Autor Tópico: Ferramenta para afiar.  (Lida 6569 vezes)

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Ferramenta para afiar.
« em: Segunda, 16 de Janeiro, 2017, 23:54:08 pm »
Advertisement
Advertisement
Ora viva!

Cá por casa há um conjunto de formões que eram do meu Pai e que estão em muito mau estado. Podem não ser muito bons, mas é o que há.

Como de vez em quando preciso de fazer encaixes, quase não posso contar com eles pois não fazem cortes decentes e, por outro lado, considero que um bricoleiro também tem de saber fazer a manutenção das suas ferramentas. Dito isto, chegou a hora de aprender a afiar os formões e de comprar os utensílios para isso.

No link abaixo, ficam as ferramentas Richard Kell à venda na DS Fine Tools, e o meu pedido de aconselhamento acerca de qual devo comprar.

Aguardo as vossa sugestões!
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta para afiar.
« Responder #1 em: Terça, 17 de Janeiro, 2017, 01:17:26 am »
Actualmente utilizo o Kell Mk2. Comprei esta versão porque queria poder afiar com uma só ferramenta os ferros estreitos e os largos (plainas).

Acho-o bom, mas como tudo exige alguma prática. Exige cautela e alguma prática ao posicionar e apertar os ferros, para que fiquem bem encostados às varetas-guia.

Tem uma grande vantagem sobre outros: o encosto dos ferros é feito pelo lado oposto ao bisel, o que evita ter de utilizar posições diferentes para ferros de diferentes espessuras.

Acho-lhe algumas "debilidades":
É muito largo (por causa das guias e do parafuso), o que às vezes atrapalha um pouco. Se fosse utilizar só com ferros estreitos tinha preferido comprar o Mk1.
Pode ser difícil posicionar e apertar bem os ferros de secção trapezoidal e os ferros estreitos.
Não pode ser utilizado com ferros que não tenham os lados paralelos - mas estes não são muito frequentes.
Não permite fazer curvatura (o que os ingleses chamam "camber"), ou só muito dificilmente e muito pouca, nos gumes dos ferros de plaina, por causa da distância entre rodas.
Pelo mesmo motivo, e no caso de se utilizarem pedras de afiar, pode exigir pedras relativamente largas para poder rolar. As minhas placas têm 76 mm de largura e com os ferros de plaina são à justa.

Gostaria de ter um Eclipse para poder comparar, mas não consegui arranjar um.

Tenho lido que os Veritas são muito bons. Francamente, acho-os elaborados demais, e os preços não têm pés nem cabeça.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta para afiar.
« Responder #2 em: Terça, 17 de Janeiro, 2017, 08:54:40 am »
nem de propósito

uma engenhoca para afiar

https://www.youtube.com/watch?v=wtVS9FRc0rM
Henrique

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Ferramenta para afiar.
« Responder #3 em: Quinta, 02 de Fevereiro, 2017, 23:27:10 pm »
Actualmente utilizo o Kell Mk2. Comprei esta versão porque queria poder afiar com uma só ferramenta os ferros estreitos e os largos (plainas).

Acho-o bom, mas como tudo exige alguma prática. Exige cautela e alguma prática ao posicionar e apertar os ferros, para que fiquem bem encostados às varetas-guia.

Muito grato pela resposta colega GLFaria. Segui o seu conselho, agora tenho de ir praticando e pedindo mais algumas ajudas  ::)
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta para afiar.
« Responder #4 em: Sexta, 03 de Fevereiro, 2017, 00:33:51 am »
Ora essa, não tem nada que agradecer.

Vale a pena ir ao site do Kell:  http://richardkell.co.uk/honingECom.htm

Sei que (inevitavelmente?) também tem um blog, mas nunca o explorei.

Procurando "Richard Kell honing guide" no You Tube encontra vários vídeos, alguns deles feitos pelo próprio, onde se pode ver a maneira de utilizar o dispositivo.

Note que, como escrevi no meu texto anterior, não quero com tudo isto dizer que este dispositivo é perfeito ou que é o melhor de todos. Nem faço ideia se há um "melhor de todos". Mas pelo menos este, com as limitações que tem e que apontei, é bastante satisfatório e simples de utilizar.