Autor Tópico: Quem se aventura?  (Lida 8654 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Quem se aventura?
« em: Sexta, 09 de Dezembro, 2016, 18:23:44 pm »
Advertisement
Advertisement
Talvez um dos membros do fórum com uma oficina bem equipada e onde possa fazer barulho esteja interessado nisto:

https://www.youtube.com/watch?v=ZkjQ82KDyBA

Não é preciso ouvir (eu nem me dei ao trabalho...), basta ver o vídeo para ficar com a ideia. Acho um projecto bem interessante.

 

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Quem se aventura?
« Responder #1 em: Sexta, 09 de Dezembro, 2016, 20:56:19 pm »
Posso estar confuso mas no meu pensamento algo me diz que o Lidl teve algo semelhante à  uns tempos atrás à venda
Henrique

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Quem se aventura?
« Responder #2 em: Sexta, 09 de Dezembro, 2016, 23:23:13 pm »
 :-X :-X :-X ;)
O Henrique tem razão.

Por acaso o unico modelo que eu conhecia desta ferramenta (vai para uns 15 anos) era da B&D profissional.
Há uma casa em Beja que tem uma à venda, à uns 5 ou 6 anos (provavelmente porque 140€ compra muita lima e lixa).

A unica ferramenta destas que vi a trabalhar foi num vidraceiro, para arredondar os encaixes de uma porta de vidro antes da cozedura.

GLFaria, se isso era um desafio :), sou bem capaz de aceitar. Mas agora so lá para meados de Janeiro.

Resta-me uma duvida (porque a net não mostra tudo) se a velocidade da rebarbadora não será excessiva para usar com lixa?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Quem se aventura?
« Responder #3 em: Sábado, 10 de Dezembro, 2016, 01:34:35 am »
:-X :-X :-X ;)
O Henrique tem razão.

Por acaso o unico modelo que eu conhecia desta ferramenta (vai para uns 15 anos) era da B&D profissional.
Há uma casa em Beja que tem uma à venda, à uns 5 ou 6 anos (provavelmente porque 140€ compra muita lima e lixa).

A unica ferramenta destas que vi a trabalhar foi num vidraceiro, para arredondar os encaixes de uma porta de vidro antes da cozedura.

GLFaria, se isso era um desafio :), sou bem capaz de aceitar. Mas agora so lá para meados de Janeiro.

Resta-me uma duvida (porque a net não mostra tudo) se a velocidade da rebarbadora não será excessiva para usar com lixa?

Realmente, a Parkside fabrica uma, por isso é natural que cá já tenha aparecido no LIDL. Há vários fabricantes (ver foto com alguns), mas o preço que em tempos vi no Leroy não era nada convidativo. Comprei algumas cintas dessas para utilizar com suporte manual.

Pajo, um desafio? Eu era lá capaz disso!!!  :angel:  E tem razão na dúvida quanto à velocidade, mas não tive paciência para ir fazer comparações (creio que as rebarbadoras andam à volta de 10.000-12.000 RPM, mas não faço ideia quanto às lixadoras de cinta deste tipo)

 

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Quem se aventura?
« Responder #4 em: Sábado, 10 de Dezembro, 2016, 09:08:30 am »
Boooom dia! Colegas bricoladores ;D

Corrijam-me se estiver errado nas minhas contas :-\

Contando que estas lixadeiras andam a uma velocidade de 300 a 1700 mpm (metros por minuto) no caso da maquita ou 600 a 1700 mpm a B&D segundo uma vista rápida nas características!

Sei de antemão que as rebarbadoras rodam a 10-12 000 rpm (rotações por minuto), como o GLFaria tinha referido.

Se tiver (tenho) um disco de 125 mm (diâmetro) X pi (3,1416...) = 392.7 mm de perímetro.

Arredondando! Para simplificar 0,392 m (de perímetro) X 12000 rpm = 4. 704 mpm.

Ou seja quase 5 km :o.
Ainda bem que as minhas rebarbadoras têm velocidade variável. Tenho de averiguar qual a mínima em que consigo alguma potencia de força :(

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Quem se aventura?
« Responder #5 em: Sábado, 10 de Dezembro, 2016, 23:11:21 pm »
Certo, pajo.
Mas não tem que utilizar uma polie "mandante" de 125mm. Se montar na rebarbadora uma polie de diâmetro mais reduzido, reduz proporcionalmente a velocidade tangencial.

Se, por hipótese, montar uma polie de 30mm de diâmetro - olhando com atenção para o vídeo, ao minuto 12:32, parece-me que é aproximadamente essa a medida que ele fez, a partir de uma porca M14 - fica com uma velocidade de pouco mais de 1100 m/min ((30/125) x 4704 = 1129 m/min). Já está dentro dos parâmetros...

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Quem se aventura?
« Responder #6 em: Sábado, 10 de Dezembro, 2016, 23:36:15 pm »
E tem toda a razão!

Eu no meu entusiasmo, nem me lembrei que  a polie mandante tem um diâmetro bem reduzido em relação ao disco. :-[ :-[
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Quem se aventura?
« Responder #7 em: Domingo, 11 de Dezembro, 2016, 11:18:06 am »
Pajo

como vês agora já não há desculpas

Bora lá construir esse tal mecanismo

 ;D ;D
Henrique

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Quem se aventura?
« Responder #8 em: Domingo, 11 de Dezembro, 2016, 11:51:18 am »
Quantas são?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Quem se aventura?
« Responder #9 em: Domingo, 11 de Dezembro, 2016, 12:04:17 pm »
primeiro fazes o protótipo

depois vês se funciona

depois de aprovado partes para a produção em serie
Henrique

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Quem se aventura?
« Responder #10 em: Domingo, 11 de Dezembro, 2016, 16:14:12 pm »
Ok
So estava a ver se arranjava patrocinador  ( para mim o significado de patrocinar, é o mesmo que alguém pagar para para outro se divertir  :P)

Assim tem de ficar na L.D.E. até haver vaga. Depois de acabar o suporte para a manutenção das bikes.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Quem se aventura?
« Responder #11 em: Domingo, 11 de Dezembro, 2016, 18:22:52 pm »
E para quem quiser uma ''coisa'' à HOMEM.
Também existe.

https://youtu.be/T_D6mg5AaWA
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!