Autor Tópico: Endireitar serrote  (Lida 9134 vezes)

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Endireitar serrote
« em: Quinta, 29 de Setembro, 2016, 16:08:14 pm »
Advertisement
Advertisement
Boas,
como não tinha serrote acabei por pedir emprestado ao meu sogro um. Ora o tipo está torto e estava a pensar se é possível endireitar o mesmo  ???


Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Endireitar serrote
« Responder #1 em: Quinta, 29 de Setembro, 2016, 16:45:23 pm »
Olá,

Dependendo do tipo de utilização e objetivo ainda assim pode ser possível utilizar.

Este site dá algumas pistas para serrotes: http://norsewoodsmith.com/node/90 (inglês)

É utilizada bigorna e martelo ou torção no sentido contrário com ajuda de um torno.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Endireitar serrote
« Responder #2 em: Quinta, 29 de Setembro, 2016, 17:56:10 pm »
Pois esse link dá alguma esperança, realmente tinha-me lembrado de colocar uns bocados de madeira e uns grampos a ver se ia ao sitio.

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Endireitar serrote
« Responder #3 em: Quinta, 29 de Setembro, 2016, 18:00:20 pm »
Neste video, ao minuto 8:40 o Paul Sellers endireita um serrote desse tipo apenas dobrando-o à mão no sentido oposto ao arco.

https://www.youtube.com/watch?v=ean7jKo8Hj4

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Endireitar serrote
« Responder #4 em: Quinta, 29 de Setembro, 2016, 18:51:35 pm »
Sem querer de forma nenhuma faltar ao respeito ao seu sogro (o meu também trata assim as ferramentas...), a folha está uma lástima!  ;)

Sugiro que lhe dê uma limpeza, mesmo que ligeira, antes de tentar cortar seja o que for, senão os cortes ficam todos sujos de ferrugem. Basta um pouco de lã de aço embebido em óleo. Se não tiver lã de aço à mão, use um bocado de scotch-brite verde da cozinha, embora seja menos enérgico. No fim de contas, trata-se só de eliminar a ferrugem que se possa soltar.
No estado em que está, é muito natural que não esteja afiado. Não lhe vou dizer que o afie, mas talvez que se prepare para ter muito trabalho e esforço a serrar  ::)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Endireitar serrote
« Responder #5 em: Quinta, 29 de Setembro, 2016, 23:31:11 pm »
Bolas >:( por mais voltas que dê, não consigo encontrar um post de um membro antigo do forum, que tinha uma reportagem muito bem feita da recuperação de um serrote de costas.
Lembro-me (como) ref. que ate teve de refazer todo o dentado de raiz.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Endireitar serrote
« Responder #6 em: Sexta, 30 de Setembro, 2016, 00:05:39 am »
pajo, enviei-lhe uma MP

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Endireitar serrote
« Responder #7 em: Sexta, 30 de Setembro, 2016, 11:48:54 am »
Neste video, ao minuto 8:40 o Paul Sellers endireita um serrote desse tipo apenas dobrando-o à mão no sentido oposto ao arco.
já tinha visto um video deste senhor mas em serrotes de encastre (ou de costas não sei o nome ao certo), obrigado pelo video

Sem querer de forma nenhuma faltar ao respeito ao seu sogro (o meu também trata assim as ferramentas...), a folha está uma lástima!  ;)
É verdade, está mesmo em mau estado, quando o fui buscar tinha lá 3 serrotes, ele disse que este devia ter sido lá deixado por alguém.

Sugiro que lhe dê uma limpeza, mesmo que ligeira, antes de tentar cortar seja o que for, senão os cortes ficam todos sujos de ferrugem. Basta um pouco de lã de aço embebido em óleo. Se não tiver lã de aço à mão, use um bocado de scotch-brite verde da cozinha, embora seja menos enérgico. No fim de contas, trata-se só de eliminar a ferrugem que se possa soltar.
A ideia é essa, tentar recuperar um pouco, já tinha visto uma mistura com bicarbonato de sódio e sumo de limão, e um video com vinagre para tirar ferrugem

No estado em que está, é muito natural que não esteja afiado. Não lhe vou dizer que o afie, mas talvez que se prepare para ter muito trabalho e esforço a serrar  ::)
Pois não está mesmo afiado, custa a certas alturas ficando mesmo a doer os braço da força que tenho de fazer, mas o pior é os cortes ficarem meio curvos
Se por ventura tiver o tempo de explicar, como normalmente faz (sim tenho lido o forum de uma ponta a outra), para "nabos" como tentar afiar a coisa agradeço ;)
« Última modificação: Sexta, 30 de Setembro, 2016, 11:51:22 am por nogueiraf »

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Endireitar serrote
« Responder #8 em: Sexta, 30 de Setembro, 2016, 13:39:12 pm »
Afiar um serrote não é "de caras", e embora já o tenha feito algumas vezes não tenho experiência nem conhecimentos suficientes para me atrever a tentar ensinar. Considero-me incluído nos "nabos"...
Por outro lado, exige alguns equipamentos simples (no mínimo, lima do tamanho adequado, alicate de travar, torno para a folha da serra) mas que é necessário ter...ou comprar.

Sai-lhe certamente mais barato, e mais seguro quanto aos resultados, comprar um desses serrotes baratos com dentes endurecidos (os dentes têm um aspecto escuro) com punho de plástico. Há disso em qualquer AKI, Leroy-Merlin, etc. Esses dentes não podem ser afiados, mas duram bastante mais do que os tradicionais, e para quem não faz disso uma vida...

Por exemplo, este Verão precisei de um serrote, não tinha nenhum no sítio onde estava, fui à pequena loja de ferragens local, e comprei um serrote de 40cm barato (marca Alyco, fabricado em Espanha). É ordinário, mas serviu perfeitamente, e continuará a servir, embora tenha alguns outros.
Não costumo sugerir ferramentas Dexter, marca branca do Leroy-Merlin - são más demais - mas se é só para um trabalho ocasional provavelmente até servem. Stanley também são más, mas um pouco melhores. Bahco são razoáveis, embora não sejam topo de gama (mas também, não é o que se quer...). De 7 a 10 dentes por polegada para uso geral, mais - 11 a 15 dentes - se for para corte mais fino.

Há uma quantidade de informações na internet - mas como de costume há de tudo em termos de qualidade...
Basta "googlar", por exemplo, "travar dentes de serrote" e encontra uma quantidade de coisas em português - mas não vi o nível de qualidade.
Em inglês, tenho alguns links que lhe posso indicar, se estiver interessado.


nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Endireitar serrote
« Responder #9 em: Sexta, 30 de Setembro, 2016, 15:49:19 pm »
Há uma quantidade de informações na internet - mas como de costume há de tudo em termos de qualidade...
Basta "googlar", por exemplo, "travar dentes de serrote" e encontra uma quantidade de coisas em português - mas não vi o nível de qualidade.
Em inglês, tenho alguns links que lhe posso indicar, se estiver interessado.

Saber não ocupa espaço  ;D

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Endireitar serrote
« Responder #10 em: Sexta, 30 de Setembro, 2016, 15:56:41 pm »
O mau saber ocupa - muito...   ;)