Autor Tópico: Ferramenta desconhecida ... para mim  (Lida 24077 vezes)

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Ferramenta desconhecida ... para mim
« em: Segunda, 09 de Junho, 2014, 17:06:13 pm »
Advertisement
Advertisement
Olá a todos,
Sou um pequeno colecionador de antiguidades diversas e veio cair-me às mãos esta espécie de trado, para o qual desconheço a utilidade, assumindo que terá uma utilidade específica.
O vendedor tinha muita dificuldade de expressão e o que me deixou perceber era que esta ferramenta está associada à execução de picotas, aquela espécie de engenhos de origem antiquíssima para tirar água dos poços; sabem do que se trata, aqueles paus montados em forquilha que, por sistema de alavanca, acionando um contrapeso içam o balde do fundo do poço.
Nem sei se o homem estava correto nem em que parte entra esta espécie de trado no fazimento das tais picotas.
Será que algum membro deste fórum conhece esta ferramenta e pode elucidar-me?
É uma peça robusta, com os seus 1650 gramas, 46 cms de comprimento e capaz de abrir um furo de 7 cms.
Por certo bastante antiga, a cheirar a Séc. XIX  e a exigir bastante perícia na sua execução.
Obrigado
Fernando

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #1 em: Segunda, 09 de Junho, 2014, 21:37:29 pm »
Bem-vindo Fernando!

Fez-me lembrar o tópico Ferramentas antigas.

Será um engenho para furar, mas não consigo ajudar muito mais. Veremos se alguém aqui conhece esta ferramenta.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #2 em: Segunda, 09 de Junho, 2014, 23:16:28 pm »
Bem vindo Fernando Viana ;)

Essa peça, e depois de ler a historia do vendedor e observar o desgaste da ponta, o "picado" martelado na lateral e as dimensões quase me leva a acreditar que se trata de uma ferramenta tipo sonda, para abrir furos em terra.

Talvez servíçe para abrir o furo para o pau da picota (na minha zona havia muitas quando era miudo)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #3 em: Terça, 10 de Junho, 2014, 03:48:54 am »
Bem vindo

Lembro-me perfeitamente das "cegonhas", não me lembrava que também eram chamadas picotas. Viam-se muitas por esses campos fora quando eu era miúdo.`

Nunca vi fabricar nenhuma, e passaram-se muitos anos para me poder lembrar agora de pormenores construtivos, tais como o diâmetro do eixo do braço da picota. Por isso, não o posso ajudar directamente mas talvez possa sugerir algumas pistas para pesquisa.

A forma da ferramenta sugere que servia para furar, mas pelo tipo de ponta não me parece que fosse para furar madeira - exigiria muito esforço, a menos que fosse feito primeiro um furo-piloto de menor diâmetro; é possível.

O diâmetro do furo transversal parece-me pequeno demais para servir para enfiar um cabo transversal, a menos que fosse de ferro (e mesmo assim...) e que o esforço fosse relativamente pequeno. Isso não me parece compatível com a execução de um furo de 7 cm de diâmetro em madeira, mesmo muito macia - e não me parece que a madeira dos braços das picotas pudesse ser tão macia como isso. Mas os "pés" ou os garfos de apoio do braço talvez pudessem ser mais macios. Seja como for, para esta ferramenta ser utilizada para furar madeira penso que deveria ter de ser feito um furo-piloto - mas não posso "jurar" sobre isto, porque há ferros em forma de "concha" que servem para furar ou fresar.

É possível que o furo transversal servisse apenas fixar uma extensão ou encabadouro; isso já seria compatível com um furo de diâmetro relativamente pequeno.

Também é possível, como sugere o pajo, e até pelo tamanho, que servisse para furar terra - por exemplo para os pés da picota, ou mesmo para sondagens. Para ser útil nessa aplicação precisaria provávelmente de ter um encabadouro relativamente comprido; penso que  não seria impossível, mas isso deveria implicar ter de retirar frequentemente a ferramenta do chão para permitir evacuar a terra, porque o canal de passagem em torno do encabadouro seria algo estreito (o encabadouro teria de ser relativamente grosso para resistir ao esforço de torção).

A hélice das "navalhas" tem um passo relativamente longo. Parece-me longo demais para abrir um furo em madeira, mas não para alargar à dimensão final um furo em madeira, funcionando um pouco como um mandril.

Penso que as marcas "picadas" dos lados se devem à fase final do processo de fabrico - viragem das navalhas (teria de ser a fase final porque, sendo a peça forjada, estas "picadas" não poderiam ficar tão nítidas se fossem feitas numa fase anterior). São regulares demais, na forma, nas dimensões, e no sentido, para serem efeito da utilização. Por outro lado, as navalhas são relativamente finas e, mesmo assim estão em muito bom estado. O que me sugere que, ou é uma ferramenta "nova", no sentido de não ter sido usada ou ter sido muito pouco usada, ou não era utilizada para abrir furos em terra - haveria marcas mais visíveis nesse caso.

Pesado isto tudo, e a ter de facto servido no fabrico ou instalação de picotas, pendo mais para se tratar de uma ferramenta utilizada para acabamento de furos em madeira - ou seja, para o furo do eixo do braço da picota e/ou para os suportes. Mas posso estar redondamente enganado. Já agora, se por acaso vier a descobrir, gostaria muito que pusesse aqui essa informação.

Se está realmente interessado em saber, sugiro que comece rápidamente a procurar ferreiros antigos de província, porque já não deve haver muita gente que se lembre de como essas ferramentas eram feitas ou para que serviam.

Para dar uma ideia da diferença entre a função "furar" e a função "alargar o furo", junto algumas fotografias tiradas da internet de ferramentas que têm ambas as funções. Repare como a hélice da ponta - função furar - é tão diferente da do corpo - função alargar. A designação inglesa destas ferramentas é "gimlet" - pesquise "gimlet bit" na internet - que em português corresponde a verruma, mas aquilo a que cá vulgarmente se chama verruma é uma ferramente de tipo algo diferente.

Mais do que isto não posso comentar, mas como já disse agradeço que se descobrir com certeza função dessa ferramenta estou interessado em saber (apenas curiosidade técnica, certamente não coleccionística)







Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #4 em: Terça, 10 de Junho, 2014, 12:52:51 pm »
Muito obrigado pela receção e pela forma rápida e extensa dos vossos comentários.
Também me parece que esta ferramenta não sirva para furar madeira, pelo menos sem o tal furo piloto, como apontado por GLFaria. Para furar terra já me tinha ocorrido, mas põe-se a questão do seu comprimento, que não dá para ir muito fundo; mesmo admitindo a montagem de extensões, encaixadas no furo transversal, o que é um pouco fantasioso no contexto, esta peça inicial seria mais longa à partida. De qualquer forma, dado a sua envergadura, este ferro tinha que ser 'manivelado' com algo se fortes recursos.
Entendo o  sugerido efeito de mandril, mais consensual que o de broca; alargar em vez de furar ... mas o quê ?
A opinião dum membro do fórum que regularmente frequento, que é de armas antigas mas 'admite' temas sobre miscelânea etnográfica, afirma que se trata dum trado (timber auger) do tipo construção naval (ou não) para abrir juntas (mortise and tenon) em que esta ferramenta abria o furo (fêmea) em bruto e depois se alargava e acertava a cavidade com os formões ... se me faço entender. Acabei por aceitar a insistente afirmação, mas não me convenci totalmente. De todo em todo, não estou a ver este 'trado' com o seu formato a ter efeito de broca para madeira; mas contudo ...
Tenho pena do vendedor não se ter efeito entender ... ou eu não ter sido capaz e o compreender. Tenho porem a forte sensação que, do que ele falava, não era necessariamente de picotas (cegonhas) mas de outro meio extração de água; a minha pesquiza é que me direcionou para as picotas.
Vou tentar consultar pessoas do interior e, mais tarde, voltar a inquirir o vendedor quando este voltar à feira local.
Prometo sem dúvida vir aqui dar conta do que eventualmente descobrir.

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #5 em: Terça, 10 de Junho, 2014, 13:05:39 pm »
[quote Joliveira]
Bem-vindo Fernando!
Fez-me lembrar o tópico ferramentas-antigas[/quote]
Obrigado Joliveira.
Pois foi precisamente  por eu ter feito um 'browsing' em ferramentas antigas que vim dar a este fórum  :)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #6 em: Terça, 10 de Junho, 2014, 16:22:22 pm »
Estava a pensar nos furos por vezes (mas nem sempre) feitos nos pontos assinalados no boneco anexo. O furo não deveria atravessar a vara (fragilizava-a muito), mas sim uma peça à qual esta seria amarrada. Por outro lado, a "forquilha" podia provávelmente ser furada sem inconveniente de maior. Muitas vezes estas "forquilhas" eram constituidas por duas tábuas paralelas fixadas a um poste central. Um eixo com 7 cm de diâmetro já devia corresponder a uma picota de tamanho respeitável, suponho.

Sugiro que consulte museus etnográficos, especialmente de áreas rurais - quase todas as câmaras, e algumas localidades, os têm, mais ou menos desenvolvidos, e estou certo que ficariam encantadas em ajudar. Se pesquisar "museu etnográfico", encontra dezenas (experimentei). E hoje em dia, em que já não é preciso perder muito tempo a escrever muitas cartas e gastar dinheiro em selos do correio - basta um texto típico e uma lista de endereços de e-mail - enviar duzentas consultas dessas faz-se de uma penada. Provávelmente é mais fácil obter resultados do que estar a tentar encontrar outra vez o mesmo sujeito.


Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #7 em: Terça, 10 de Junho, 2014, 16:44:55 pm »
Boa ideia ... que agradeço.
Vou ensaiar essas consultas.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #8 em: Terça, 10 de Junho, 2014, 22:44:13 pm »
Já agora por curiosidade. -Em que zona arranjou esse objecto?

Pergunto porque na minha zona natal "Distrito de Coimbra" conheci alguns "abridores de poços" pessoas que se dedicavam a abrir poços manualmente.
Para abrir um poço acreditava-se sempre no tipo que tinha um sentido espeçial para a coisa o chamado "vedor"
Trabalho perigoso e com muitos acidentes, ultimamente com a introdução da manilha de cimento esse trabalho ficou um pouco mais seguro, porque á medida que se vai escavando com enxada e picareta vão-se colocando as manilhas em cima umas das outras que vão escorregando para o interior  poço.
Se estiver confuso tento explicar melhor no fds.

É (era) um trabalho caro e moroso, especialmente em terras de barro, muitas vezes sem encontrar pinga de agua a varios metros de profundidade (8/9m).

Então como ultimo recurso, e porque o homem "vedor" garantia que existia la agua, fazia-se um furo com uma ferramenta manual, parecida com a que estamos a falar.
As que eu conheci, bem mais modernas tinham a ponta mais retorcida (mais tipo rosca) precisamente para ir furando alguns centimetros e puxar para cima para largar a terra, repetidamente.

O processo é parecido ás grandes brocas das empresas de fundações para pontes e edifiçios altos.(fura sacode terra, fura sacode terra etc)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #9 em: Terça, 10 de Junho, 2014, 22:51:54 pm »
Vi vários vedores a trabalhar, alguns muito conceituados, na zona de Ourém, numa quinta que a minha avó lá tinha. Sempre os achei um perfeito mistério, mas não há dúvida que por vezes acertavam, e algumas vezes até conseguiam dizer aproximadamente a profundidade. Abrimos mais do que um poço à conta disso.
Experimentei eu mesmo com água mesmo debaixo dos pés e não "vi" absolutamente nada - devo ter um espírito excessivamente cartesiano para conseguir ser sensível a essas emanações...

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #10 em: Quarta, 11 de Junho, 2014, 10:43:17 am »
Esse "zingarelho" tem de facto algumas semelhanças com uma verruma gigante.

Eu diria que serviria tal como disse o GlFaria para alargar um furo de diametro inferior. Talvez em madeira verde possa até ser usado directamente
pq esta é muito mais fácil de trabalhar.
É muito provável que artefactos como picotas fossem feitos de madeira recém cortada pelo que talvez nao seja descabida essa utilização
« Última modificação: Quarta, 11 de Junho, 2014, 10:46:41 am por cerdeira »

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #11 em: Sábado, 14 de Junho, 2014, 13:16:23 pm »
Ora bem, vou ver se consigo transmitir o que se passa ...
Imaginem um rosário de contas, mais conhecido como terço. De seguida imaginem que, quebrando o rosário, se introduz o dito num tubo onde as contas passem à medida. Agora mergulham parte do tubo num reservatório de água e começam a movimentar o rosário, no sentido em as contas sobem pelo tubo. O que acontece é que a água vai sendo bombeada enchendo os espaços entre as contas; e ao chegar ao topo a água esgota para um recipiente convenientemente colocado.
Pronto, agora é só considerar que o rosário é uma cadeia em que as contas são buchas (batoques de cortiça) e que o tubo é um tronco (de pinheiro) com um orifício aberto ao longo do seu interior pela ferramenta aqui apresentada. Sendo que o miolo do tronco é relativamente macio, podemos aceitar que este trado tem laminas e impulso suficiente para o perfurar.
... Pelo que se chama que este sistema de bombagem, "de contas" ou "de rosário".
Quanto à tracção que movimenta a cadeia é só escolher; reparo que, ao pesquisar na Net, aparecem inúmeras versões Brazileiras (Youtube incluido) em que a cadeia passa por um aro de roda de bicicleta, sendo movido manualmente.
Junto imagens e um sketch que me  ajudou a fazer a pessoa que me identificou o trado, a vêr se dá para entender.
Claro que o trado leva por extensão determinado maquinismo, o qual não consegui precisar.

.
« Última modificação: Sábado, 14 de Junho, 2014, 13:25:05 pm por Fernando Viana »

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #12 em: Sábado, 14 de Junho, 2014, 19:58:08 pm »
Aceito a explicação, assim faz sentido.

O sistema é parecido as nossas saudosas noras de alcatruzes, habitualmente tocaddas a burros.
No entanto pareçe-me uma tecnica bastante antiga e inteligente.

Se puder coloque o link do youtube.

Estamos sempre a aprender!! :)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #13 em: Domingo, 15 de Junho, 2014, 02:02:02 am »
Parece-me que o volume de água seria reduzido com este sistema.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #14 em: Domingo, 15 de Junho, 2014, 14:39:36 pm »
É confrangedor que a esmagadora quantidade de links são Brasileiros. Muito provavelmente eles herdarem o sistema da gente mas, quem sabe, pode ter sido ao contrario.
De qualquer modo aqui se ilustra o sistema em si, com as suas variantes, algumas com muita imaginação, mas fica omissa a função da minha ferramenta, para a qual havia de detectar-se imagens mais 'aportuguesadas' e mais rústicas, cujo design não terá nada a ver com estas, mas mais depressa com o moseto que sketch que acima inseri.
Não me admirava que o meu trado datasse do Século XIX.

http://www.youtube.com/watch?v=UrIY5YckKSE#
http://www.youtube.com/watch?v=xx9XfkEU3eM#
http://www.youtube.com/watch?v=SiazC2ST0yI#

.