Autor Tópico: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")  (Lida 8117 vezes)

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« em: Domingo, 06 de Novembro, 2016, 22:50:16 pm »
Advertisement
Advertisement
Boa a todos,
como já tinha dito no meu tópico das mesas de cabeceira, pretendo transformar este serrote num serrote de malhetes.



Os principais tópicos que pretendo modificar são:
-encurtar a lâmina. A actual tem 30cm e parece-me demais para o uso pretendido. Vou passar para 24cm.
-Mudar o TPI (dentes por polegada) de 13 para 16. A ideia original era para ser 20 mas depois de ler e de perceber a dificuldade que é criar e afiar serrotes de 20 TPI resolvi passar para 16.
-Meter dentes com o kerf bem menor (ângulo com que os dentes abrem em relação à espessura da lâmina e define a espessura do corte). Tive a ler e aprendi que o kerf reduzido é um dos apectos mais importantes destes serrotes e é essencial na finura do corte.
-Mudar o tipo de afiação de "crosscut" para "ripcut", mas adequado a malhetes de rabo de andorinha.
-Mudar a pega de "gentleman saw" para as pegas tradicionais.

Infelizmente hoje esqueci-me completamente das fotografias ao longo do processo para isso ficam as únicas que tenho até agora.

Lâmina já encortada e com os dentes já praticamente desbastados. Criei uma espécie de jig para fazer de torno para afiar serrotes. Funciona lindamente. Amanhã meto mais fotografias.


Molde temporário da pega num pedaço de contraplacado apenas para verificar tamanho. Em boa hora o fiz porque tive de aumentar a dimensão para a minha mão.


E fotografia do estado actual. A lâmina ainda não está presa e a pega está longe de estar acabada. É em carvalho dumas aduelas que iam para o lixo duma casa que ardeu. Foi esculpida à medida da minha mão e ergonomicamente está perfeita. Assenta que nem uma luva. O que está a dar mais trabalho é abrir a ranhura na pega para encaixar as costas da lâmina.
Em relação a estas costas abdiquei da solução em latão. Era demasiado complicado e requeria algumas ferramentas que não tenho por isso optei por simplificar a coisa e usar as costas do serrote actual que até funcionam bem.


Para os dentes usei um método do Paul Sellers mas meia dúzia deles ficaram maiores que outros. No entanto experimentei uns cortes só a segurar a lâmina com a mão e sem a pega e é imediata a diferença para o serrote antigo. Tem um corte muitíssimo mais limpo e mais fino. Aliás, a ranhura na pega nova para a lâmina foi serrada com a mesma lâmina segurada à mão, apenas com um pano para não magoar e cortou lindamente.

« Última modificação: Sexta, 07 de Fevereiro, 2020, 12:52:16 pm por AlexB »

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« Responder #1 em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 00:18:56 am »
Alex, isso e que foi coragem :o
Essa pega esta a ficar 5*, so precisa de trabalho de lixa.

Usou uma grosa para arredondar as esquinas?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« Responder #2 em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 00:24:58 am »
Coragem, nem muita. Na pior das hipóteses perco 4 ou 5 euros.  ;D
Sim, primeiro cortei a forma da pega com um tico-tico. Depois usei a tupia e aquela broca que arredonda as arestas mas como a minha broca é muito pequena pouco adiantou. O resto foi com grosas e limas mas ainda falta algum trabalho. Tanto de lima para tirar os rasgos da grosa e depois com lixa.
Mas como disse estou muito satisfeito, especialmente por o serrote cortar tão bem.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« Responder #3 em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 00:51:41 am »
Esta semana passada encontrei uns parafusos dourados que ficavam ai a matar.

Tive tambem a dar uma *tunada* na pega da plaina flamingo, porque tenho a mão gorda e a pega tinha madeira a mais.
Usei uma grosa e alguma paciência.
Tinha tambem uma parte pintada com tinta castanha para disfarçar uma madeira mais clara que agora fica tudo à vista e claro personalizado.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« Responder #4 em: Sábado, 12 de Novembro, 2016, 20:42:57 pm »
Ainda não está acabado, mas já serra. Falta finalizar a pega, mas já estava a ficar escuro e terá de ser amanhã.
Redimensionei o volume que suporta a lâmina. Ficou bem mais pequeno e mais estreito.
 


Ainda ponderei fazer uns medalhões em alumínio com uma rosca no meio para substituir estas porcas, mas o própósito deste projecto era acima de tudo ver se conseguia fazer um serrote funcional a partir de um outro de gama baixa, e sem ligar muito à estética e acima de tudo sem gastar um tostão para além dos 4 euros do serrote original. Acabou por ficar com umas simples roscas. O carvalho da pega é tão duro que dispensa anilhas. Apenas cortei o excesso do parafuso.



Agora o mais importante que é o corte. Na lâmina, nos  6 cm iniciais meti uns dentes com um ângulo de ataque inferior aos 90º típicos do ripcut. Comecei no primeiro cm quase com uns dentes de crosscut e depois fui aumentando o ângulo gradualmente até aos 90º. Tudo à maneira do mestre Paul Sellers. Isto faz com que seja muito fácil e rápido de começar o corte.
Mesmo com uns quantos dentes "estranhos" e fora do tamanho em relação aos outros por nabice minha, no geral o serrote corta mesmo muito bem. É super rápido, arranca sem custo absolutamente nenhum e depois de arrancar são 2 ou 3 segundos até fazer um corte com cerca de 2 a 3 cm. E o corte é muitíssimo mais limpo que no serrote original.
Uma fotografia vale mais que mil palavras. Os dois cortes da esquerda foram com um serrote igual ao que usei neste projecto. Nos dois cortes seguintes, estava a segurar mal no serrote e nota-se logo o desvio. Nos últimos mudei a forma de segurar e foi imediata a melhoria.


Para além das mudanças à vista ainda resolvi polir a lâmina até uma lixa de 1200, visto que nos serrotes mais caros, salta à vista o polimento das lâminas.
Só falta acabar a pega para eliminar as imperfeições e fica pronto.
O único aspecto negativo tem a ver com as costas. Para facilitar, usei as costas do serrote original e estas são pouco rígidas. Não me parece grave, até porque ao encurtar a lâmina, esta também ganhou rigidez, mas se tivesse umas costas mais robustas não se perdia nada. Ainda estou a ponderar comprar outro serrote igual só para lhe sacar as costas e meter por cima destas.

Em jeito de conclusão, devo dizer que fiquei muito satisfeito com o resultado. Não é nenhum serrote topo de gama como é evidente, mas é seguramente muito melhor que qualquer um que se compre nas lojas onde tenho acesso e no total custou menos que 5 euros. Faz-me um corte muito limpo, fácil e rápido e principalmente transformei uma ferramenta que não me tinha utilidade numa que me permitirá pelo menos  iniciar a aprendizagem nos malhetes.
Gastei cerca de um dia e meio.

Aconselho a todos os que queiram um serrote melhor e lhes custe dar muitas dezenas ou mesmo centenas de euros por um serrote a sério, e acima de tudo tenham paciência para este trabalho.
« Última modificação: Terça, 29 de Maio, 2018, 03:31:53 am por AlexB »

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« Responder #5 em: Domingo, 13 de Novembro, 2016, 01:20:57 am »
Isso é que foi coragem.
Eu optei por fazer latas do meu.

O cabo esta muito catita. Que acabamento vai dar ?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« Responder #6 em: Domingo, 13 de Novembro, 2016, 09:50:29 am »
Uma coisa vos posso afiançar

SOZINHO não conseguiria fazer este trabalho

 8)  8)
Henrique

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« Responder #7 em: Domingo, 13 de Novembro, 2016, 14:50:53 pm »
bata001, não é a primeira vez que oiço isso mas vou responder com uma pergunta. Quantas vezes tentou? Às vezes quando nos lançamos num projecto com vontade conseguimos coisas que nos pareciam impossiveis. Eu não tenho nenhuma habilidade especial e as únicas que usei foi a vontade e muita paciência.

Depois de um par de horas esta manhã, a forma final da pega está feita. Não acrescenta nada à funcionalidade, mas fica com outra pinta.  ;D
 Agora é só lixar e acabamento. Na net o mais consensual para pegas de ferramentas é o óleo Dinamarquês ou mesmo verniz, mas como não gosto do verniz e óleo Dinamarquês não tenho, vai o óleo de tungue que é o que usei nas plainas e para já cumpre.



« Última modificação: Terça, 29 de Maio, 2018, 03:35:43 am por AlexB »

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« Responder #8 em: Domingo, 13 de Novembro, 2016, 15:02:38 pm »
AlexB

Tenho que concordar

por vezes dou por mim a olhar para coisas que fiz e  vem-me ao pensamento a crucial pergunta

" Como é que eu consegui fazer isto? "

quanto ao serrote 5 *****

agora só falta o acabamento para a malta ver
Henrique

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« Responder #9 em: Domingo, 13 de Novembro, 2016, 19:52:19 pm »
Projecto acabado! :)
Já com a primeira demão de óleo. Amanhã ainda lhe meto mais duas demãos, mas acho que o essencial já está.



« Última modificação: Terça, 29 de Maio, 2018, 03:34:59 am por AlexB »

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« Responder #10 em: Domingo, 13 de Novembro, 2016, 20:38:52 pm »
Gosto do toque ergonomico para o indicador
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« Responder #11 em: Segunda, 14 de Novembro, 2016, 11:15:36 am »

Como meteu a "trava" (set, kerf) no serrote?
Os dentes a a trava parecem bastante irregulares, apenas pela imagem diria que o corte nao seria consistente,
mas se diz que funciona bem, contra factos não há argumentos...

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« Responder #12 em: Segunda, 14 de Novembro, 2016, 13:15:15 pm »
Cerdeira, tem alguns dentes irregulares mas para as ultimas imagens, limpei a lâmina com um pedaço de papel higiénico que tinha algum óleo e ficou com pequenos pedaços agarrados e isse também ajuda a aumentar o defeito aparente. A maior parte das irregularidades tem a ver com o facto que quando estava a serrar os dentes, antes da lima serrei demasiado e ficaram fundos demais. No entanto o topo dos dentes está alinhado o que faz com que o corte seja fluido. Ainda lhe dei uma passagem por cima com uma lima muito ao de leve só para eliminar alguma irregularidade.

Para o kerf, tive de inventar mas acabou por resultar. Deitei a lâmina numa madeira bem plana e com uma broca de 2mm sobre cada um dos dentes e um pequeno martelo dei uma pequena pancada seca em cada dois dentes. Depois mudei o lado da lâmina e repeti o processo nos dentes alternados. O resultado ficou satisfatório mas só para garantir a regularidade do afastamento lateral fiz duas passagens com uma pedra de diamante na lateral da lâmina em ambos os lados. Isto garantiu que o afastamento lateral ficasse bastante regular. Esta dica foi tirada de um dos videos do youtube de um tipo que fabrica uns serrotes impecáveis mas caríssimos.
Só como nota a lâmina tem 0.59mm de espessura e o kerf tem 0.75 mm mais ou menos. Tem menos de um décimo de milímetro para cada lado mas a lâmina não morde nada a madeira. Já experimentei com pinho, sapelli e carvalho.

Não é preciso ser um expert para perceber que o meu serrote não terá o corte dos serrotes mais caros, mas é seguramente muito melhor que o que tinha e não me parece que para o meu nível, seja por causa dele que não irei aprender a fazer malhetes. Como se pode ver na fotografia o corte é muito limpo e direitinho.
« Última modificação: Terça, 29 de Maio, 2018, 03:34:20 am por AlexB »

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« Responder #13 em: Segunda, 14 de Novembro, 2016, 14:05:07 pm »
Entretanto o exame final  :)
É o malhete mais simples que existe. Foi feito com dois pedaços de madeira só mesmo para experimentar num exemplo prático a acima de tudo para ter garantias que saía alguma coisa de jeito.
Às vezes o ego precisa de pequenos sucessos nem que seja para manter os ânimos para os desafios a sério. Para mim, está óptimo. Agora só falta fazer malhetes com mais que um rabo de andorinha.

« Última modificação: Terça, 29 de Maio, 2018, 03:34:07 am por AlexB »

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« Responder #14 em: Segunda, 14 de Novembro, 2016, 14:12:58 pm »
Agora só falta fazer malhetes com mais que um rabo de andorinha.

Meu caro

quem faz um faz um cento

um dia ainda vou fazer uns iguais
Henrique