Autor Tópico: Serra circular com disco enviezado!  (Lida 7499 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Serra circular com disco enviezado!
« em: Sexta, 14 de Junho, 2013, 16:26:07 pm »
Advertisement
Advertisement
Bosch é bom?...
No campo das ferramentas para amadores, não estou tão certo!

Tenho uma serra circular Bosch PKS 55A. Nada de muito especial à partida, mas mesmo assim esperava melhor.
Quando estava a fazer uma guia para cortar una painéis, descobri inesperadamente que o disco da serra não está paralelo ao lado da base que está previsto encostar à guia (o lado do motor).
O desvio é de 1,5mm em 145mm – correspondendo a aproximadamente 0,5 - 0,6 graus.

Parece pouco? Não é – nem para a qualidade do corte, nem para os cuidados que é preciso ter durante a execução, especialmente se se estiver a cortar à mão livre. Vejam os efeitos no esquema anexo.

Ia fazer algumas fotografias do dispositivo que estive a fazer para usar com a guia, para quem quisesse utilizar a ideia, mas como tive de o “atamancar” com uns calços para corrigir o desvio do disco da serra, fica para mais tarde, quando fizer um novo.

Sugestão – quem tiver uma serra circular, seja ela qual for, e precisar de fazer cortes bem acabados e com uma certa precisão, é melhor verificar primeiro o paralelismo entre o disco e a face de encosto da base da serra, e fazer alguns cortes de teste… (isto é um teste habitual nas serras de mesa, mas nunca o vi referido para serras circulares portáteis, talvez por se considerar que não vão ser utilizadas para cortes com um mínimo de precisão ou qualidade de acabamento)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Serra circular com disco enviezado!
« Responder #1 em: Sábado, 15 de Junho, 2013, 20:02:13 pm »
GLFaria, a serra é nova? -Se for talvez seja caso de reclamação!
Eu tenho uma PKS 40 (a minha maneirinha) e a unica queixa que tinha era o disco horiginal, esgalhar os melaminados, problema resolvido com um disco novo, com muitos dentes (tem mais dentes que um jacare)
Corta e mais devagar.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Serra circular com disco enviezado!
« Responder #2 em: Sábado, 15 de Junho, 2013, 20:11:05 pm »
isto é um teste habitual nas serras de mesa, mas nunca o vi referido para serras circulares portáteis, talvez por se considerar que não vão ser utilizadas para cortes com um mínimo de precisão ou qualidade de acabamento

acho que, geralmente, 'precisão' e 'serra circular portátil' nao cabem na mesma frase. é uma ferramente mais usada em carpintaria de cofragem do que em trabalhos de 'limpos'.

eu uso a minha apenas para dimensionar 'por cima' peças de madeira obtidas de pranchas que pelo peso ou dimensao nao dao jeito para usar em maquinas estacionarias. na verdade nunca reparei se o disco está bem alinhado com a sapata, mas acho que 1,5 mm em 145mm (> 1%) é demasiado. não dá para afinar?

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Serra circular com disco enviezado!
« Responder #3 em: Sábado, 15 de Junho, 2013, 20:38:19 pm »
Boa chamada de atenção, tenho objectivo de aplicar a minha numa mesa e convém verificar isso.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Serra circular com disco enviezado!
« Responder #4 em: Sábado, 15 de Junho, 2013, 23:30:41 pm »

acho que, geralmente, 'precisão' e 'serra circular portátil' nao cabem na mesma frase. é uma ferramente mais usada em carpintaria de cofragem do que em trabalhos de 'limpos'.

eu uso a minha apenas para dimensionar 'por cima' peças de madeira obtidas de pranchas que pelo peso ou dimensao nao dao jeito para usar em maquinas estacionarias. na verdade nunca reparei se o disco está bem alinhado com a sapata, mas acho que 1,5 mm em 145mm (> 1%) é demasiado. não dá para afinar?

Até certo ponto, dou-lhe razão; mas é o equipamento de que disponho, e mesmo que pudesse comprar uma serra de mesa - que não posso - não tinha como a meter em 3m2 e ainda ter espaço para trabalhar, ou sequer para me movimentar (essa das "pranchas ou peças grandes, etc"... Se alguma vez tiver a tentação de cá meter uma prancha ou uma peça grande, tenho de pensar em subir sete andares pela escada, não ia caber no elevador) . Além de que para serrar tenho de ir para a varanda, por causa da poeira.

Tal como está construída, não dá para afinar - foi a primeira coisa que fui verificar. Não teria hesitado um segundo se fosse possível.Portanto, vou ter que modificar o equipamento de modo a que faça o que eu quero como eu quero - situação que de resto não é nova para mim.

Como não tenciono fazer muitos cortes à mão livre, e nesses certamente não estarei muito preocupado com a precisão ou o acabamento - posso sempre cortar um bocadinho maior e acabar à plaina - vou fazer a correcção na falsa sapata que irei utilizar com a guia. Aliás, como já fiz na que tenho agora, só que em vez de usar uns calços improvisados para fazer o alinhamento vou fazer uma coisa como deve ser, com possibilidade de afinação. Quando estiver pronta, e se a considerar satisfatória, mando fotografias.

E não vou perder o meu tempo a reclamar com a Bosch, embora só tenha comprado a maquineta há um ano e meio; ia demorar meses a resolver o assunto - se resolvesse.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Serra circular com disco enviezado!
« Responder #5 em: Sexta, 21 de Junho, 2013, 18:58:10 pm »
E não vou perder o meu tempo a reclamar com a Bosch, embora só tenha comprado a maquineta há um ano e meio; ia demorar meses a resolver o assunto - se resolvesse.

pois eu penso q, ainda estando no prazo da garantia, deveria reclamar onde comprou para lhe trocarem a máquina.
se torcerem o nariz, pode sempre ameaçar q o desvio constitui um problema de segurança e q contactará a associação
de consumidores a denunciar o facto.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Serra circular com disco enviezado!
« Responder #6 em: Sexta, 21 de Junho, 2013, 19:48:02 pm »
Onde o comprei foi no Leroy-Merlin de Alfragide (sem querer ser grosseiro, um dos meus irmãos costuma substituir o "l" por um "d", em "Merlin"...).
Não estou com vontade de ir para lá instalar-me a medir o alinhamento de serras circulares, sempre com o risco de falhar e trazer outra com o mesmo problema. Aliás, nem sei se actualmente lá têm esse modelo - se não tiverem, isso implicaria ficarem-me com a máquina para ir à Bosch verificar, etc. E eu vou precisar dela daqui a uns dias...