Autor Tópico: Plaina Corneta  (Lida 2673 vezes)

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Plaina Corneta
« em: Sábado, 12 de Fevereiro, 2022, 17:16:38 pm »
Advertisement
Advertisement
Boas a todos,
estava eu a arrumar a garagem e encontrei esta plaina "Corneta smooth plane 45mm" que tinha comprado à alguns anos e ficou arrumada





Ora antes de começar a afiar, e tratar o que devo tratar, quero retirar a ferrugem e estava a pensar colocar num banho de vinagre, será que resolve e é aconselhável fazer isto?
Sugestões são bem-vindas é a primeira plaina que tenho, além se alguém tiver alguma informação sobre a mesma agradeço.

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Plaina Corneta
« Responder #1 em: Sábado, 12 de Fevereiro, 2022, 17:53:20 pm »

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Plaina Corneta
« Responder #2 em: Sábado, 12 de Fevereiro, 2022, 17:55:40 pm »
Não estou a entender mas tenho de adicionar assim as fotos

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Plaina Corneta
« Responder #3 em: Segunda, 14 de Fevereiro, 2022, 21:44:44 pm »
Olá nogueiraf,
já recuperei algumas plainas por isso vou dar a minha opinião. Antes de começar só um aparte. Todos os tutoriais que encontrei sobre plainas são em Inglês e por isso só conheço os nomes das peças das plainas em Inglês. Como eu não sei os seus conhecimentos sobre plainas e para ter a certeza que falamos das mesmas partes fica para já uma ilustração com os nomes da plaina em Inglês.


Em relação ao corpo da plaina e do "frog", como têm tinta não tenho a certeza se a colocação em vinagre ou outro produto será aconselhável. Além disso são peças que normalmente não precisam desse banho. Para o corpo convém passar pelo menos a parte de baixo numa lixa poisada numa superfície bastante plana. Normalmente usa-se um vidro grosso ou uma pedra de bancada de cozinha. Caso não tenha, o MDF também costuma ser muito plano. para ter a certeza que fica plana. Atenção que este processo deve ser feito com a plaina toda montada mas a lâmina recolhida para não estragar o gume. Eu começo normalmente com uma lixa grossa, 120 ou 180 e depois vou subindo. Eu diria 180-240-400-800, mais coisa menos coisa. É importante usar uma caneta que escreva no metal e fazer uns riscos na sola (parte de baixo) antes de lixar para verificar as partes planas.
O "frog" também convém ir à lixa naquela parte onde poisa a lâmina. Neste caso pode-se começar logo com uma lixa mais fina, uma 320 mais ou menos.
As restantes peças podem perfeitamente ir ao vinagre. Lâmina, "chip braker" e "lever cap", assim como os parafusos.
Depois é só afiar a lâmina e por vezes dar um toquezinho no "chip braker".

Fica um video com um exemplo de como recuperar uma plaina dessas.

https://youtu.be/RYyV6IUpsYk

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Plaina Corneta
« Responder #4 em: Quarta, 16 de Fevereiro, 2022, 16:30:16 pm »
AlexB obrigado pela foto está muito fixe, efectivamente também sofro o mesmo mal de saber muitos nomes em inglês  ;)

Por acaso andei a ver e acho que a lâminda (blade) não retrai o suficiente, provavelmente afinação tenho de ver

Por acaso desconhecia esse video do Paul Sellers, tenho guardado dele o de afiar formões ehehhe