Autor Tópico: Formões  (Lida 10953 vezes)

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Formões
« em: Segunda, 23 de Maio, 2011, 16:54:47 pm »
Advertisement
Advertisement
Olá.

Aos adeptos das ferramentas manuais:

Onde compram os vossos formões?

Cumprimentos,
jG

santanna620

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
    • Coisas de um desocupado
Re:Formões
« Responder #1 em: Quarta, 25 de Maio, 2011, 20:29:57 pm »
Boa tarde.

Hoje tive a oportunidade de conversar durante algum tempo com um Carpinteiro aqui de Braga e naturalmente perguntei-lhe onde comprava o material ou se aconselhava alguma loja.

Como não é muito virado para as novas tecnologias, disse-me que só compra cara a cara. Diz que prefere de essa maneira pois assim pode discutir e trocar ideias com outros Carpinteiros que estejam na loja, mas principalmente porque gosta de ser atendido por alguém que perceba do assunto.

A loja favorita dele é cá em Braga, a FOC (Fernando Oliveira Carvalho - http://www.foc.pt/index.html), pois apesar de ser uma loja de ferragens, existem vendedores por especialidades ou áreas de trabalho. Aconselhou-me vivamente a lá ir, mas com tempo e algum dinheiro pois garantiu-me que quando vão "novatos" a compra torna-se uma experiência formativa única. Não é ir para sair passado 5 minutos... Estive agora na página deles mas não tem loja virtual, apenas as informações genéricas.

Na minha próxima folga já tenho dois sítios para visitar, um a FOC e a outra a F. Ramada, embora estes últimos sejam só fabricantes. Aliás, este último foi graças a si  :D. Mas cheira-me que a FOC seja um distribuidor dos seus productos. Estou mesmo a ver para onde vai parte do salário deste mês...

Depois passo-lhe a informação. Quem sabe não arranja uma boa desculpa para vir passear a Braga  ;) .


"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza."
Leonardo da Vinci

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #2 em: Sexta, 27 de Maio, 2011, 00:20:42 am »
Aos adeptos das ferramentas manuais:

Onde compram os vossos formões?


eu nao acredito q em portugal haja muitos importadores para q a variedade de escolha seja assim tao grande. ou seja estamos basicamente limitados ao q surge nos akis e pouco mais. até pq julgo q o mercado nao é assim tao exigente. qdo comprei os meus havia várias casas em Lisboa com selecção de diferentes marcas (incluindo uma portuguesa entretanto extinta acho q chamada "rasan") agora devem encontrar-se marca branca (chineses) e stanley (provavelmente tb feitos na china ou taiwan), mas para utilização genérica julgo q qq formao minimamente bem acabado (arestas laterais simétricas e cabo bem alinhado com o ferro) é satisfatório. claro q os puristas podem preferir cabos de madeira e aço carbono, a2 ou o2 pq se afia melhor ou retém melhor o gume, mas isso é algo q para o amador não é muito relevante pelo menos no inicio. já vi carpinteiros de limpos a trabalhar com autênticos "escopros" e não pareciam muito preocupados. o importante era despachar o trabalho...

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #3 em: Sexta, 27 de Maio, 2011, 08:46:26 am »
Efectivamente, penso também que seja como diz.

No entanto, tenho uma paixão pelos japoneses (os formões, naturalmente), coisa puramente estética de aliar forma e função. São lindos mas não compreendo os preços minimamente. Aliás, não compreendo os preços genericamente das ferramentas manuais denominadas "boas". Isto apesar de reconhecer que seja mais trabalhoso incorporar duas ligas diferentes no mesmo formão, neste caso específico. Serras, então, é de rir. É ainda pior do que comprar uma serra circular de bancada básica. Há algo de perverso nisto ou é de mim?

Obrigado pela resposta, assim como ao colega anterior.

Cumprimentos,
jG

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #4 em: Segunda, 30 de Maio, 2011, 12:47:29 pm »

[...]Mas cheira-me que a FOC seja um distribuidor dos seus productos[...]


"Productos", hein? Desculpe a piada, mas vejo que sofre do mesmo mal que eu. É o que dá estar sempre a ler coisas em inglês. Coisas como "products"...  ;)

Citar

Depois passo-lhe a informação. Quem sabe não arranja uma boa desculpa para vir passear a Braga  ;)


E eu que até gosto de Braga. O pior é o gasóleo. Mas pode ser que mais para diante a coisa até se proporcione. Depois digo-lhe alguma coisa. Por agora não penso em ferramentas. Só alvenaria :-[

Cumprimentos a si e a todo o fórum,
jG

santanna620

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
    • Coisas de um desocupado
Re:Formões
« Responder #5 em: Segunda, 30 de Maio, 2011, 13:04:58 pm »
Não diga nada...  :P

Estudei e trabalhei por lá uns tempos, e a maior parte dos livros, vídeos e podcast's que sigo está tudo em Inglês. Nem imagina a confusão que de vez em quando reina dentro desta pequena cabeça.

O pior é quando vou a lojas ou falo com pessoas e só sei os termos Ingleses. Já passei por cada vergonha que nem imagina. Com ajuda da informação que encontro no Fórum http://forum.bricolagetotal.com/madeiras/mini-glossario/e mais que encontro pela Internet estou a fazer um pequeno dicionário para evita futuras situações embaraçosas. Se ficar alguma coisa de jeito partilho convosco.  ;)


"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza."
Leonardo da Vinci

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #6 em: Segunda, 30 de Maio, 2011, 16:45:41 pm »
Excelente iniciativa.

Aproveite o trabalho já realizado pelo colega Cerdeira.

Isto está a pegar ou é de mim?

Cumprimentos a si e ao fórum,
jG

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #7 em: Terça, 31 de Maio, 2011, 13:14:03 pm »
No entanto, tenho uma paixão pelos japoneses (os formões, naturalmente), coisa puramente estética de aliar forma e função. São lindos mas não compreendo os preços minimamente. Aliás, não compreendo os preços genericamente das ferramentas manuais denominadas "boas".

é um fenómeno semelhante ao da roupa de marca, em parte. mas há casos diferentes. no caso das ferramentas japonesas muitas sao alegadamente feitas artesanalmente. dai o preço elevado. nos outros casos julgo q há de facto um inflacionamento descabido, mas o problema é q mtas vezes n há alternativas. e.g. se quiser um guilherme metálico para marcenaria (shoulder plane) ou compra usado ou tem q pagar a marca.