Viva Stromlinie,
Pois.. na verdade de inicio(quem nunca soldou) custa um pouco, mas com pratica e paciência aprende-se a soldar.
Lembro-me com agrado do meu curso nivel 2 de metalomecanica em que aprendi a soldar.
Passavamos manhãs a soldar a arco electrico(a derreter electrodos) e até dava para faz esculturas para praticar.
Agora 1º vou falar sobre a escolha da máquina de soldar a arco elctrico(MMA) depois falo sobre da técnica de soldar.
#-Maquina de soldaura de arco electrico(MMA):
Neste caso(para soldar ferro) a escolha "basica" de uma máquina é simples...quanto mais regulação de intensidade tiver melhor(140A no minimo)! A regulação da intensidade é feita na maquina e é em função do electrodo, da espessura e tipo de material a soldar.
Por Exemplo: Material a soldar: Ferro
Espessura(a soldar)-------Electrodo-----------Intensidade(a colocar na maquina)
2 a 3mm-------------------Ø2mm-------------45 a 65A
4 a 5mm------------------Ø2.5mm------------70 a 95A
6 a 7mm------------------Ø3.25mm-----------90 a 130A
8 a 12mm------------------Ø4mm------------130 a 160A
(retirado de uma tabela de uma maquina)
Como normalmente não existe muita coisa para soldar com espessuras superiores a 8mm, logo uma maquina com regulação até 140A chega e sobra para soldar quase tudo (portões em tubo ou barra, bancadas em tubo ou cantoneiras em L ou T etc..)
Nas maquinas de soldar convencionais (mais antigas) a regulação da intensidade de corrente(A) é muito importante, de inicio mais vale a pena começar a soldar com um pouco mais de Intensidade para derreter melhor o electrodo e as peças soldar, e depois ir ajustando a regulação da intensidade(baixando) até ao ponto certo. Por outro lado nestas maquinas o consumo electrico é maior e faz disparar o dijuntor no inicio da soldadura!..logo é necessário ter atenção aos Amperes que a maquina consome e á potencia(dijuntor da EDP) e onde vamos ligar a maquina!
Para usar a maquina numa habitação(garagem, moradia etc...) o maximo será os 16A que normalmente é o que uma tomada permite.
Mas hoje em dia existem maquinas mais modernas com "tecnologia inverter". Esta tecnologia tem a vantagem de consumir menos energia(quase 50% menos). As maquinas mais leves e portáteis(±6kg), algumas podem serem ligadas a um gerador e têm funções que ajudam muito quem vai soldar!...
Algumas dessas funções importantes são:
1- ANTI-STICK (Quando o electrodo "cola" a maquina baixa automaticamente a corrente ao minimo para que não permaneça colado).
2- HOT-START (Proporciona um arco electrico melhor no incio da soldadura).
3- ARC-FORCE (Dá potência adicional para melhor control do arco electrico durante a soldadura).
Claro que o custo de uma maquina de soldar Inverter(MMA) com estas 3 funções é mais elevado que uma maquina de soldar convencional, mas hoje em dia com ±250€ já se comprar uma maquina Inverter com regulação até 130A ou 140A de boa qualidade.
#-Tecnica Básica da Soldadura a Arco electrico:(seja numa maquina convencional ou inverter)
Básicamente passa por treinar algumas horas a soldar com várias espessuras de chapas, com vários Diametros de electrodos antes soldar o peças que queremos. Com uma maquina soldar convencional ao inicio "Colar o electrodo" é normal!...
A ideia é "riscar levemente" com o electrodo onde vamos soldar para dar inicio ao arco electrico, depois através a mascara vamos observando uma "gota vermelha"(que é onde está a ser depositado o material fundido do electrodo) e vamos deslocando a tal "gota" pelo local em queremos fazer o cordão de soldadura.
Os factores mais importantes durante a soldadura são:
- A velocidade uniforme de avanço com o electrodo descrevendo 2 tipos de movimentos. Do tipo ---- ou ))))) (os mais usados).
- A distancia entre o electrodo e as peças a soldar. Deve ser o mais uniforme possivel (não deve ser muita alta nem muito baixa).
- A inclinação do electrodo e se estamos a soldar na Horizontal, Vertical, por dentro ou por fora.
- A zona de junta das peças onde vamos fazer o cordão de soldadura deve ser uniforme e estar limpa de poeiras, ferrugem etc..
Nota: Se as peças forem aquecidas antes e depois(a maçarico) facilita a soldadura e ficamos com uma soldadura de melhor qualidade (sem tensões internas). Normalmente isto só é realizado para soldaduras rigorosas de qualidade.
O Revestimento exterior dos electrodos serve apenas para proteger a soldadura durante o tempo em que se está a dar a soldadura ou seja enquanto o material em estado fundido do electrodo está a depositar-se no cordão de soldadura. Forma-se uma "nuvem de gás" em que o ar e a humidade não entram. Razão pela qual os electrodos devem ser guardados longe da humidade ou em estufas proprias. No interior do electrodo está o material que depois de fundido vai dar origem ao cordão de soldadura.
O material de protecção mais importante é o seguinte:
- Luvas e Avental de cabedal(para evitar queimaduras)
- Mascara propria(protege olhos e cara de queimaduras)
Os acessorios são:
- Escova de Aço (para escolhar antes e depois do cordão de soldadura)
- Picareta pequena(para picar a capa que se forma e protege o cordão de soldadura)
Espero ter ajudado...agora toca a derreter electrocos!..eheh