Autor Tópico: Ferramentas eléctricas para arranque  (Lida 10119 vezes)

qyron

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver Perfil
Ferramentas eléctricas para arranque
« em: Domingo, 29 de Novembro, 2015, 13:58:29 pm »
Advertisement
Advertisement
O pouco trabalho que tenho feito até agora, desde que meti na cabeça que havia de aprender a trabalhar madeira, foi essencialmente peças pequenas e utilitárias, feitas inteiramente à mão, sem uso de ajudas eléctricas.
No entanto, como pretendo começar a esticar-me para "voos mais altos", começo a chegar à conclusão que preciso de algumas ajudas, pois de outra forma o par de mãos que tenho não chega para dar a volta à questão.

Independentemente do gosto pessoal, que ferramentas aconselham para começar a compor uma "oficina" mais digna desse nome? E refiro-me especificamente a fabricante. Como a experiência é muito pouca e a carteira não estica, estou algo reticente de investir muito e só pretendo adquirir as máquinas mais comuns, de mão.

Qualquer conselho será bem vindo.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Ferramentas eléctricas para arranque
« Responder #1 em: Domingo, 29 de Novembro, 2015, 17:37:12 pm »
Pois.....

a 1ª coisa a dizer é que lamento pela sua carteira ( a frase não é da minha autoria )

2ª as ferramentas iniciais depende essencialmente do que se pretende fazer. uma simples serra circular ( para algum ajuste) e um berbequim/aparafusador já resolve algumas coisas ( partindo do principio que as madeiras já vêm cortadas )

3ª para trabalhos mais elaborados então tupia. serra de fita, serra de bancada ( há por aí umas bastante em conta nada xpto mas com algumas adaptações pode-se fazer um bom trabalho).

enfim tudo depende do que se quer fazer e da carteira

depois é continuar que sempre haverá uma maquinazinha para comprar


espero ter dado um pequeno contributo para a sua duvida
Henrique

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Ferramentas eléctricas para arranque
« Responder #2 em: Segunda, 30 de Novembro, 2015, 23:14:04 pm »
a escolha de ferramentas depende bastante do tipo de trabalho que pretende fazer.
p.exe se forem pequenas esculturas ou talha entao é trata-se dum trabalho mais artesanal.
se forem esculturas de dimensão grande entao uma rebarbadora com um disco tipo arbortech pode dar muito jeito e até abrir novas possibilidades
se forem pequenas peças de mobiliário, pode fazé-las tb com ferramenta manual mas aqui uma serra de bancada como disse o beta01 vai permitir dimensionar os componentes de forma mto mais eficiente e até cortar algumas das samblagens. havia umas serras da dewalt combinadas que podem funcionar como serra de esquadria e como serra de bancada. são muito úteis.

se pretender começar a trabalhar com madeira tosca/serrada, entao tb pode ser conveniente uma plaina/desengrossadeira já que o trabalho de aparelhamento é muito moroso se for feito a mao.

a minha sugestao é situar-se bem no que pretende fazer e ganhar primeiro calo com ferramentas manuais, depois considerar quais as fases do projecto que mais tempo lhe consomem e ponderar arranjar máquinas para esse efeito.

qdo procurar máquinas nao deixe de considerar o mercado de 2a mao. as vezes encontra-se bom material usado.

qyron

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver Perfil
Re: Ferramentas eléctricas para arranque
« Responder #3 em: Quinta, 03 de Dezembro, 2015, 22:03:49 pm »
Vou tentar ser um pouco mais específico e claro nas minha palavras, pois já reparei que "falei" muito mas disse pouco.

Ferramentas estacionárias estão fora de questão; tenho o espaço muito curto e "a prémio". O que pretendo são ferramentas eléctricas manuais (de mão?).

Actualmente tenho um humilde berbequim, um tico-tico (que é bom para cortar papel; também posso ser eu que ainda não aprendi a usar aquilo correctamente) e uma lixadeira de rolos. Também tenho uma rebarbadora mas aquela máquina assusta-me e ainda não consegui arranjar uso para ela. Cada qual de seu fabricante.

Ora como já disse o capital está curto e por isso terei de saber comprar. A sugestão de comprar usados é muito interessante e vou fazer alguma pesquisa. Mas para procurar o quê?
Um amigo deu-me um conselho genérico certa vez: compra muito barato quando puderes, usa até estoirar. Se estiver em garantia, usa; se não tiver garantia e custar mais a reparação que o que custou novo, deita fora ou aproveita para peças.

Considerando a grande - às vezes até excessiva oferta - no mercado, o que é que se pode considerar como digno de ter em conta para quem está a ensaiar coisas novas e precisa de comprar, mesmo que em segunda mão?
Marcas próprias há com fartura quer nas superfícies especializadas (Aki/Leroy Merlin, Bricomarché, MaxMat), passando pelas de retalhistas genéricos (Lidl e Continente), às marcas "brancas" que aterram em lojas de retalho locais. E depois à toda a fauna das marcas de nome de fabricante, de uso amador, profissional e premium. Dêem alguma orientação nisto, se puderem; sei que é altamente subjectivo mas agradecia.

Na perspectiva de um maçarico, acho que até seria útil tentar criar-se uma listagem o mais exaustiva possível das marcas que andam por aí à solta e graduá-las em termos de qualidade geral em função dos preços praticados.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Ferramentas eléctricas para arranque
« Responder #4 em: Sexta, 04 de Dezembro, 2015, 11:26:28 am »
caro qyron, continuou sem precisar que tipo de trabalhos pretende fazer, de modo a poder-lhe dar a minha opiniao sobre que ferramentas serão mais úteis.

no geral, hoje em dia, a diversidade da oferta de ferramentas eléctricas é apenas aparente. tudo o q é marca própria de grande superfície  ou marca branca é feito provavelmente no mesmo sitio na china. apenas muda o branding.
são ferramentas essencialmente descartáveis, q pessoalmente me criam objeçoes do ponto de vista ambiental, mas para o grande público (embora se diga que hoje existe uma "consciencia ecológica") o preço é q manda, mesmo q como diz o ditado "quem se veste de ruim pano, veste várias vezes ao ano".

comentário filosófico a parte, a minha opiniao pragmática é: se se tratar duma ferramenta em q necessite de precisão (ex tupia) entao é melhor tentar adquirir um modelo de qualidade. se for para trabalho grosseiro entao qq coisa serve, q qdo queimar compra outra.
isto pq o q encarece uma máquina sao as tolerancias em precisão dos componentes mecanicos e os materiais usados (ex engrenagens de plástico vs metal).

o problema aqui é que actualmente nao creio q exista uma gama média em qualidade. ou tem gama profissional (bosch azul, dewalt, makita, festool) ou entao fica pela b&d, ryobi, bosch verde e einhell q essencialmente sao os mesmos produtos chineses das marcas brancas mas supostamente com um controlo de qualidade melhor e disponibilizacao de peças

qyron

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver Perfil
Re: Ferramentas eléctricas para arranque
« Responder #5 em: Sexta, 04 de Dezembro, 2015, 15:11:39 pm »
Tenho de compor, paulatinamente, uma oficina para carpintaria/marcenaria geral; pretendo fazer muita peça para a minha casa, quer para uso utilitário quer para mobília. Mais no imediato, há uma cama de casal para costruir.

Adiantando conversa: cada um tem direito e o dever de ter uma opinião formada, independentemente de outros concordarem e gostarem ou não da mesma. Pessoalmente, e porque já estive enquadrado numa empresa que lidava com equipamentos de altíssima precisão e exigência técnica (de modo algum ligado à área que se está a debater) fiquei vacinado quanto aos preconceitos de "marca X vs marca Y". As grandes marcas são tão sujeitas a problemas e falta de qualidade como qualquer marca menos reputada, porque em números redondos 85% da produção industrial mundial está sediada na RPC; o que faz insuflar os preços é a máquina de propaganda que está por detrás de um nome. Muitas vezes as ditas inovações que um ou outro fabricante anuncia são apenas patentes adquiridas a um qualquer engenhocas que torrou a mioleira para engendrar uma solução para um problema que o afligiu e que na possibilidade de facturar ali algum nem pensa 2 vezes.

Retornando à pista certa: estou longe de querer tornar-me profissional; quero fazer para mim e quando muito desenrascar um familiar ou amigo num aperto, porque o $$$ está caro. Preciso de ferramentas que me multipliquem a capacidade, sem que isso implique romperem-me a carteira. Se para tal fosse, não teria pedido aqui uma opinião e compraria Hitachi, Hilti, Milwaulkee ou Dewalt.


bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Ferramentas eléctricas para arranque
« Responder #6 em: Sábado, 05 de Dezembro, 2015, 09:29:22 am »
Bom Dia

tentando responder à questão aqui vai

1º serra circular com uma guia adaptada ( Cortes perfeitos em linha recta)

1ºa) 2 ou 3 discos com dentição  ;D ;D ;D  diferente ( 24 .36,  48, etc )

2º tupia  ( invertida ou não )

3º lixadora ( de preferência roto-orbital)

4º plaina electrica (também pode ser utilizada em modo invertido )

5º serra tico-tico....

espero ter dado um pequeno contributo para essa indecisão porque para nós pessoal do hobby e com pouca grana as máquinas vão sendo adquiridas na medidas das necessidades e disponibilidade financeira



« Última modificação: Sábado, 05 de Dezembro, 2015, 09:32:59 am por bata001 »
Henrique

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Ferramentas eléctricas para arranque
« Responder #7 em: Sábado, 05 de Dezembro, 2015, 17:21:19 pm »
Boas

para acrescentar um pouco mais sugiro este video

https://www.youtube.com/watch?v=BUYoo12dRg8

Bom fim de semana
Henrique

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Ferramentas eléctricas para arranque
« Responder #8 em: Domingo, 06 de Dezembro, 2015, 06:35:09 am »
Conselho de quem não tem muito dinheiro nem muita escolha (beja é limitado em escolha lisboa fica longe felismrnte existe net), mas coleciono ferramentas á mais de vinte anos.

Para alem de ser cabeça dura e gostar de ser eu a fazer (como forma de descontração da actividade profissional), mesmo apesar, de por vezes ficar mais caro e ruim do que se entregasse a um profissional.

No entanto julgo que concordarão comigo de quem quer começar:
 1º- pensar como fazer tecnicas que consiga dominar ou se sinta á vontade.

2º acesso a materiais, por vezes é preferivel encomendar algumas madeiras nas carpintarias mesmo medidas aprox. e depois acaber em casa com o tempo e agosto.

3ª ferramentas ir comprando a medida que se vai precisando e ouver orçamento. ex a lixadeira de rolos e optima para desbastar para quem não tem uma plaina, por outro lado a lixadeira rotoorbital pode ser facilmente substituida por um taco de madeira alguma paciencia e força no braço (comvem usar uma jola ;D de vez em quando para dar descanso ao braço).

No tópico da minha caixa de ferramentas http://forum.bricolagetotal.com/ferramentas/a-minha-caixa-de-ferramenta/ tem mais ou menos o meu historial interrompido (ainda não cheguei ás maquinas eléctricas) normalmente compro no lidl para a qualidade acho o preço 5* antigamente eram fabricadas pela Bosch hoje em dia é einhel melhorada.
não vou a correr comprar mas olho as necessidades e compro quando posso.

No seu caso para fazer uma cama simples, se calhar um serrote de espada uma aparafusadeira (essencial) e um esquadro, com tábuas aparelhadas em carpintaria, e algumas ferragens dos hipers bricos tem a obra feita. para começar

Ha por ai quem as faça de paletes pregos e martelo
« Última modificação: Domingo, 06 de Dezembro, 2015, 06:58:28 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Francisco_Monteiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re: Ferramentas eléctricas para arranque
« Responder #9 em: Segunda, 25 de Janeiro, 2016, 20:20:58 pm »
Falo por experiência pessoal,

enquanto vivia em casa dos meus pais, vivia numa vivenda, tinha uma garagem enorme e uma oficina digna desse nome (que o meu pai também sofre do mal de bricolar), no caso dele foram anos e anos a acumular ferramentas, portanto não me recordo qual foi o processo que ele usou (se é que usou algum) para adquirir as ferramentas.
Por outro lado, tinha o meu avô materno que era empreiteiro e antes disso era torneiro de profissão, um apaixonado por tudo que era trabalho com ferro, e portanto com uma oficina em condições.
Naturalmente tinha que herdar o bichinho da bricolage ;)
O problema é que casei e vivo a quase 200km da casa dos meus pais, ou mesmo da oficina do meu avô...agora vivo num apartamente com uma garagem "misera" em termos de espaço e para dificultar as coisas a minha mulher não é bem o Colin Mcrae dos estacionamentos, e se gosto das minha ferramentas e dos meus carros, tenho que ter sempre tudo arrumadinho! Se não a culpa ainda acaba por ser minha...bem adiante.
A forma como eu compro determinadas ferramentas é pela necessidade em fazer determinados trabalhos, à medida que vou precisando vou comprando, tendo sempre em conta o espaço que tenho. Antes de comprar vejo se me consigo desemerdar com a construção de algum jig ou assim, se não der mesmo e se tiver espaço na garagem, e caso o preço seja apelativo, então ai parto para a compra.
Ferramentas eléctricas que me são inprescindiveis sao:

-berbequim/aparafusadora sem fios (se tiver possibilidades opte por uma de 18v)
-serra circular (há imensos jigs para o ajudar a fazer muita coisa com a serra circular)
-tico-tico (compre algumas lâminas diferentes, umas maiores outras para cortes rápidos, outras para cortes limpos, outras para cortes curvos...mediante as suas necessidades)
-lixadora (opte por uma orbital)

E para começar já é o suficiente, há muitos jigs que pode utilizar com estas máquinas e assim aumentar o seu leque de utilização.
À medida que for avançando em projectos, vai sentir necessidade de ter outras ferramentas...e ai sim, pode comprar já com conhecimento de causa ;)

Espero ter ajudado
Abraço
Francisco

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Ferramentas eléctricas para arranque
« Responder #10 em: Terça, 26 de Janeiro, 2016, 16:22:41 pm »
Escrevi há uns tempos um artigo sobre este tema.

Está aqui: http://bricolagetotal.com/ferramentas-electricas-essenciais-para-ter-em-casa/
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Carbono.Silício

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver Perfil
Re: Ferramentas eléctricas para arranque
« Responder #11 em: Sexta, 04 de Março, 2016, 21:05:18 pm »
Em nossa opinião:

A ferramenta eléctrica estacionária mais importante é a Serra de Fita.

A de mão, o berbequim.