Autor Tópico: Recuperação  (Lida 10936 vezes)

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Recuperação
« em: Terça, 19 de Maio, 2015, 08:37:39 am »
Advertisement
Advertisement
Ela já é velhinha, mas para não estar em casa sem fazer nada gostava de lhe dar utilidade

Encontrava-se parada há ja algum tempo, sendo depois substituída por outra com bateria a LI-ION da marca Parkside (bastante boa )
Há uns meses atrás tentei coloca-la e ela negou-se. Vai de tentar arranjar uns baterias novas.
Um amigo passou por uma casa existente no Pote de Agua - Lisboa e após orçamento, desisti

 Ficava por volta de 50 Euros.
 Já li que há quem as ligue directamente à corrente através de transformadores ou circuitos electrónicos.
Alguém aqui já passou por semelhante situação e a resolveu?

Como? e custou da alteração? Resultou?


Henrique

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Recuperação
« Responder #1 em: Domingo, 06 de Dezembro, 2015, 03:23:24 am »
um pouco fora do prazo!
Eu em tempos comprei um "Agojama" num intermarchê, (não fazia ideia onde me estava a meter) passado 6 meses soldei um fio eletrico com uns 4m, do tipo candeeiro, nos contactos da maquina, deixei a caixa da bateria sem acumuladores, so para manter a estetica e na outra ponta pus um par de garras de bateria pequenas, precisamente para ligar nos bornes da bateria.

Como na altura tinha de fazer alguma assistencia no campo ficou 5* , pequena, leve na ferramenta e muito potente ligada a 12v

No entanto como tambem tenho uma parkside que ja tem uns anitos +- 17, e ja estoirou a bateria original, mais uma que comprei de reserva, mas a maquina ainda está em muito bom estado.

estive a ver uns videos no youtube sobre como formar baterias de radiomodelismo e fiquei tentado a passar numa (unica do genero em beja) casa dessas para ver em quanto ficaria uns acumuladores.
« Última modificação: Domingo, 06 de Dezembro, 2015, 03:36:07 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Recuperação
« Responder #2 em: Terça, 12 de Janeiro, 2016, 18:00:43 pm »
Caro Pajo

Lamento imenso só agora ter visto a resposta ( um mês depois é obra  ;D ;D - devia ter os óculos embaciados )

mas vamos lá:

1º á minha vou um dia deste tentar ligar-lhe 2 fiozitos

2º quanto a tua existe uma casa no Porto ( arredores ??) que dá assistência a alguns modelos da parkside
 
  www.fgm.pt ( ferramentas gerais e maquinas lda )

espero ter dado uma ajuda ainda que atrasada

Henrique

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Recuperação
« Responder #3 em: Sexta, 15 de Janeiro, 2016, 23:50:47 pm »
Eu e que tenho andado desligado do forum

Tambem ja tinha conhecimento dessa casa atravez de um outro membro, mas a tentaçao de mexer numa materia nova esta a falar mais alto.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

filipein

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Re: Recuperação
« Responder #4 em: Sexta, 22 de Janeiro, 2016, 12:52:39 pm »
os problemas de bateria de lítio que são descompensar têm baterias diferentes no carregamento. Quando atingem níveis muito baixos eles perder capacidade e ao meu conhecimento não pode recuperar.

os dispositivos para baterias quadrotor há niveladoras bateria mas não se seria para o seu.

Francisco_Monteiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re: Recuperação
« Responder #5 em: Domingo, 24 de Janeiro, 2016, 15:49:50 pm »
Não sei se já tem alguma, mas estou a aproveitar um antigo berbequim para fazer uma lixadeira de bancada....com um interruptor pelo meio e tal...está a ficar engraçada.
podia ligar directamente à corrente, com o uso de um transformador e aproveitar para fazer uma lixadeira de bancada, ou até mesmo um mini torno, ou com o uso de umas pulias, até mesmo uma serra de fita. As possibilidades são imensas...e o youtube está cheio de ideias ;)

Abraço
Francisco

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Recuperação
« Responder #6 em: Domingo, 24 de Janeiro, 2016, 16:58:10 pm »
Francisco

estamos aguardar as respectivas fotos

pode ser uma solução para alguns de nós

Henrique

Francisco_Monteiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re: Recuperação
« Responder #7 em: Domingo, 24 de Janeiro, 2016, 20:23:59 pm »
Ok, fica prometido  :D

Não garanto é que seja para já, o tempo ultimamente tem escassiado.

Abraço
Francisco

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Recuperação
« Responder #8 em: Segunda, 25 de Janeiro, 2016, 16:46:11 pm »
Ok, fica prometido  :D

Não garanto é que seja para já, o tempo ultimamente tem escassiado.

Abraço
Francisco

Ai Ai, do mesmo mal me queixo eu!!!
« Última modificação: Segunda, 25 de Janeiro, 2016, 16:59:15 pm por Joliveira »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Carbono.Silício

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver Perfil
Re: Recuperação
« Responder #9 em: Sexta, 04 de Março, 2016, 21:37:39 pm »
Muita gente descuida-se com os UPS caseiros e é relativamente fácil encontra-los nos baús dos obsoletos informáticos de muitas casas.

Com 14€ compra-se uma nova bateria de 12V 7Ah, algumas modificações no chassis do UPS e obtemos uma excelente forma de continuar a vida das aparafusadoras.


Nesta foto seguinte está um UPS antigo da APC mas totalmente operacional, modificado com interruptor e dois bornes directos à bateria.

A estes ligou-se a aparafusadora da Hitachi com 15 anos de uso e 100% operacional (as baterias novas custam 80€ cada pelo que não compensava adquiri-las), a lanterna que veio com a aparafusadora (que usava a mesma bateria), uma sonda de inspecção a LED de alto brilho AC/DC (também feita em casa) e um ventilador de fumos portátil quando se está exposto a estes.

Para além dos 12V a unidade UPS continua a trabalhar com as quatro saídas a 220Vac e para isso um cabo foi adaptado para providenciar tal necessidade.

Se não houver UPS ou a aparafusadora necessitar de uma tensão mais elevada (14 ou 18V) é sempre possível arranjar com capacidade adequada ou conceber um transformador de raiz de 24V com circuito de rectificação e regulação para a tensão e corrente necessária.






 

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Recuperação
« Responder #10 em: Domingo, 06 de Março, 2016, 19:53:04 pm »
De facto as UPS acabam muitas vezes por ser "recicladas", ou enviadas para o lixo quando bastava comprar uma bateria por um quinto do preço de uma UPS nova. Apesar de algumas parecerem cravadas de forma a que a bateria não seja possível mudar é sempre possível, as da APC facilitam este processo, pelo menos as mais antigas.

Como referência onde compram baterias?

Costumo comprar aqui: http://mauser.pt/
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Carbono.Silício

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver Perfil
Re: Recuperação
« Responder #11 em: Domingo, 06 de Março, 2016, 21:12:44 pm »
De facto as UPS acabam muitas vezes por ser "recicladas", ou enviadas para o lixo quando bastava comprar uma bateria por um quinto do preço de uma UPS nova. Apesar de algumas parecerem cravadas de forma a que a bateria não seja possível mudar é sempre possível, as da APC facilitam este processo, pelo menos as mais antigas.

Como referência onde compram baterias?

Costumo comprar aqui: http://mauser.pt/


Sim todos dão para abrir, as APC sempre foram as mais fáceis.

Mauser, Servelec ou Radipeças