Olá nogueiraf,
já recuperei algumas plainas por isso vou dar a minha opinião. Antes de começar só um aparte. Todos os tutoriais que encontrei sobre plainas são em Inglês e por isso só conheço os nomes das peças das plainas em Inglês. Como eu não sei os seus conhecimentos sobre plainas e para ter a certeza que falamos das mesmas partes fica para já uma ilustração com os nomes da plaina em Inglês.
Em relação ao corpo da plaina e do "frog", como têm tinta não tenho a certeza se a colocação em vinagre ou outro produto será aconselhável. Além disso são peças que normalmente não precisam desse banho. Para o corpo convém passar pelo menos a parte de baixo numa lixa poisada numa superfície bastante plana. Normalmente usa-se um vidro grosso ou uma pedra de bancada de cozinha. Caso não tenha, o MDF também costuma ser muito plano. para ter a certeza que fica plana. Atenção que este processo deve ser feito com a plaina toda montada mas a lâmina recolhida para não estragar o gume. Eu começo normalmente com uma lixa grossa, 120 ou 180 e depois vou subindo. Eu diria 180-240-400-800, mais coisa menos coisa. É importante usar uma caneta que escreva no metal e fazer uns riscos na sola (parte de baixo) antes de lixar para verificar as partes planas.
O "frog" também convém ir à lixa naquela parte onde poisa a lâmina. Neste caso pode-se começar logo com uma lixa mais fina, uma 320 mais ou menos.
As restantes peças podem perfeitamente ir ao vinagre. Lâmina, "chip braker" e "lever cap", assim como os parafusos.
Depois é só afiar a lâmina e por vezes dar um toquezinho no "chip braker".
Fica um video com um exemplo de como recuperar uma plaina dessas.
https://youtu.be/RYyV6IUpsYk