Autor Tópico: Jig para afilamento  (Lida 16790 vezes)

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Jig para afilamento
« Responder #15 em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 09:37:14 am »
Advertisement
Advertisement
Oh, deixe estar, não vou sequer tentar convencê-lo do contrário. Parece-me que não tem quaisquer problemas com com o seu ego.

????
Com esta fiquei triste, e não estou a ser irónico.
GLFaria, a minha participação aqui no forum deve-se a 3 razões. Adoro falar dos meu hobbies com pessoas que têm o mesmo prazer; acelerar a minha aprendizagem e por fim contribuir para que outros também possam aprender com o meu curto conhecimento na matéria. Aceito sempre as críticas e opiniões, aliás elas são o motor por detrás das três razãos da minha participação. Na grande maioria concordo, em outras discordo. Mas sempre que discordo tento fundamentar ou pelo menos justificar a minha discordância.
Neste caso até fundamentei a minha discordância com um facto.
Pelo menos para mim isto nunca foi uma luta de egos.
Da próxima vez que opinar sobre o meu ego ou qualquer outra característica que nada tenha a ver com bricolage, agradecia que tivesse a delicadeza de o fazer em privado e se não for pedir muito que o justifique.
Atenciosamente.

Pajo, quando comprei o meu guia da Stanley e constatei que não conseguia resultados satisfatórios com o mesmo, procurei obviamente por alternativas e encontrei outros guias com funcionamentos de aperto laterais. Como sou viciado em reviews fui à procura dos mesmos para não repetir o erro do da Stanley e encontrei relatos que por serem de aperto lateral, em lâminas maiores e mais finas como as das plainas normais, este aperto criava uma micro curvatura na lâmina. Era imperceptível a olho nu mas visto que queremos um gume preciso o suficiente para fazer lascas de microns, esta curvatura prejudicava esse propósito. Não sei se é verdade ou não mas pelo menos para mim a lógica por detrás do argumento fez-me não ir por esses guias. Até há videos na net de pessoas que fizeram alterações nesses guias e criaram pequenas concavidades nas superfícies que suportam a lâmina para contrabalançar essa curvatura aquando apertada. Acontece que para fazer este trabalho é preciso maquinaria de precisão que eu não tenho.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Jig para afilamento
« Responder #16 em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 23:13:51 pm »
...quando começei a ver os requesitos vi que tinha de manter a 30º e afiar decentemente começei a procurar algo para ajudar. A ideia é afiar com lixas, tenho de 400, 600 e 1000
Com toda esta troca de galhardetes, ficou esquecida uma resposta concreta e útil à sua questão.
Não sei se ainda está interessado. Se estiver e achar que a minha (pouca) experiência o pode eventualmente ajudar, posso preparar qualquer coisa, com fotografias e "bonecos", sobre os materiais e técnica que utilizava quando afiava com lixa. Não quero dizer que eram os melhores ou os mais correctos, apenas que era daquela forma que eu o fazia (deixei de afiar assim não porque não resultasse, resulta muito bem, apenas porque não é um sistema muito prático com as restrições que tenho. Mas guardo o material todo como back-up).

Agradeço apenas que diga se está interessado ou se acha que já não precisa (não se preocupe, não fico melindrado se optar pela negativa), porque do modo como eu redijo os meus textos vou demorar alguns dias.

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Jig para afilamento
« Responder #17 em: Terça, 08 de Novembro, 2016, 00:08:33 am »
Estive a dar uma vista de olhos mais cuidada ao dispositivo mostrado pelo nogueiraf. Por favor notem que o que se segue é apenas a minha opinião pessoal. Como tal, sujeita a contraditório.
Continuo a achar a ideia conceptualmente interessante. Dito isto, não acredito que um  dispositivo deste tipo possa ser construído em madeira.

Precisamente! Conceptualmente é interessante, mas na prática parece difícil de fazer funcionar de modo preciso.

GLFaria, o que faria para melhorar este dispositivo, mantendo a simplicidade de construção, mas realizando-o não em madeira, mas aço?

Se ficar uma coisa simples de fazer, talvez eu consiga fazer um protótipo  ::)
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Jig para afilamento
« Responder #18 em: Quarta, 09 de Novembro, 2016, 03:26:28 am »
GLFaria, o que faria para melhorar este dispositivo, mantendo a simplicidade de construção, mas realizando-o não em madeira, mas aço?

Estou a trabalhar nisso. Mas se já tem uma ideia da forma como trabalho, sabe que vai demorar um par de dias. Aviso já que vou ser um bocado destrutivo  :)

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Jig para afilamento
« Responder #19 em: Quarta, 09 de Novembro, 2016, 13:26:05 pm »
Estou a trabalhar nisso. Mas se já tem uma ideia da forma como trabalho, sabe que vai demorar um par de dias. Aviso já que vou ser um bocado destrutivo  :)

Até pode demorar um par de semanas... Não faça algo muito difícil de maquinar... Só para haver mais probabilidades de eu conseguir realizar o protótipo...
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Jig para afilamento
« Responder #20 em: Quarta, 09 de Novembro, 2016, 14:40:52 pm »
Linnnnndo  ;D ;D ;D ;D ;D
Esta-mos a assistir ao nascimento da 1* ferramenta desenvolvida e fabricada por membros do Fórum Bricolage Total.

Estou a gostar de acompanhar.

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Jig para afilamento
« Responder #21 em: Quarta, 09 de Novembro, 2016, 16:35:10 pm »
Peço desculpas pela ausência, mas como no fim de semana passado fiz a minha primeira maratona, tenho estado ausente com os preparativos e a recuperação da mesma.
 
Agradeço as respostas de todos e efectivamente aquilo que se aprende é fantástico!!!
Entretanto estou a ponderar antes fazer o jig do Heisz para testar a coisa, mas qualquer mais informação é bem-vinda

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Jig para afilamento
« Responder #22 em: Quarta, 09 de Novembro, 2016, 22:24:36 pm »
meu caro

é seguir em frente, colocar as fotos e depois dar-nos o fio do beck  (  feedback)

 ;D ;D ;D
Henrique

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Jig para afilamento
« Responder #23 em: Domingo, 13 de Novembro, 2016, 01:34:21 am »
GLFaria, o que faria para melhorar este dispositivo, mantendo a simplicidade de construção, mas realizando-o não em madeira, mas aço?

Ora bem, aqui vai - bastante diferente do que perguntava

É simples – esquecia esse desenho e começava do princípio!
Quando revi o desenho vi que a única coisa de facto “conceptualmente interessante” – o sistema de varetas deslizantes – não é nada de novo, e para agravar está mal aplicado.

Os dispositivos de afiar são um assunto muito, muito batido (como dizem os britânicos, “batido até à morte”). Ao longo do tempo já foram projectados, e em muitos casos patenteados literalmente milhares de tipos e formas, cada tipo com as suas qualidades, limitações ou inconvenientes específicos, independentemente da qualidade de execução. Não vejo qualquer interesse nem acho particularmente inteligente tentar projectar uma “variante” só por fazer algo de diferente.
Na internet (onde mais?...) há muitos exemplos e descrições de modelos feitos “pelo próprio”. Basta procura “honing guide” ou “honing guide self-made” ou variações sobre este tema para encontrar ligações para um monte deles.

Como não tenho prazer nenhum em repetir coisas que já estão escritas por pessoas que sabem muito mais do que eu, aqui vão ligações para dois artigos (pois é, lamentavelmente em inglês…) muito interessantes, com avaliações de um certo número de dispositivos:
http://www.popularwoodworking.com/wp-content/uploads/2010/10//Honing_Guides.pdf
http://www.woodworkersjournal.com/chisel-and-plane-honing-guide-reviews/

Só para dar uma (minúscula) ideia, anexo duas fotos de conjunto – uma de dispositivos que rolam sobre o abrasivo, outra de alguns que rolam ou deslizam fora do abrasivo. Como não gosto muito de ter roletes a movimentarem-se sobre o abrasivo, já fiz três versões diferentes deste último tipo, mas acho-lhes mais inconvenientes do que vantagens.

Uma dica que pode ser útil - o Richard Kell (http://www.richardkell.co.uk/) propõe uma solução muito interessante para evitar ter que reajustar a posição do ferro para modificar o ângulo, quando se passa do desbaste do bisel primário para o secundário – fazer os rodízios rolarem sobre duas réguas de 3mm de espessura colocadas sobre o abrasivo. Isso obriga a inclinar mais o dispositivo e dá o ângulo necessário ao bisel secundário. Junto um “boneco” para se perceber melhor o que quero dizer.

Junto também um “boneco” para mostrar a vantagem de os ferros serem montados o mais abaixo possível no dispositivo (há limites, penso que o Kell deixou de fornecer rodízios pequenos porque era muito difícil ajustar os ferros, havia pouco espaço para os dedos.
(as ferramentas de desenho do Excel dão um jeitão, raramente recorro ao Sketchup)





bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Jig para afilamento
« Responder #24 em: Segunda, 21 de Novembro, 2016, 18:50:36 pm »
E eis aqui mais um Gabarito/Jig

???? Funciona com resultados pelo menos aceitáveis ???????

Só testando

https://www.youtube.com/watch?v=CmP-HO8vetk


PS:pessoalmente não acho que resulte, mas..... nunca se sabe
« Última modificação: Segunda, 21 de Novembro, 2016, 18:58:48 pm por bata001 »
Henrique

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Jig para afilamento
« Responder #25 em: Segunda, 21 de Novembro, 2016, 22:52:30 pm »
Como suporte para formão talves funcione para quem não tem a coordenação de mãos necessária.
Acho que lhe falta qqc para marcar o paralelismo.

Para plaina????????
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Jig para afilamento
« Responder #26 em: Terça, 22 de Novembro, 2016, 11:51:22 am »
Saltamos da bricolage para a jardinagem - o sujeito está mas é a empurrar um carrinho de mão! Porque como dispositivo para afiar...

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Jig para afilamento
« Responder #27 em: Terça, 22 de Novembro, 2016, 14:43:51 pm »
Pois.....

Não sei Não.....

mas segue aqui mais um exemplo

https://www.youtube.com/watch?v=pATqY7ttMfQ

Henrique