Autor Tópico: Grampos caseiros em madeira  (Lida 21410 vezes)

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #15 em: Sexta, 21 de Outubro, 2016, 14:48:55 pm »
Advertisement
Advertisement
Exactamente. Não é da UHU mas é uma embalagem praticamente igual.

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #16 em: Sexta, 21 de Outubro, 2016, 15:09:45 pm »
Pois fiquei de olho nesta por ser seringa de 1 embolo facilitando a mistura, mas já estive a falar com um colega aqui no trabalho e ele costuma comprar em drogarias bisnagas de araldite por cerca de 3€!!! É questão de procurar

Edição para corrigir o araldite
« Última modificação: Sexta, 21 de Outubro, 2016, 17:42:46 pm por nogueiraf »

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #17 em: Sexta, 21 de Outubro, 2016, 16:02:59 pm »
Utilizo Araldite há dezenas de anos, e considero que o aparecimento das seringas foi uma melhoria notável para quem prepara pequenas quantidades. As seringas são muito mais convenientes de utilizar, além de que permitem dosear muito melhor as quantidades de cada componente e a quantidade total (há sempre tendência para preparar muito mais do que é necessário, especialmente com as bisnagas).

As bisnagas, por mais cuidados que se tenha, acabam sempre por ficar sujas e pegajosas por fora, e é quase impossível limpá-las como deve ser Tentar limpar com papel é um desastre. Também já me aconteceu mais do que uma vez a tampa partir pela rosca, o que torna as coisas ainda piores.

A única razão por que tenho a Araldite standard em bisnagas é porque ainda não consegui encontrar em seringas. É melhor para utilizar quando for provável que se vá demorar algum tempo e se necessite ajustar as peças, ou quando se quer que a cola escorra para dentro de algums fenda ou furo.

A meu ver, os epoxys rápidos só devem ser utilizados com as seringas, e quando se tiver a certeza que as peças vão ajustar bem à primeira, porque ao fim de um par de minutos começa a ser difícil. Quem já utilizou epoxys rápidos em bisnaga sabe do que falo - há uns anos não havia alternativa.

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #18 em: Sexta, 21 de Outubro, 2016, 17:48:09 pm »
GLFaria a araldite em seringa tem a que coloquei a foto no leroy merlin, não encontro no site do aki mas pode ser que também tenha

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #19 em: Sexta, 21 de Outubro, 2016, 17:55:38 pm »
A que está na foto que eu vi é rápida, não é standard.

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #20 em: Sexta, 21 de Outubro, 2016, 20:16:03 pm »
As bisnagas, por mais cuidados que se tenha, acabam sempre por ficar sujas e pegajosas por fora, e é quase impossível limpá-las como deve ser Tentar limpar com papel é um desastre. Também já me aconteceu mais do que uma vez a tampa partir pela rosca, o que torna as coisas ainda piores.

Já vi este filme...   >:(

A única razão por que tenho a Araldite standard em bisnagas é porque ainda não consegui encontrar em seringas. É melhor para utilizar quando for provável que se vá demorar algum tempo e se necessite ajustar as peças, ou quando se quer que a cola escorra para dentro de algums fenda ou furo.

O que é muito funcional, e pode ser lixada e pintada posteriormente.

A meu ver, os epoxys rápidos só devem ser utilizados com as seringas, e quando se tiver a certeza que as peças vão ajustar bem à primeira, porque ao fim de um par de minutos começa a ser difícil. Quem já utilizou epoxys rápidos em bisnaga sabe do que falo - há uns anos não havia alternativa.

E quando se precisa de uma união rápida, por exemplo, numa corrida de mini-modelos uma peça partida pode ser colada em minutos, não fica perfeito mas dá para acabar a corrida.  :D

Convém referir, que há epoxys rápidos com vários níveis de rapidez: 20, 5 e 2 minutos (que eu conheça). Atenção, que os mais rápidos chegam a aquecer podendo danificar peças plásticas.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #21 em: Sábado, 22 de Outubro, 2016, 00:25:50 am »
...
E quando se precisa de uma união rápida, por exemplo, numa corrida de mini-modelos uma peça partida pode ser colada em minutos, não fica perfeito mas dá para acabar a corrida.  :D
...

Nunca me meti nisso, aqueles ratinhos andam depressa demais para os meus actuais reflexos.
Já experimentei, devo dizer que sem grande sucesso :( , aeromodelos rádio-comandados, mas aí o cianoacrilato é rei.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #22 em: Sábado, 22 de Outubro, 2016, 03:32:45 am »
Tenho evitado a todo o custo usar cola epoxi
Esta semana estava a acabar um trabalho, e tive de usar uma de secagem em 5m, que tinha à mão em casa.
Como não usava faz tempo um tubo tinha a boca colada.(la foi de alicate)
Como precisava de algum tempo, de posicionamento. Vi o caso mal parado, com a cola a secar e as peças desalinhadas.
Mas acabou como previsto.

Mas uso a de marca Nural.. (ainda antes de se ter fundido com a Patex)

De notar que a Nural Original parecia ser melhor do que a Nural/patex. (mas é a minha opinião)
« Última modificação: Sábado, 22 de Outubro, 2016, 08:42:02 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #23 em: Sábado, 22 de Outubro, 2016, 15:24:09 pm »
A única razão por que tenho a Araldite standard em bisnagas é porque ainda não consegui encontrar em seringas.

GLFaria vi hoje na maxmat Araldite standard em bisnaga, no leroy tambem deve ter

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #24 em: Sábado, 22 de Outubro, 2016, 15:28:42 pm »
Já experimentei, devo dizer que sem grande sucesso :( , aeromodelos rádio-comandados, mas aí o cianoacrilato é rei.

Desde criança que sonho com uma coisa dessas, depois fui sempre adiando, mas qualquer dia ainda me tento...
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #25 em: Sábado, 22 de Outubro, 2016, 16:09:52 pm »
com 3 lixas 400/800/1200 afia um formão o suficiente para fazer estes malhetes.

as lixas são para metal certo?

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #26 em: Sábado, 22 de Outubro, 2016, 16:24:22 pm »
Sim, ele referia-se a lixas de água para metal.

Veja aqui um dos maiores fabricantes de abrasivos:

Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #27 em: Sábado, 22 de Outubro, 2016, 20:00:58 pm »
Sim, ele referia-se a lixas de água para metal.

Veja aqui um dos maiores fabricantes de abrasivos:

Pois mas onde comprar!?!?! Drogarias???

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #28 em: Sábado, 22 de Outubro, 2016, 20:49:14 pm »
Pois mas onde comprar!?!?! Drogarias???

 :-\ Drogarias? Talvez tenham. Mas oLeroy-Merlin, Aki e outros têm quase de certeza.

Se procurar uma loja de produtos de pintura para o sector automóvel tem de certeza.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Grampos caseiros em madeira
« Responder #29 em: Domingo, 23 de Outubro, 2016, 00:35:14 am »
A única razão por que tenho a Araldite standard em bisnagas é porque ainda não consegui encontrar em seringas.

GLFaria vi hoje na maxmat Araldite standard em bisnaga, no leroy tambem deve ter

Obrigado pelo comentário. Sabia que havia, mas ainda não tinha encontrado na vida real. Ainda à dias percorri a secção de colas do L-M sem conseguir nada, mas após o seu post fui ver ao site deles e lá está.
Pode ser que no meio de tantos produtos me tenha escapado, acontece-me por vezes quando há uma superabundância de produtos expostos. Mas há anos que cada vez que lá vou procuro - e vou lá bastante. Na próxima vou procurar com muita atenção.

Quanto à Indasa:
As casas de ferragens e ferramentas, daquelas que vendem de tudo, costumam ter geralmente até P1200. Mas se enviar um e-mail à Indasa indicando a sua área de residência eles indicam-lhe um agente ou revendedor.
Se quiser mais fino do que 1200, a Indasa fabrica até P2500, mas pode ser mais complicado encontrar. No agente de Algés só por encomenda - e terá de ser uma caixa completa (50 folhas a €0,50 cada folha). Não preciso dela assim tanto como isso para gastar €25,00 em lixa de uma só granulometria!