Autor Tópico: Como arrumam as vossas limas?  (Lida 6574 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Como arrumam as vossas limas?
« em: Segunda, 27 de Março, 2017, 02:36:20 am »
Advertisement
Advertisement
Para que não haja protestos  :), esclareço desde já que para efeitos deste tópico uso a designação "lima" para tudo - limas, grosas, limatões,...

Estou interessado em saber como resolvem o problema da arrumação das vossas limas. São ferramentas delicadas e que convém tratar com cuidado, senão estragam-se num instante. A seguir mostro como resolvi no meu caso, e com os meus constrangimentos de espaço, mas gostava de ter mais ideias.

Não tenho muitas, mas tenho algumas. Até há algum tempo, a "arrumação" delas era um tubo de uns 10cm de diâmetro, com base, pousado no chão. Não era nada bom para as limas, mas não tenho parede nem gavetas onde as meter (excepto as limas de calado, claro, que estão numa gavetinha)

Entretanto, comprei algumas grosas picadas à mão, e essas certamente nunca iriam para o tubo comum. Por outro lado, estava farto de dar pontapés no tubo. Depois de muito olhar à roda, reparei que tinha um pequeno espaço desaproveitado debaixo de uma prateleira, e resolvi dar-lhe uso.

Utilizei tubo eléctrico de 25mm (diâmetro interior 22mm ) para as largas - chatas, meia-cana, etc - e tubo de 16mm (diâmetro interior 13mm, se bem me lembro) para as mais estreitas - redondas e triangulares. Fiz uma armação rústica, separando entre si os tubos com cavilhas de 8mm, para dar espaço para os cabos.

Não está exactamente bonito, nem sequer me dei ao esforço de lhe aplicar qualquer acabamento, mas para já está funcional. As limas estão muito mais bem tratadas. E seja como for, quando arranjar mais limas, o que mais tarde ou mais cedo vai acontecer, terei de fazer alguma coisa maior - ainda tenho espaço debaixo da prateleira.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Como arrumam as vossas limas?
« Responder #1 em: Segunda, 27 de Março, 2017, 13:32:13 pm »
Antes de tudo tenho a dizer uma coisa


Excelente a

Quanto às minhas que são "low cost " custo baixo andam por vezes como se costuma  dizer " ao Deus dara"
Henrique

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Como arrumam as vossas limas?
« Responder #2 em: Segunda, 27 de Março, 2017, 14:40:47 pm »
Ora aí está uma boa ideia para este tipo de arrumação.

Parabéns.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Como arrumam as vossas limas?
« Responder #3 em: Segunda, 27 de Março, 2017, 23:27:31 pm »
Para começar acho a sua solução genial.
E se me permite, acho que desta vez vou ser eu a copiar.

Como tenho dois locais de armazenamento (garagens) tenho a tralha basicamente dividida em serralharia e mecanica numa garagem (a do meu sogro) e carpintarias noutra (a minha)

As minhas limas da minha garagem tem estado penduradas num suporte tipo barra pregado na parede, e sou algo rigido com a utilizacao destas ferramentas (a titulo de exemplo, nunca passo o dedo na lima nem na peca a trabalhar).
Agora com a nova arrumação estava a pensar colocar no quadro, mas achava que ia ocupar jm espaço enorme.
Mas devo optar por uma solução parecida ao GLFaria.
Que proteje de pancadas e rocadelas indesejáveis e não ocupa espaço

Na garagem do meu sogro não vale a pena grande arrumação com determinadas ferramentas.
O meu sogro não dá o minimo valor a qualquer ferramenta que seja.
Para terem uma ideia deixo ua foto da gaveta da bancada.



As limas grandes ainda vieram dos tempos da terraplanagem mas sei que a de meia cana ja desbastou cimento >:(

Para terminar
Sempre que preciso de comprar uma lima dou preferencia às ''Tome Feteira''



Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Como arrumam as vossas limas?
« Responder #4 em: Terça, 28 de Março, 2017, 02:41:10 am »
...
Quanto às minhas que são "low cost " custo baixo andam por vezes como se costuma  dizer " ao Deus dara"
Todas as minhas são relativamente "low cost" - todas, incluindo as picadas à mão, são Tomé Feteira. Não vejo motivo para comprar de outra origem. As picadas à mão tive de comprar directamente à fábrica, não encontrei nas lojas onde fui. Fizeram-me um desconto muito bom. Podem não ser tão perfeitas como, por exemplo, as Liogier ou as Auriou, mas são incomparavelmente mais baratas.
Mas mesmo sendo "low-cost", não há razão para as tratar mal, dá-me jeito que estejam em boas condições ;)

...
Ora aí está uma boa ideia para este tipo de arrumação.
...
A ideia-base não é minha, há (na net, claro, onde mais?...) muitos exemplos  de arrumações de todo o tipo de coisas utilizando tubos de PVC. Limitei-me a pensar que seria uma boa ideia para arrumar limas.

...
(a titulo de exemplo, nunca passo o dedo na lima nem na peca a trabalhar).
...
Penso que este é um dos mitos do qual ninguém que o invoca até agora me conseguiu explicar a origem!!! E, o que é mais, não consta de nenhum dos documentos que tenho de diversos fabricantes (Auriou, Liogier, Nicholson, Simonds). Aliás, fui ensinado nas saudosas aulas de trabalhos manuais a segurar a lima com as duas mãos.

As únicas referências escritas que tenho e que talvez se possam de alguma maneira relacionar com isso é que a lima não deve estar gordurosa ou com óleo, porque isso reduz a sua capacidade "mordente". Como as mãos geralmente têm óleos e ácidos...Mas quer a Auriou quer a Liogier recomendam guardar as grosas enroladas num pano com óleo.

O meu raciocínio leva-me a pensar que seja a existência natural de óleos e ácidos nas mãos que tenha dado origem a esse mito.
É um facto que no trabalho dos metais as mãos ficam muito facilmente oleosas - e geralmente não são bem limpas entre operações, quando muito são esfregadas num bocado de desperdício...
Quanto aos ácidos, estou disposto a admitir que algumas mãos talvez possam deixar resíduos que originem oxidação nos dentes das limas - se elas forem muito manuseadas antes de serem arrumadas.

Mas até que alguém me demonstre ou explique com argumentos técnicos válidos que assim deve ser, a história de nunca tocar numa lima com os dedos para mim é..."estória"!

Já agora - para limpar limas, usar escova de pelos de nylon (uso uma escova de dentes velha para as limas mais pequenas, e uma escova de unhas para as maiores), ou de latão (que geralmente têm a vantagem de ter pelos mais finos do que as de nylon - pelo menos as minhas têm). Nunca, mas nunca, as escovas de aço que há no comércio como sendo próprias para limpar limas - dão cabo das limas em pouco tempo.


GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Como arrumam as vossas limas?
« Responder #5 em: Terça, 28 de Março, 2017, 13:53:43 pm »
Na mensagem acima, e relativamente à questão da ocupação de espaço no painel posta pelo pajo, há uma solução de arrumação em painel que pode tornar as coisas mais compactas - inclinar ligeiramente os tubos. Mais fácil do que explicar é um "boneco".

Francamente, a solução mais ou menos horizontal que utilizei pode ser um pouco incómoda, porque os cabos das limas, na posição em que ficam, atrapalham um bocado. Mas eu não tinha sítio de parede para as arrumar de outra forma...