Autor Tópico: Ferramenta desconhecida ... para mim  (Lida 23957 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #15 em: Segunda, 16 de Junho, 2014, 00:06:56 am »
Advertisement
Advertisement
Muito obrigado.

Quando andei às voltas na net à procura de ferramentas primitivas que se parecessem com essa, encontrei ferramentas parecidas, embora não com alguns "requintes" que essa tem, actualmente ainda utilizadas nalguns países para fazer tubos a partir de troncos.

Não me interessei muito pelo assunto porque as picotas em si mesmas não utilizam tubos. É possível que neste caso fossem utilizados para conduzir a água e que o vendedor se referisse a picotas em termos gerais, incluindo equipamentos acessórios. Não faço ideia.

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #16 em: Segunda, 16 de Junho, 2014, 12:41:48 pm »
Não, o vendedor nunca falou em picotas. Fui eu que, ao pesquisar na net, à falta do aparecimento de outros engenhos, "adoptei" a picota.
O que ele falava, isso sim, era do furo que o trado fazia em troncos de pinheiro, o que eu não compreendia. Mas depois, ao associar isso ao que me descreveu a pessoa que sabia sobre os "rosários", fez-se-me luz.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #17 em: Segunda, 16 de Junho, 2014, 15:57:52 pm »
Sei que se descreveu como "pequeno coleccionador de antiguidades diversas...", e não específicamente de ferramentas, mas como nunca se sabe onde isso vai parar aqui tem um link para dois artigos em formato PDF da TATHS - Tools and Trades History Society que, sabe-se lá,  talvez algum dia lhe possam ser úteis.

http://www.taths.org.uk/web-articles.htm

Mais centrados nas ferramentas manufacturadas e utilizadas nas ilhas britânicas, claro, mas sabe-se lá... Eu, por mim, não me importava nada de ter oportunidade para visitar aqueles museus.


Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #18 em: Quarta, 18 de Junho, 2014, 17:09:05 pm »
Muito obrigado pelos links; são sempre úteis  :).
Tenho um amigo nos Estados Unidos para quem em tempos enviei ferramentas tradicionais Portuguesas ... enxós, plainas, etc.
Tenho mais algumas ferramentas antigas, ora insólitas ora lineares mas, ao que mais me dediquei, foram as armas (verdadeiramente) antigas, que me arrasam o orçamento.
Uma (suposta) ferramenta para a qual nunca encontrei o seu uso é esta que aqui vai:
Mede 20 centímetros; a abertura no punho é de secção muito reduzida, não sei se será a chave para abrir algo; mas a lamina de quatro mesas é bastante aguda. Lembra a lamina dum raspador, mas duvido que tal seja.

.
« Última modificação: Quarta, 18 de Junho, 2014, 17:20:15 pm por Fernando Viana »

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #19 em: Quarta, 18 de Junho, 2014, 19:06:45 pm »
Um raspador não, mas um rascador - utilizado por afinadores de máquinas no ajuste final de casquilhos, etc. -  talvez. As arestas têm de ser muito bem - diria mesmo perigosamente - afiadas, senão não cumprem a sua função.

Mas tive oportunidade de ver muitos rascadores, e utilizar alguns, e nunca vi nenhum de quatro navalhas, nem de navalhas a todo o comprimento. Normalmente têm apenas três navalhas, que ocupam apenas uma fracção do comprimento do ferro (anexo uma fotografia do meu, muito velho e muito usado e gasto; é uma ferramenta muito útil para quem a sabe afiar e usar, e uma ferramenta perigosa nas mãos de um leigo).

Um cabo com aquela forma também não se adapta à função do rascador.

Com 4 navalhas, a todo o comprimento, e aparentemente paralelas, chamava-lhe antes um mandril, não para "pôr à medida final" - a forma do cabo não faz sentido para isso - mas para limpar um furo.

Havia baionetas para pistola com aquela secção, mas não vejo nenhum encaixe apropriado para esse objecto ser montado em qualquer tipo de arma; e se os 20 cm correspondem ao comprimento total, é muito curta mesmo para isso.

Especulação: a "chave de bocas" no topo do cabo poderia servir para desapertar o ouvido de uma arma de de percussão? E o "mandril" - se na realidade o é - para limpar/desentupir o cano?  :D)

Conhece o José António Victorino? Se o conhece (suspeito que não deve haver coleccionador sério de armas neste país que não o conheça) pergunte-lhe, talvez ele relacione isso com alguma coisa (não, não colecciono armas antigas - não tenho dinheiro, nem espaço, nem gosto por colecções seja de que espécie forem- embora tenha de admitir que gosto de armas, antigas ou modernas, e já soube alguma, pouca, coisa do assunto, mas já lá vai muito tempo...)

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #20 em: Quarta, 18 de Junho, 2014, 20:04:12 pm »
Se se refere ao Arquiteto Victorino, (também) da direcção técnica da APCA ( Associação Portuguesa de Coleccionadores de Armas) de que sou membro, conheço sim: não profundamente mas já estive com ele em Belas e até já me ajudou num episodio que envolveu armas antigas versus Alfandega.
Não, esta ferramenta não pode ser para usar em armas ... por vários motivos. Já a mostrei no fórum internacional que frequento, onde acorrem centenas de colecionadores e ninguém a identificou. Mas nem a "chave de bocas" serviria para desapertar ouvidos nem estou a ver aquelas navalhas, como bem chama, a limpar canos. Não, para armas esta ferramenta não é com certeza; que a fenda no cabo seja para desapertar algo e o ferro para desentupimento do mesmo aparelho, tudo bem mas, para armas, não.
Armas modernas, chegaram-me as da tropa (guerra), mas fascinam-me as (muito) antigas. Quanto ao espaço, a minha cara metade 'tolera' a invasão do apartamento.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #21 em: Quarta, 18 de Junho, 2014, 23:44:12 pm »
Se se refere ao Arquiteto Victorino, (também) da direcção técnica da APCA ( Associação Portuguesa de Coleccionadores de Armas) de que sou membro, conheço sim: não profundamente mas já estive com ele em Belas e até já me ajudou num episodio que envolveu armas antigas versus Alfandega.
Não, esta ferramenta não pode ser para usar em armas ... por vários motivos. Já a mostrei no fórum internacional que frequento, onde acorrem centenas de colecionadores e ninguém a identificou. Mas nem a "chave de bocas" serviria para desapertar ouvidos nem estou a ver aquelas navalhas, como bem chama, a limpar canos. Não, para armas esta ferramenta não é com certeza; que a fenda no cabo seja para desapertar algo e o ferro para desentupimento do mesmo aparelho, tudo bem mas, para armas, não.
Armas modernas, chegaram-me as da tropa (guerra), mas fascinam-me as (muito) antigas. Quanto ao espaço, a minha cara metade 'tolera' a invasão do apartamento.

Refiro, sim (embora não nos tratemos dessa forma... :) )
Quando se trata de ferramentas antigas em geral, e para armas em particular, já tive oportunidade de ter conhecimento de tanta coisa estranha ao longo da vida que geralmente não me atrevo a dizer "não pode ser...".

Já agora, apenas por curiosidade, porque é que aquela chave não poderia servir para despertar ouvidos? Conheço as chaves de ouvidos de formato habitual (as clássicas e as modernas), mas suponho que terá motivos para dizer categóricamente que esta não podia servir para isso. Gostaria de saber.

Lidei muito com as modernas, por diversos motivos, e aprecio muito as antigas de qualidade. São produtos com características estéticas substancialmente diferentes, com apelos emocionais diferentes entre si (a utilização do termo "fascinam-me" é interessante) - mas, no fim de contas, todas desenvolvidas apenas com um objectivo...

Conversa de café...

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #22 em: Quinta, 19 de Junho, 2014, 16:29:32 pm »
Dizia que a ser uma chave esta não se destina desapertar chaminés, tanto tecnicamente como no contexto. Com os seus 3 m/m de abertura não contemplaria a totalidade da quadra das ditas, de mais a muito mais largas. Parece-me também pouco adequada para abrir quadras; a sua abertura tem uma profundidade retangular, como para deslocar uma peça que não para desenroscá-la ... se me aço entender  :-[. Também por exclusão de que esta ferramenta no seu todo não pertence à armaria.
Por lado lado devo confessar que as poucas chaves de chaminés que conheço são do tipo de caixa, de ataque vertical, com barra transversal  (desculpando o meu pobre léxico).
No fundo também eu sou um bricoleur, mas a meio vapor; perdi a mão direita (minha destra) num violento acidente. Tenho as minhas ferramentas, faço algumas bricolages, mas trabalhar só com a esquerda cria-me alguma dificuldade, pelo menos nalguns casos ... o que não me leva a abdicar de fazer umas coisitas.
É certo que armas antigas e modernas foram feitas para o mesmo propósito mas ... enquanto umas deixaram de o ser, outras ainda o são, ficando os propósitos diferentes, nomeadamente no campo estético, domo diz.
Quando eu era jovem achava que as coisas antigas só serviam para cheirar a bolor; um dia cresci e a minha cabeça mudou quando ouvi alguém falar no "charme da antiguidade".
Como diz o GL, conversa de café.

... e já agora mais uma ferramenta antiga; mas esta já deve/m conhecer  :)

.
« Última modificação: Quinta, 19 de Junho, 2014, 16:39:36 pm por Fernando Viana »

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #23 em: Quinta, 19 de Junho, 2014, 17:18:46 pm »
Dizia que a ser uma chave esta não se destina desapertar chaminés, tanto tecnicamente como no contexto. Com os seus 3 m/m de abertura não contemplaria a totalidade da quadra das ditas, de mais a muito mais largas. Parece-me também pouco adequada para abrir quadras; a sua abertura tem uma profundidade retangular, como para deslocar uma peça que não para desenroscá-la ... se me aço entender  :-[. Também por exclusão de que esta ferramenta no seu todo não pertence à armaria.
Por lado lado devo confessar que as poucas chaves de chaminés que conheço são do tipo de caixa, de ataque vertical, com barra transversal  (desculpando o meu pobre léxico).
No fundo também eu sou um bricoleur, mas a meio vapor; perdi a mão direita (minha destra) num violento acidente. Tenho as minhas ferramentas, faço algumas bricolages, mas trabalhar só com a esquerda cria-me alguma dificuldade, pelo menos nalguns casos ... o que não me leva a abdicar de fazer umas coisitas.
É certo que armas antigas e modernas foram feitas para o mesmo propósito mas ... enquanto umas deixaram de o ser, outras ainda o são, ficando os propósitos diferentes, nomeadamente no campo estético, domo diz.
Quando eu era jovem achava que as coisas antigas só serviam para cheirar a bolor; um dia cresci e a minha cabeça mudou quando ouvi alguém falar no "charme da antiguidade".
Como diz o GL, conversa de café.

... e já agora mais uma ferramenta antiga; mas esta já deve/m conhecer  :)

.

A sua descrição está perfeitamente inteligível, eu é que não tinha a noção da escala da ferramenta...  Por curiosidade, vou continuar à procura, gostava de saber o que é e para que serve. 20cm é o comprimento total, fora-a-fora, não o comprimento do "espeto", é isso?

A nova "ferramenta" parece de vidreiro. Mas eu trabalhei nessa área de actividade durante 25 anos...  :)

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #24 em: Quinta, 19 de Junho, 2014, 18:13:02 pm »
20 cm é o comprimento total. Felicitá-lo-ei quando ou se descobrir o que isto é.
Pois, a do corta vidros era fácil. Também trabalhei (apenas) um par de anos em jovem com quem cortava vidros e o modelo cá utilizado era diferente. Daí eu ter achado este interessante e o ter adquirido numa loja de curiosidades há uns trinta anos.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #25 em: Quinta, 19 de Junho, 2014, 20:24:45 pm »
Possivelmente usariam um do tipo do da fotografia

Sabe por que é aquela forma da "cabeça" e os entalhes - muito maltratados, aliás - no cabo?  :)

Edit. - oops, tinha-me esquecido da fotografia...

Parece que actualmente só nós dois é que estamos a dar alguma animação a isto! Então, pajo?  ;)
« Última modificação: Quinta, 19 de Junho, 2014, 20:27:32 pm por GLFaria »

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #26 em: Sábado, 21 de Junho, 2014, 02:33:48 am »

Parece que actualmente só nós dois é que estamos a dar alguma animação a isto! Então, pajo?  ;)
[/quote]

Ainda cá estou, mas o sr Dr. diz que sou de boa boca e tenho de perder metade da "batoneira" por isso quando chego a casa ainda vou fazer mais um pouco de exercício.

Entretanto esta semana também troquei de telefone (para um daqueles espertos) e ainda tenho de ver como organizar as minhas habituais fotos e colocadas no computador .

De qualquer maneira armas não é a minha praia, a não ser quando desmonto o "trabuco" do meu sogro, peça por peça para limpar no inicio da epoca de caça.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #27 em: Sábado, 21 de Junho, 2014, 12:39:38 pm »
O Pajo tem boa boca?; pois aqui tem um forte concorrente ... e o exercício que faço, caminhadas quase diárias, não chega para neutralizar o peso adquirido dia a dia  :-\.  r

A ferramenta de cortar vidro naquele tempo por profissionais aqui à volta, era mais refinada; embora mais simples em feitio, tinham (uma apara de ) diamante para executar o corte ...pelo que se chamava a esta ferramenta 'diamante';  e não como a que o GL mostra e tambem conheço, com aquelas rodinhas (de tungsténio?). Tais eram dadas como domesticas, para bricolage e afins.
Confesso que ignoro o porquê do feitio da cabeça do modelo Ingles que mostrei, esse também equipado com diamante. Mas aqueles entalhes serão para extrair as imperfeições que ficam após o cortar o vidro. Lembro-me que o oficial que aqui cortava o vidro com o 'diamante', aparava (moía) as ditas imperfeições com as pontas do seu alicate universal, o que exigia certa perícia. ; 

.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #28 em: Sábado, 21 de Junho, 2014, 15:15:34 pm »
Não tenho agora tempo para dar uma resposta "técnica", fica para a próxima vez que aqui venha.

Creio que já tive oportunidade de, num post mais antigo, falar um pouco sobre a física do "corte" do vidro; quando tiver oportunidade vou procurar.

De qualquer forma, o diamante (sintético) era usado apenas porque era o que havia. Os rodízios de corte da época eram de aço temperado, duravam pouco e davam mau corte, especialmente quando se desgastavam e o ângulo se alterava. Como frequentemente quer o diamante quer esses rodízios davam cortes muito imperfeitos, especialmente nas grandes espessuras, ficavam muitas pontas, daí a necessidade dos entalhes no cabo.
Actualmente, todos os equipamentos de corte de vidro, e especialmente todos os equipamentos industriais, usam rodízios de carboneto de tunsténio; mas, e isto é muito importante, o ângulo da aresta do rodízio tem de ser adequado à espessura do vidro.

Entre um rodízio de carboneto de tungsténio e um diamante, dêem-me 100% das vezes um rodízio, não há que hesitar!

Quanto aos "martelinhos" da cabeça, serviam exactamente para isso - dar umas pancadinhas (não umas marteladas!) por baixo (isto é, na face oposta) da marca feita pelo diamante ou pelo rodízio para, como se diz na gíria, "abrir o corte". Mas isso só deve ser necessário (se necessário... - nenhum equipamento industrial usa esse truque) nos vidros mais espessos - digamos a partir de 8mm.

Bom fim de semana, até amanhã, penso eu...

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #29 em: Sábado, 21 de Junho, 2014, 16:42:21 pm »

Quanto aos "martelinhos" da cabeça, serviam exactamente para isso - dar umas pancadinhas (não umas marteladas!) por baixo (isto é, na face oposta) da marca feita pelo diamante ou pelo rodízio para, como se diz na gíria, "abrir o corte"...
Exactamente o que eu via fazer com a cabeça dos 'diamantes' locais.
Entretanto, vou tentar que a próxima ferramenta seja menos 'vulgar'  ;).
Bom fim de semana