Bricolage Total

Obras, reparações e alterações (em casa e não só) => Ferramentas => Tópico iniciado por: nogueiraf em Sexta, 04 de Novembro, 2016, 11:00:25 am

Título: Jig para afilamento
Enviado por: nogueiraf em Sexta, 04 de Novembro, 2016, 11:00:25 am
Nas minhas buscas no pintrest encontrei este jig para o afilamento de formões e plainas, como não entendo nada disto pergunto aos especialistas (qualquer um que tenha afiado um formão ou plaina é especialista para mim) o que acham disto

(https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/bc/5b/fe/bc5bfee5c6bf71821a92e8b2d7031f49.jpg)

https://pt.pinterest.com/pin/AVj_2v2n3ML9xTKxwWYAeoBZnsGUAQERsQzX074HnkvcjuPzHOr1qMg/ (https://pt.pinterest.com/pin/AVj_2v2n3ML9xTKxwWYAeoBZnsGUAQERsQzX074HnkvcjuPzHOr1qMg/)
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: bata001 em Sexta, 04 de Novembro, 2016, 17:25:59 pm
não sei se resulta

mas o John Heisz tem algo semelhante

https://www.youtube.com/watch?v=KkKzmN2Qw4k (https://www.youtube.com/watch?v=KkKzmN2Qw4k)
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: GLFaria em Sexta, 04 de Novembro, 2016, 17:46:57 pm
Também o tinha visto, sou frequentador (excessivo) do Pinterest.
Embora não o vá construir, achei a ideia suficientemente interessante para a guardar no meu "repositório de ideias" no computador.

Penso que, embora mantenha um certo número de limitações, a ideia pode ser mais desenvolvida, e possivelmente simplificada, nalguns pontos. Penso que lhe posso dar algumas ideias se estiver suficientemente interessado para o ir construir.

bata001 - o do Heisz tem pelo menos uma diferença, que considero fundamental, em relação a este.
Há literalmente milhares de ideias para dispositivos destes, uma mais simples outras mais complicadas. Cada uma com as suas limitações. Já construi diversos tipos.
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: nogueiraf em Sábado, 05 de Novembro, 2016, 17:32:06 pm
bata001 excelente video o jig tem uma simplicidade muito boa
GLFaria se me fizer o favor de expandir mais um pouco agradeço, é que comprei um conjunto de formões para treinar o afilamento e trabalhar com os mesmos, e quando começei a ver os requesitos vi que tinha de manter a 30º e afiar decentemente começei a procurar algo para ajudar. A ideia é afiar com lixas, tenho de 400, 600 e 1000
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: bata001 em Sábado, 05 de Novembro, 2016, 18:45:01 pm
eu até podia prometer que mais tarde, etc, etc....

mas não sei onde andam

três "chapas diamantadas? " que comprei penso eu no " AKI " para substituir as lixas

por isso não vou mostrar

O LIXO É MUITO  ;D ;D ;D ;D
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: GLFaria em Sábado, 05 de Novembro, 2016, 21:55:29 pm
bata001 excelente video o jig tem uma simplicidade muito boa
GLFaria se me fizer o favor de expandir mais um pouco agradeço, é que comprei um conjunto de formões para treinar o afilamento e trabalhar com os mesmos, e quando começei a ver os requesitos vi que tinha de manter a 30º e afiar decentemente começei a procurar algo para ajudar. A ideia é afiar com lixas, tenho de 400, 600 e 1000

Se não se importa vou só dar umas quantas ideias, mais tarde poderei desenvolver um pouco mais se for preciso (sou um "escritor" muito lento, e exprimo-me melhor por "bonecos" do que por palavras...). Isto pode tornar-se um bocado extenso, e vou começar com alguns tópicos sobre afiamento em geral. Noutro post passarei ao dispositivo em questão

Antes de mais, e uma vez que o menciona, é preciso compreender a função como é geralmente feito o afiamento de um formão. São geralmente (mas nem sempre) formados dois biséis.

O primeiro bisel, a aproximadamente 25º, é simplesmente para fazer a transição entre a espessura do ferro e o fio do formão. Até pode não ser um bisel, se se utilizar uma esmeriladora, caso em que é preciso tomar muito cuidado para não dar cabo da têmpera do aço.
Se ficar muito abaixo de 25º, a frente do ferro pode ficar fraca para algumas utilizações. Se for muito acima, afiar o bisel secundário, aquele que realmente vai cortar, obriga à a remoção de muito material. Os +-25º são um simples resultado empírico da experiência acumulada. Digamos que o valor pode oscilar entre os 23º e os 27º sem grandes problemas.

O segundo bisel, aquele que realmente corta, tem habitualmente um ângulo à volta de 30º. Mas os 30º não são sagrados. Pode perfeitamente usar entre uns 27º-32º sem problemas. Trata-se novamente de um compromisso entre a robustez e a facilidade de corte. Se só utilizar o formão para aparar madeiras macias até pode ir abaixo destes valores, com a certeza que o fio dura menos e que vai ter de afiar mais frequentemente.
A faixa do ferro que corta é relativamente estreita, apenas uns décimos de mm até a apara começar a levantar. Por isso, o segundo bisel não tem de ser muito extenso, até convém que seja o mais estreito possível para dilatar o tempo entre as reconstituições do bisel primário, que é o que dá mais trabalho.

Quanto à lixa, provavelmente vão-lhe dizer que P1000 é muito grosso, e que o bisel secundário e as costas do ferro têm de estar polidas como espelhos. Não é tanto assim. Novamente, é necessário compreender o argumento ( e a realidade) por trás desta recomendação. O fio de uma ferramenta deveria corresponder, idealmente, à intersecção de dois planos. No caso, o plano onde estão as costas do ferro, e o plano do bisel secundário. Para estas faces estarem o mais próximo possível da perfeição teórica de um "plano" (que, já agora, nunca atingem) é necessário que estejam perfeitamente polidas. Se não for assim, não constituirão realmente dois planos, a sua intersecção não será perfeita, e o gume cortará menos do que "perfeitamente".
Agora, é isto assim tão importante? Pode ser ou não, dependendo das aplicações. Para cortes de muita precisão ou em madeiras difíceis, sejam elas macias ou duras, quanto mais polido melhor - o fio dura mais e exige menos esforço no corte. Mas eu, com a minha falta de conhecimentos, dou-me ao luxo de dizer que na maioria dos casos, afiar até P1000 ou P1200 é mais do que o suficiente. O Paul Sellers tem um vídeo muito interessante sobre este tema, aplicado a plainas, que desmistifica um pouco a questão: https://www.youtube.com/watch?v=UbAo4RpM7oM 
Note que ele não quer realmente dizer que basta afiar até ao grão 250 para trabalhar. O que quer dizer é que, para uma amador, é possível trabalhar desta forma. Vai obrigar a um pouco mais de esforço no corte, o fio vai durar menos, o acabamento da superfície pode não ficar tão bom, mas é perfeitamente possível.

Caso lhe possa interessar, a sequência que uso actualmente é P250-P600-P1200, este último só para o bisel secundário, seguidos de
um assentador de cabedal onde aplico um produto de polimento de que nem conheço a composição (um sabão de polir verde, que penso ser óxido de alumínio - embora seja verde, não é crómio). Há quem não utilize assentador, eu prefiro utilizar porque noto uma diferença na facilidade de corte. Mas note, por favor, que neste campo eu não sou mais do que um principiante ordinário, cuja formação nestes temas vem apenas das asneiras que tenho feito ao longo dos anos e da teoria que tenho aprendido por leitura.

Quanto ao líquido a utilizar (pode afiar a seco, mas faz mais pó e a lixa dura menos), sugiro umas gotas de óleo mineral (óleo Johnson para bébé, pois claro...  :) ). A água faz a lixa encaracolar muito. A ideia não é minha, é de um dos estudiosos da afiação que utiliza o sistema da lixa. Antes utilizava água, experimentei o óleo e "fiquei cliente".

Vou acabar este, que já vai longo, e organizar as ideias para o seguinte, abordando as minhas ideias acerca deste dispositivo específico. Aqui vai com um dos meus rústicos "bonecos" em Excel
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: pajo em Domingo, 06 de Novembro, 2016, 09:07:45 am
Eu tenho andado a namorar um daqueles Richard Kell (o das rodas grandes).
Mas está em estudo a construção de algo parecido. (Felizmente o chinês ca do sitio tem rolamentos a partir de 0.75€ a peça ). 
Não custa tentar.
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: bata001 em Domingo, 06 de Novembro, 2016, 10:24:57 am
Eu tenho andado a namorar um daqueles Richard Kell (o das rodas grandes).

e comecei a pensar...............................

isso não será mais design que funcionalidade?
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: pajo em Domingo, 06 de Novembro, 2016, 11:36:45 am
Eu tenho andado a namorar um daqueles Richard Kell (o das rodas grandes).

e comecei a pensar...............................

isso não será mais design que funcionalidade?

Talvez!
Mas como tenho alguma facilidade em trabalhar com metal, tenho em casa varão inox 5mm c/s rosca que sobrou de outra engenhoca, gastei 2,50€ em 2 rolamentos do chinês agora so tenho de chatear o meu amigo torneiro (esperar que ele tenha paciência para me aturar) e fazer as peças do centro.
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: GLFaria em Domingo, 06 de Novembro, 2016, 15:17:38 pm
...
isso não será mais design que funcionalidade?
Não, não é. Tenho um, é prático - exceptuando o facto de, ao afiar ferros estreitos,  as varetas sobressaírem muito a um dos lados - e resulta bem. Vamos ver quanto tempo dura sem problemas, as referências que tenho visto são boas. Mas não é exactamente barato!
A execução não deve ser fácil, porque exige alinhamentos muito rigorosos e tolerâncias bastante apertadas. Mas se o pajo se meter nisso estou com curiosidade de ver o que consegue   ;)
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: AlexB em Domingo, 06 de Novembro, 2016, 21:32:47 pm
Eu pessoalmente, pelo menos para a minha forma de afiar evitaria jigs em madeira, pelo simples facto do contacto com a água.
Eu tenho um daqueles Stanley que toda a gente diz que não vale nada. E de facto ele não tem nenhuma forma de colocarmos as lâminas ou formões perfeitamente perpendiculares, aspecto essencial para ter um bom trabalho. No entanto ele tem algumas coisas positivas. Segura muito bem a lâmina sem a dobrar, coisa quer todos os jigs de aperto lateral fazem, tem dois rodados o que lhe dá estabilidade e o metal de que é feito, apesar de mau aspecto, até à data não enferruja e ele leva água praticamente todos os dias e nunca lhe meti óleo protector. O que eu faço como garantir a perpendicularidade da lâmina foi colocar numa pequena placa de MDF uma pequena régua de madeira perfeitamente perpendicular a uma das faces e uso esta régua para encostar a lâmina de forma a que esta fique a 90º em relação à face do MDF. Depois, é só colocar o guia da Stanley até este encostar ao MDF e pronto, fico com a lâmina colocada na perfeição. Até à data tem resultado optimamente e poupo-me um dinheirão num jig mais caro.

Num outro tópico falei dumas lixas de granulometria muito pequena, até 12000. Recentemente descobri um problema na minha forma de afiar que me deu problemas. Ultimamente, como já tenho as lâminas afiadas, só uso meia dúzia de passagens nestas lixas para manter o gume. O problema é que por terem um suporte macio elas criaram uma espécie de barriga junto ao gume o que faz que embora super afiado este passe por cima das irregularidades da madeira ao invés de as cortar. Este problema também acontece com a pele de polimento. A solução é simples e consiste em passar sempre o gume numa lixa dura ou numa pedra e só depois passar nestas superfícies mais moles para o polimento final. Podem-no fazer umas duas ou 3 vezes mas mais que isso passem sempre suma superfície mais dura.
De qualquer forma o que o GLFaria disse está correcto. Com uma lixa de 1000 ou 1200 já ficam com um belo gume para trabalhar.
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: GLFaria em Domingo, 06 de Novembro, 2016, 23:47:14 pm
Estive a dar uma vista de olhos mais cuidada ao dispositivo mostrado pelo nogueiraf. Por favor notem que o que se segue é apenas a minha opinião pessoal. Como tal, sujeita a contraditório.
Continuo a achar a ideia conceptualmente interessante. Dito isto, não acredito que um  dispositivo deste tipo possa ser construído em madeira.

O que gosto: o sistema de aperto da ferramenta, que aliás não é original (e que é a tal “diferença fundamental” em relação ao dispositivo do J. Heisz)
O que não gosto: quase tudo o resto, principalmente por ser construído em madeira.

Quanto aos materiais:
- As características da madeira não se compadecem com a precisão necessária na furação e com a consistência do alinhamento dos vários componentes. Qualquer empeno, ou desalinhamento, ou inchamento da madeira, pode comprometer o funcionamento. Aquelas varetas-guia de madeira estão mesmo a pedir…
Se forem usadas varetas metálica ou de fibra de carbono, talvez possa resultar. Talvez.

- Segue-se o problema de conseguir uma folga mínima deslizante entre os furos da lateral móvel e o diâmetro das varetas. Essa folga tem que se manter ao longo da vida útil do dispositivo. Como as laterais são de madeira…  É possível que encasquilhando os furos com um tubo que se ajuste às varetas de forma deslizante a coisa resulte, mas alinhar esses casquilhos é delicado.

Quanto à concepção:
- Sem um texto a explicar porquê, não vejo qualquer razão para os ângulos de 35º e 25º nas laterias, indicados no desenho. Tenho uma ideia do que poderá estar na origem disso, e considero que é um erro de concepção.

- Fazer uma ranhura só permite montar ferros com espessura inferior à largura dessa ranhura. Se for estreita não cabem lá os ferros mais espessos. Mas se for suficientemente larga para caberem os ferros mais grossos, os ferros mais finos ficam à larga, e é sempre preciso encostá-los acima ou abaixo, e sempre da mesma maneira, para manter a consistência do ângulo. Então, para quê uma ranhura? Só se for por ser fácil de fazer com uma serra de mesa. Um batente de encosto sim, mas uma ranhura só atrapalha (no caso do Kell mencionado pelo pajo o encosto é feito nas varetas-guia)

- Acho sempre preferível que a face de encosto do ferro ao dispositivo seja sempre do lado oposto ao bisel. Não vou explicar agora porquê, isso ia obrigar-me a escrever mais (ou seja, puxar mais pela cabeça para fazer um texto conciso e claro), e talvez mesmo fazer mais um ou dois bonecos… Não me apetece.

O tipo de dispositivo mostrado pelo J.Heisz é bastante mais fácil de fazer. A meu ver só tem o inconveniente de, como a superfície de apoio é larga, para poder aceitar ferros de várias larguras, é necessário não só posicionar o ferro longitudinalmente (é isso que vai determinar o ângulo do bisel), mas também acertá-lo de forma a ficar a 90º com a parte frontal do dispositivo.

AlexB:
Não há qualquer problema com os dispositivos de madeira, desde que se lhe dê regularmente uma passagem de óleo. E se utilizar óleo mineral como lubrificante, melhor ainda. Já fiz e utilizei um certo número deles.
O mais simples de todos, penso, é o modelo proposto pelo Brent Beach (ver foto), que tem o inconveniente de necessitar um compromisso entre o comprimento do ferro, a altura do bloco de madeira, e o curso útil, que é sempre relativamente curto. Precisei de fazer dois tamanhos, um para ferros compridos e outro para ferros curtos, e na situação mais favorável - ou seja, com os ferros mais compridos, não conseguia ter um curso útil de mais de 11-12cm, se bem me lembro.

Quanto ao da Stanley, sem querer desfazer na sua opinião e sem querer ser bruto demais, é uma verdadeira desgraça - o sistema de aperto é mau, o alinhamento não é assegurado e o ferro desvia-se com facilidade, a repetibilidade é, para todos os efeitos, nula. Tenho um do modelo antigo, que devo ter comprado algures na década de 1970. Está há anos numa caixa dentro de uma gaveta (fui verificar agora, há muito tempo que não o via mas ainda lá está). Já pensei deitá-lo fora, mas tenho uma certa relutância em deitar fora ferramentas, mesmo ordinárias. Se o AlexB ou qualquer outro membro do fórum estiver interessado, dou-o e envio-o de graça (creio que em tempos já fiz esta proposta, mas na altura ninguém o quis).
Atendendo a que nas últimas dezenas de anos a Stanley só tem piorado, não imagino qual será a qualidade dos actuais.
...
"De qualquer forma o que o GLFaria disse está correcto..."  ::)

Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: AlexB em Segunda, 07 de Novembro, 2016, 00:05:23 am
GLFaria, como disse, o Stanley só por si não tem forma de garantir a correcta posição da lâmina ou formão, mas com o jig que eu fiz, que não é mais que um pedaço de mdf com uma peça de madeira a 90º com uma das faces, a lâmina fica tão bem posicionada como qualquer outro sistema mais caro. E uma vez apertada é impossivel que ela saia do sítio a menos que a martelemos. E ainda tem a vantagem que por ser apertada de baixo para cima não dobra ou contrário de todos estes sistemas que aparecem neste tópico.
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: pajo em Segunda, 07 de Novembro, 2016, 00:42:08 am
Creio que tenho aprendido muito nos ultimos tempos
Realmente es ferramentas manuais não eram a minha praia!

Estou atento ao assunto, até porque investi algum dinheiro em ferramenta manual para madeira (não foi nenhuma fortuna mas quero ver como me dou). :-[

Supostamente o acto de afiar um ferro so por si ja pareçe delicado, não estou a perceber porque o Alex refere que o ferro dobra.

Para mim (ai da não afiei nenhum) a forca exercida deve ser moderada (para evitar o aquecimento) e aplicada o mais proximo do gume e distribuido por essa linha na horizontal.

Corrijam-me p/f se estiver enganado.
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: GLFaria em Segunda, 07 de Novembro, 2016, 01:02:13 am
GLFaria, como disse, o Stanley só por si não tem forma de garantir a correcta posição da lâmina ou formão, mas com o jig que eu fiz, que não é mais que um pedaço de mdf com uma peça de madeira a 90º com uma das faces, a lâmina fica tão bem posicionada como qualquer outro sistema mais caro. E uma vez apertada é impossivel que ela saia do sítio a menos que a martelemos. E ainda tem a vantagem que por ser apertada de baixo para cima não dobra ou contrário de todos estes sistemas que aparecem neste tópico.

Oh, deixe estar, não vou sequer tentar convencê-lo do contrário. Parece-me que não tem quaisquer problemas com com o seu ego.
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: AlexB em Segunda, 07 de Novembro, 2016, 09:37:14 am
Oh, deixe estar, não vou sequer tentar convencê-lo do contrário. Parece-me que não tem quaisquer problemas com com o seu ego.

????
Com esta fiquei triste, e não estou a ser irónico.
GLFaria, a minha participação aqui no forum deve-se a 3 razões. Adoro falar dos meu hobbies com pessoas que têm o mesmo prazer; acelerar a minha aprendizagem e por fim contribuir para que outros também possam aprender com o meu curto conhecimento na matéria. Aceito sempre as críticas e opiniões, aliás elas são o motor por detrás das três razãos da minha participação. Na grande maioria concordo, em outras discordo. Mas sempre que discordo tento fundamentar ou pelo menos justificar a minha discordância.
Neste caso até fundamentei a minha discordância com um facto.
Pelo menos para mim isto nunca foi uma luta de egos.
Da próxima vez que opinar sobre o meu ego ou qualquer outra característica que nada tenha a ver com bricolage, agradecia que tivesse a delicadeza de o fazer em privado e se não for pedir muito que o justifique.
Atenciosamente.

Pajo, quando comprei o meu guia da Stanley e constatei que não conseguia resultados satisfatórios com o mesmo, procurei obviamente por alternativas e encontrei outros guias com funcionamentos de aperto laterais. Como sou viciado em reviews fui à procura dos mesmos para não repetir o erro do da Stanley e encontrei relatos que por serem de aperto lateral, em lâminas maiores e mais finas como as das plainas normais, este aperto criava uma micro curvatura na lâmina. Era imperceptível a olho nu mas visto que queremos um gume preciso o suficiente para fazer lascas de microns, esta curvatura prejudicava esse propósito. Não sei se é verdade ou não mas pelo menos para mim a lógica por detrás do argumento fez-me não ir por esses guias. Até há videos na net de pessoas que fizeram alterações nesses guias e criaram pequenas concavidades nas superfícies que suportam a lâmina para contrabalançar essa curvatura aquando apertada. Acontece que para fazer este trabalho é preciso maquinaria de precisão que eu não tenho.
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: GLFaria em Segunda, 07 de Novembro, 2016, 23:13:51 pm
...quando começei a ver os requesitos vi que tinha de manter a 30º e afiar decentemente começei a procurar algo para ajudar. A ideia é afiar com lixas, tenho de 400, 600 e 1000
Com toda esta troca de galhardetes, ficou esquecida uma resposta concreta e útil à sua questão.
Não sei se ainda está interessado. Se estiver e achar que a minha (pouca) experiência o pode eventualmente ajudar, posso preparar qualquer coisa, com fotografias e "bonecos", sobre os materiais e técnica que utilizava quando afiava com lixa. Não quero dizer que eram os melhores ou os mais correctos, apenas que era daquela forma que eu o fazia (deixei de afiar assim não porque não resultasse, resulta muito bem, apenas porque não é um sistema muito prático com as restrições que tenho. Mas guardo o material todo como back-up).

Agradeço apenas que diga se está interessado ou se acha que já não precisa (não se preocupe, não fico melindrado se optar pela negativa), porque do modo como eu redijo os meus textos vou demorar alguns dias.
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: Stromlinie em Terça, 08 de Novembro, 2016, 00:08:33 am
Estive a dar uma vista de olhos mais cuidada ao dispositivo mostrado pelo nogueiraf. Por favor notem que o que se segue é apenas a minha opinião pessoal. Como tal, sujeita a contraditório.
Continuo a achar a ideia conceptualmente interessante. Dito isto, não acredito que um  dispositivo deste tipo possa ser construído em madeira.

Precisamente! Conceptualmente é interessante, mas na prática parece difícil de fazer funcionar de modo preciso.

GLFaria, o que faria para melhorar este dispositivo, mantendo a simplicidade de construção, mas realizando-o não em madeira, mas aço?

Se ficar uma coisa simples de fazer, talvez eu consiga fazer um protótipo  ::)
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: GLFaria em Quarta, 09 de Novembro, 2016, 03:26:28 am
GLFaria, o que faria para melhorar este dispositivo, mantendo a simplicidade de construção, mas realizando-o não em madeira, mas aço?

Estou a trabalhar nisso. Mas se já tem uma ideia da forma como trabalho, sabe que vai demorar um par de dias. Aviso já que vou ser um bocado destrutivo  :)
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: Stromlinie em Quarta, 09 de Novembro, 2016, 13:26:05 pm
Estou a trabalhar nisso. Mas se já tem uma ideia da forma como trabalho, sabe que vai demorar um par de dias. Aviso já que vou ser um bocado destrutivo  :)

Até pode demorar um par de semanas... Não faça algo muito difícil de maquinar... Só para haver mais probabilidades de eu conseguir realizar o protótipo...
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: pajo em Quarta, 09 de Novembro, 2016, 14:40:52 pm
Linnnnndo  ;D ;D ;D ;D ;D
Esta-mos a assistir ao nascimento da 1* ferramenta desenvolvida e fabricada por membros do Fórum Bricolage Total.

Estou a gostar de acompanhar.

Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: nogueiraf em Quarta, 09 de Novembro, 2016, 16:35:10 pm
Peço desculpas pela ausência, mas como no fim de semana passado fiz a minha primeira maratona, tenho estado ausente com os preparativos e a recuperação da mesma.
 
Agradeço as respostas de todos e efectivamente aquilo que se aprende é fantástico!!!
Entretanto estou a ponderar antes fazer o jig do Heisz para testar a coisa, mas qualquer mais informação é bem-vinda
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: bata001 em Quarta, 09 de Novembro, 2016, 22:24:36 pm
meu caro

é seguir em frente, colocar as fotos e depois dar-nos o fio do beck  (  feedback)

 ;D ;D ;D
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: GLFaria em Domingo, 13 de Novembro, 2016, 01:34:21 am
GLFaria, o que faria para melhorar este dispositivo, mantendo a simplicidade de construção, mas realizando-o não em madeira, mas aço?

Ora bem, aqui vai - bastante diferente do que perguntava

É simples – esquecia esse desenho e começava do princípio!
Quando revi o desenho vi que a única coisa de facto “conceptualmente interessante” – o sistema de varetas deslizantes – não é nada de novo, e para agravar está mal aplicado.

Os dispositivos de afiar são um assunto muito, muito batido (como dizem os britânicos, “batido até à morte”). Ao longo do tempo já foram projectados, e em muitos casos patenteados literalmente milhares de tipos e formas, cada tipo com as suas qualidades, limitações ou inconvenientes específicos, independentemente da qualidade de execução. Não vejo qualquer interesse nem acho particularmente inteligente tentar projectar uma “variante” só por fazer algo de diferente.
Na internet (onde mais?...) há muitos exemplos e descrições de modelos feitos “pelo próprio”. Basta procura “honing guide” ou “honing guide self-made” ou variações sobre este tema para encontrar ligações para um monte deles.

Como não tenho prazer nenhum em repetir coisas que já estão escritas por pessoas que sabem muito mais do que eu, aqui vão ligações para dois artigos (pois é, lamentavelmente em inglês…) muito interessantes, com avaliações de um certo número de dispositivos:
http://www.popularwoodworking.com/wp-content/uploads/2010/10//Honing_Guides.pdf
http://www.woodworkersjournal.com/chisel-and-plane-honing-guide-reviews/

Só para dar uma (minúscula) ideia, anexo duas fotos de conjunto – uma de dispositivos que rolam sobre o abrasivo, outra de alguns que rolam ou deslizam fora do abrasivo. Como não gosto muito de ter roletes a movimentarem-se sobre o abrasivo, já fiz três versões diferentes deste último tipo, mas acho-lhes mais inconvenientes do que vantagens.

Uma dica que pode ser útil - o Richard Kell (http://www.richardkell.co.uk/) propõe uma solução muito interessante para evitar ter que reajustar a posição do ferro para modificar o ângulo, quando se passa do desbaste do bisel primário para o secundário – fazer os rodízios rolarem sobre duas réguas de 3mm de espessura colocadas sobre o abrasivo. Isso obriga a inclinar mais o dispositivo e dá o ângulo necessário ao bisel secundário. Junto um “boneco” para se perceber melhor o que quero dizer.

Junto também um “boneco” para mostrar a vantagem de os ferros serem montados o mais abaixo possível no dispositivo (há limites, penso que o Kell deixou de fornecer rodízios pequenos porque era muito difícil ajustar os ferros, havia pouco espaço para os dedos.
(as ferramentas de desenho do Excel dão um jeitão, raramente recorro ao Sketchup)




Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: bata001 em Segunda, 21 de Novembro, 2016, 18:50:36 pm
E eis aqui mais um Gabarito/Jig

???? Funciona com resultados pelo menos aceitáveis ???????

Só testando

https://www.youtube.com/watch?v=CmP-HO8vetk (https://www.youtube.com/watch?v=CmP-HO8vetk)


PS:pessoalmente não acho que resulte, mas..... nunca se sabe
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: pajo em Segunda, 21 de Novembro, 2016, 22:52:30 pm
Como suporte para formão talves funcione para quem não tem a coordenação de mãos necessária.
Acho que lhe falta qqc para marcar o paralelismo.

Para plaina????????
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: GLFaria em Terça, 22 de Novembro, 2016, 11:51:22 am
Saltamos da bricolage para a jardinagem - o sujeito está mas é a empurrar um carrinho de mão! Porque como dispositivo para afiar...
Título: Re: Jig para afilamento
Enviado por: bata001 em Terça, 22 de Novembro, 2016, 14:43:51 pm
Pois.....

Não sei Não.....

mas segue aqui mais um exemplo

https://www.youtube.com/watch?v=pATqY7ttMfQ (https://www.youtube.com/watch?v=pATqY7ttMfQ)