Autor Tópico: conserto de uma serra de recorte de bancada einhell ss-405e  (Lida 8326 vezes)

passaro trovao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
conserto de uma serra de recorte de bancada einhell ss-405e
« em: Quinta, 11 de Abril, 2013, 14:29:36 pm »
Advertisement
Advertisement
bom dia
Depois de andar a volta da maquina pois fazia um barulho estranho, lá a decidi abrir ao abrir deparei-me como parafuso tensor moído.  tinha dois caminhos:
1º fazer eu mesmo um parafuso tensor (perder tempo a procurar soluções, mas fico com uma soluçao mais barata e que quando estragar a rosca ja sei o que tenho de fazer).
2º comprar a marca o mesmo (pagar 10 euros mais iva mais portes e tinha de esperar 2 semanas e quando estragar o parafuso la vou eu desembolsar mais uma vez).

 Escolhi o primeiro caso. Medi o parafuso cerca de 6mm, arranjei um varão roscado m6 meti uma porca no final e soldei. inseri o parafuso original da maquina que não é roscado , contudo deparei com dificuldades quando reparei que o parafuso é roscado para a esquerda e não para a direita como é comum. la fui em busca de gambozinos pois em todas as lojas a que fui não havia nada para a esquerda, em desespero de causa la procurei um conjuntos de machos para roscar para a esquerda, deram-me indicação que havia uma casa na rua da alegria mas como era pascoela estava fechada, mostrei o parafuso original e nada feito não tinham disso nem parecido. Pensei então num tubo  onde faria um furo perpendicular com broca de 5,5mm e roscava com um macho de 6mm, mas não tinham ferro só aço que é muito duro comprei um manipulo m6 para não vir de mãos a abanar . Ao percorrer a Internet o site da leroy merlin españa deparei-me com um conjunto parafuso rosca de um móvel que servia. la fui armado com a imagem perguntar, fui a mesma loja anterior la consegui arranjar fui testar e la deu.

Foto do parafuso e rosca

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:conserto de uma serra de recorte de bancada einhell ss-405e
« Responder #1 em: Quinta, 11 de Abril, 2013, 14:57:49 pm »
Só uma nota de cautela (não conheço o tensor da Einhell):
as roscas esquerdas são pássaros suficientemente raros (já por duas vezes vi sujeitos experientes quase darem cabo de equipamentos por não se lembrarem que a rosca que estavam a tentar desapertar podia ser esquerda...) para só serem usados quando é absolutamente necessário, em geral para que uma peça não se desenrosque quando é sujeita às forças originadas pelo seu normal funcionamento ou, no caso de um tensor, para conjugar o movimento num sentido com um movimento em sentido contrário da rosca do outro lado.
Creio que as roscas para móveis do tipo que mostra na fotografia são geralmente direitas (mas se me disser que arranjou um conjunto destes com rosca esquerda estou interessado em saber onde)
Tem a certeza que essa solução é satisfatória?

G.

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:conserto de uma serra de recorte de bancada einhell ss-405e
« Responder #2 em: Quinta, 11 de Abril, 2013, 22:55:12 pm »
Nunca desmontei a minha. Por curiosidade em que zona se encontra esse parafuso tensor?
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:conserto de uma serra de recorte de bancada einhell ss-405e
« Responder #3 em: Sexta, 12 de Abril, 2013, 00:29:55 am »
Nunca desmontei a minha. Por curiosidade em que zona se encontra esse parafuso tensor?

a internet é amiga:

http://www.einhelltools.co.uk/pdfs/store/1055.pdf

parece ser a peça #14

não conheço a máquina, mas pelo esquema não percebo pq tem que ser um parafuso com rosca esquerda,
contudo estou com o glfaria, se for assim há uma boa razão e substituí-lo por uma rosca direita
pode ser má ideia.

por curiosidade, nas serras de disco os eixos são roscados à esquerda de modo que o sentido de rotação do disco faça, por inercia, qdo
este acelera rodar a porca da flange que o segura em sentido contrário ou seja no sentido do aperto. as de boa qualidade até tem uma rosca
de perfil trapezoidal (acme thread em inglês) q é mais resistente às forças axiais.


GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:conserto de uma serra de recorte de bancada einhell ss-405e
« Responder #4 em: Sexta, 12 de Abril, 2013, 01:18:58 am »
Também me parece que é a #14.
Mas devo dizer que o manual não ajuda muito; no ponto 5.3.2 nas linguas que consigo ler (alemão (pág.7), inglês(pág.11), francês(pág15) e italiano(pág.23)), temos o seguinte, em tradução livre:

Nos casos dos textos Alemão, Francês e Italiano:
- tensionar a lâmina rodando o parafuso de aperto (14) para a esquerda (no sentido dos ponteiros do relógio) - o que não deixa de ser estranho, uma vez que os ponteiros do relógio se movem para a direita!...

No texto Inglês:
- tensionar a lâmina rodando o parafuso de aperto (14) no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio (rosca direita)

Confuso, não?

G.


GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:conserto de uma serra de recorte de bancada einhell ss-405e
« Responder #5 em: Sexta, 12 de Abril, 2013, 02:20:00 am »
Atenção - há discrepâncias grandes entre a identificação das peças na vista explodida e as fotografias, e possívelmente também no texto. Por exemplo, a peça com o nº 44 no desenho é nº 5 nas fotograsfias, a no 15 no desenho é a a nº 6 nas fotografias, e tenho quase a certeza que a nº 14 no desenho é a nº 17 nas fotografias! Ora, parece-me que esta apenas serve para fixar um "índice" da escala de inclinação da mesa (fotografia nº 8)
O tensionamento da lâmina deve ser feito com o parafuso nº 42 do desenho, para o qual não encontro equivalência nas fotografias (suponho que seja o que está ligado à peça com o nº 8 da fotografia 9), que aperta/desaperta a peça nº 40 do desenho, que por sua vez tem o nº 8 na fotografia nº9 !!! O parafuso nº 42 do desenho está identificado na lista de peças como sendo um M5x16, portanto deve ter rosca direita!

Posto isto, a confusão está instalada e tudo é possível. Acho que se alguma vez comprar uma máquina Einhell vou ter de consultar a máquina, para perceber como funciona, antes de consultar o manual!


Edito e corrijo:
Não! Nas intruções, a identificação das peças está feita por referência à fotografias e não ao desenho!!! O parafuso referido como #14 nas instruções é o que está identificado com o nº 14 na fotografia 1, e que tem o nº 21 na lista de peças e no desenho! E faz sentido - de acordo com a disposição das peças no desenho, esse parafuso deve ser o tensionador. Mas o tipo de rosca não está especificado.
« Última modificação: Sexta, 12 de Abril, 2013, 02:32:39 am por GLFaria »

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:conserto de uma serra de recorte de bancada einhell ss-405e
« Responder #6 em: Sexta, 12 de Abril, 2013, 14:19:38 pm »
Continuando:
Analizando o desenho que vem no livro de instruções, o esquema sumário do dispositivo tensor deve ser o que está no diagrama anexo (nunca vi nenhum, mas é o que faz sentido)
A função da mola é apenas dar uma ligeira pré-tensão para a folha de serra não cair quando está a se montada.
Ao "apertar" o manípulo, os dois lados mais curtos dos braços aproximam-se, tensionando a lâmina que está montada na outra extremidade.

Sendo assim, não vejo razão nenhuma para que a rosca da haste do tensor tenha de ser esquerda, a menos que as vibrações do equipamento quando está a funcionar façam com que uma rosca direita se desaperte. É possível...

passaro trovao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:conserto de uma serra de recorte de bancada einhell ss-405e
« Responder #7 em: Sábado, 13 de Abril, 2013, 11:47:31 am »
 Meus caros a peça é a nº 21.
 Substitui a peça que serve para forçar os braços da serra  a abrir para tensionar a serra e fazendo o inverso para permitir tirar a tensão libertando  a serra para ser trocada pela rosca a direita pois é mais comum . não há movimento giratório que pudesse originar a libertação da serra como acontece nas nossas serras circulares ou rebarbadeiras. Presumo que seja estratégia da einhell para obrigar a comprar os suas peças no pós venda. Como é a peça que leva a tensão dos braços com o tempo origina desgaste por razoes pessoais escolhi mudar o parafuso, e posto aqui como fiz e as peças que utilizei, para se alguém tiver problemas com a dita peça posso ter opção de fazer ele mesmo.
parafuso tensor original e modificado

tensor e mola

« Última modificação: Sábado, 13 de Abril, 2013, 12:05:19 pm por passaro trovao »

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:conserto de uma serra de recorte de bancada einhell ss-405e
« Responder #8 em: Sábado, 13 de Abril, 2013, 12:18:18 pm »
"Presumo que seja estratégia da einhell para obrigar a comprar os suas peças no pós venda"

Discordo totalmente. Se fosse por isso, a peça não teria sido projectada de forma a ter uma solução de substituição tão simples como ir ao mercado comprar um parafuso! Além disso, a "estratégia" duma empresa não vai ao nível do parafuso - antes pelo contrário, quanto mais normalizados forem, mais barata é a produção.

Tem de haver outra razão para utilizarem uma rosca esquerda.
Se não for pelo funcionamento da máquina, só vejo uma razão plausível, que é o manípulo roscado à esquerda (suponho que seja o caso) ser utilizado em quantidade noutros equipamentos da mesma marca, que esses sim necessitem mesmo de rosca esquerda, e utilizarem-no também nesta para não terem de duplicar stocks. É mais barato, nesse caso, abrir uma rosca esquerda numa peça  (a haste roscada) que é de certeza feita em série em tornos automáticos. E industrialmente, em termos de custos de produção, faz todo o sentido.

Editando:
Estou a supor que, de origem, o manípulo azul inclua a rosca (numa peça de fundição injectada). Se não for assim, continuo a pensar que só pode haver uma razão funcional para a rosca ser esquerda. Mas só mesmo vendo as peças.
« Última modificação: Sábado, 13 de Abril, 2013, 12:26:36 pm por GLFaria »