Autor Tópico: Operação de alto risco!  (Lida 4776 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Operação de alto risco!
« em: Terça, 22 de Janeiro, 2013, 02:19:50 am »
Advertisement
Advertisement
Acabei de fazer uma operação de alto risco.

A "canga" (utilizo uma tradução livre, que me parece adequada, do termo ínglês genérico "yoke") de ajuste da profundidade do ferro da minha plaina Stanley Handyman, à força de anos de uso e afinações, acabou por alargar de tal forma que quando estava a fazer uma afinação saltou da garganta da porca.

Só tinha duas hipóteses - ou tentava arranjar outra canga, ou tentava repará-la (terceira hipótese, deitá-la para o lixo; é suficientemente ordinária para a ideia me passar pela cabeça, mas a laina ainda me dá jeito...).

Como vou precisar da plaina amanhã, resolvi tentar apertar os braços da "canga" com a ajuda de um torno de bancada pequeno. Resultou, mas quando cheguei a uma deformação de 1,4mm parei - não fosse diabo tecê-las. Mesmo assim, antes de apertada tinha uma folga de 1,8mm, agora só tem 0,4mm, acho suficiente.

Os mais curiosos perguntarão:
- porquê "de alto risco"? Porque a peça é de fundição, de um material qualquer a-magnético - zamak ou alguma liga de magnésio, suponho - e estes materiais resistem mal às deformações. Para dizer a verdade, estava à espera que partisse, mas como preciso dela amanhã e no fim de contas é só uma Handyman...

- para quê desmontar o punho, não era mais simples desmontar o berço (não tenho outro termo para "frog"...), ou retirar a cavilha que serve de eixo à peça? Bom, quanto a retirar a cavilha não podia, a estas horas e num 7º andar e com toda a gente a dormir, pôr-me a dar marteladas, por suaves que fossem. Quanto a retirar o berço - macacos me mordam, a Handyman é tão chata de afinar (e considero que as Bailey pouco lhe ficam atrás...) que tentaria qualquer solução remotamente viável antes de o fazer...

Junto duas fotografias para identificar melhor a peça.

Foi interessante, e aprendi mais alguma coisa.

G.