e que se tem portado muitíssimo bem. Chegou hoje...    :)



Abraços,
FMoreira

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Serra de Mesa
« Responder #6 em: Quinta, 17 de Novembro, 2016, 20:58:53 pm »
Fmoreira

todos nós esperamos pelas fotos , se possível preço, desempenho e demais elementos da máquina

Já agora se possível onde e qual o preço desse disco  da freud

OBG
Henrique

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Serra de Mesa
« Responder #7 em: Sexta, 18 de Novembro, 2016, 13:41:38 pm »
Fmoreira

todos nós esperamos pelas fotos , se possível preço, desempenho e demais elementos da máquina

Já agora se possível onde e qual o preço desse disco  da freud

OBG

Logo que receba a máquina, tentarei documentar o melhor possível.
Quanto ao disco, foi comprado o Sr. Raimundo, cujo contacto coloquei no post "Fresa recta c/rolamento copiador", e ainda não sei qual será o preço, mas logo que o saiba, informo.

Abraço,
FMoreira

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Serra de Mesa
« Responder #8 em: Quinta, 24 de Novembro, 2016, 17:42:52 pm »
E chegou a minha serra nova...

https://youtu.be/FI8nmer9EIs


pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Serra de Mesa
« Responder #9 em: Quinta, 24 de Novembro, 2016, 18:33:14 pm »
Isso é que vai ser sarrar. 8) 8) ;
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Serra de Mesa
« Responder #10 em: Quinta, 24 de Novembro, 2016, 20:20:04 pm »
E chegou a minha serra nova...

Excelente apresentação da serra :)

como curiosidade que software usa para a edição de vídeo?
« Última modificação: Quinta, 24 de Novembro, 2016, 20:49:35 pm por Joliveira »
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Serra de Mesa
« Responder #11 em: Quinta, 24 de Novembro, 2016, 23:30:45 pm »
Esse disco ainda é o original?

Não sei se será impressão minha, mas parece que a mesa vibra um bocadinho mais do que o desejavel!
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Serra de Mesa
« Responder #12 em: Sexta, 25 de Novembro, 2016, 08:59:50 am »
Não sei se será impressão minha, mas parece que a mesa vibra um bocadinho mais do que o desejavel!

Não me parece que seja a mesa mas sim a camara
Henrique

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Serra de Mesa
« Responder #13 em: Sexta, 25 de Novembro, 2016, 10:39:27 am »
[como curiosidade que software usa para a edição de vídeo?

Confesso que não tenho grande paciência para edição de vídeo, e o tempo também não abunda, portanto estes pequenos vídeos são feitos com o Windows Movie Maker.

Esse disco ainda é o original?

Não sei se será impressão minha, mas parece que a mesa vibra um bocadinho mais do que o desejavel!

Este disco ainda é o original, tenho o disco da Freud para colocar, mas primeiro decidi testar tudo com a máquina de origem.
Ainda não testei o suficiente, só cortei aquela pequena tábua, tenho ideia que a serra vibra pouco, quase nada, o que aconteceu ali, é que mesa estava (provisoriamente) sobre uma bancada de trabalho, que sendo uma boa bancada, não terá sido feita a pensar neste tipo de utilização, e além disso, o telemóvel estava apoiado directamente na serra, num equilíbrio um pouco instável...