Autor Tópico: Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?  (Lida 11592 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?
« em: Quarta, 25 de Maio, 2016, 15:54:02 pm »
Advertisement
Advertisement
Boa tarde a todos

Necessito comprar chaves de parafusos ou bits Philips #4 e Pozidriv #4.
Não está fácil, são tamanhos pouco frequentes nas casa de ferragens "correntes". Alguém me pode dar uma pista?

Obrigado

G.

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?
« Responder #1 em: Quinta, 26 de Maio, 2016, 19:23:30 pm »
Caro GLFaria,

Agradecido por me indicar a existência dos Pozidriv #4 e a dificuldade em os encontrar  :o

A primeira tentativa foi na Würth, mas só vai até ao #3. Depois tentei na Bosch e só numa das gamas é que existe o #4. Pode encontrar aqui:

http://www.bosch-pt.com/pt/pt/accocs/Acess%C3%B3rios/171849/7843/pontas-de-aparafusar-extraduras-para-parafusos-de-fenda-em-cruz-pozidriv/ponta-de-aparafusar-extradura/

Se tiver alguma dificuldade em encomendar diga que eu em breve vou a um agente Bosch buscar material...

Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?
« Responder #2 em: Quinta, 26 de Maio, 2016, 19:28:59 pm »
AH! As Philips #4, encontra-as aqui:

http://www.bosch-pt.com/pt/pt/accocs/Acess%C3%B3rios/171846/7821/pontas-de-aparafusar-extraduras-pontas-de-aparafusar-para-parafusos-de-fenda-em-cruz-phillips/ponta-de-aparafusar-extradura/

Em qualquer dos casos em pacotes de três bits.

Espero ter ajudado, nesse novo projecto!  ;D
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?
« Responder #3 em: Sexta, 27 de Maio, 2016, 13:46:50 pm »
Muitíssimo obrigado, não me tinha lembrado de consultar os produtos da Bosch (hoje em dia não sou um entusiasta da marca).
Já fiz um levantamento de todos os agentes Bosch num raio de 25km, vou começar a procurar, espero que algum tenha. Se os da zona não tiverem, terei de encomendar.

O "projecto" é simples de descrever. A minha bancada Workmate, já com mais de quarenta anos, está novamente a necessitar de um recondicionamento, agora mais extenso do que os que fiz anteriormente. Os parafusos M8 que fixam os tampos e as corrediças têm cabeças Philips #4 e Pozidriv #4. Porquê dois tipos de cabeça diferentes para parafusos com as mesmas dimensões no mesmo produto não faço ideia - sob o ponto de vista logístico e produção não faz sentido.

Até agora, quando preciso tenho-me orientado mais ou menos com bits #3 (PH e PZ), mas quer os parafusos quer os bits começam a sofrer um bocado, e nunca consigo um aperto como deve ser. Com o trabalho todo que estou a ter e ainda, mais vale arranjar a ferramenta correcta.

Quer os formatos Philips quer os Pozidriv têm tamanhos até #4 (o artigo da Wikipedia que refiro abaixo indica até #5 para os Pozi, mas acho que ou li mal ou está errado).

O artigo da Wikipedia tem informações úteis:
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_screw_drives

E no "boneco" que anexo (lamento ser em russo; não sei russo, mas consigo interpretar o que lá está) vão indicadas as dimensões dos vários tamanhos de PH e PZ. Não está muito visível, só o consegui fazer a partir de uma impressão de ecrã, depois trabalhada com o Paint... Mas inscrevi a verde o endereço do site de onde o tirei.

Mais uma vez muito obrigado, depois informarei do que conseguir.

G.

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?
« Responder #4 em: Sexta, 27 de Maio, 2016, 14:14:47 pm »
« Última modificação: Sexta, 27 de Maio, 2016, 14:17:26 pm por Joliveira »
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?
« Responder #5 em: Sexta, 27 de Maio, 2016, 15:11:35 pm »
Vêm como vale a pena pertencer ao Fórum da Bricolage Total?
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?
« Responder #6 em: Sexta, 27 de Maio, 2016, 20:54:30 pm »
Este artigo (Francês) vai mais longe dizendo que há até ao PZ6:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Vis_Pozidriv

O PZ4 da amazon: https://www.amazon.co.uk/Wera-056835-Pozidriv-Extra-Screwdriver/dp/B000Y8ZFTO

Na philips: http://www.phillips-screw.com/pozidriv.php

Chamar a esse texto "artigo" parece-me de uma benevolência extrema!  :)  Não esqueçamos como é construída a Wikipedia.
Acho improvável que o autor esteja certo; pelo menos até agora não encontrei nenhuma referência em nenhuma das fontes  que consultei, e foram muitas, a PZ5 nem a PZ6.

Já tentei obter cópia das normas ISO relativas a isto, mas só pagando uma pipa de massa, e não preciso assim tanto delas...

Os americanos usam outras normas, mas no que consegui ver também não encontro nenhuma menção de tamanhos superiores a PZ5, e mesmo esse só uma vez num artigo. Pelo que vi em fontes americanas, e contrariamente ao que se passa na Europa, o formato Pozidriv não é muito usado nos EUA.

Um outro site com interesse:  https://sizes.com/tools/screw_drive.htm

Estas questões que obrigam a muita pesquisa são sempre interessantes, aprendo muito.

G.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?
« Responder #7 em: Sexta, 27 de Maio, 2016, 23:41:06 pm »
Viva, boas noites a todos!


Julgo que seja disto que estejam a falar



Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?
« Responder #8 em: Sábado, 28 de Maio, 2016, 00:52:47 am »
Viva, boas noites a todos!
Julgo que seja disto que estejam a falar

Julgo que tenha posto aí essas fotos só para fazer inveja!  ;D  ;D  ;D

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?
« Responder #9 em: Sábado, 28 de Maio, 2016, 01:21:20 am »
Haaa, sim, não, pronto talvez. :o :o :o ;D ;D ;D

Se por acaso não encontrar por ai posso ver o que existe numa casa aqui em Beja, onde estive no ano passado a comprar umas ponteiras das boas e eles tinham tamanhos grandes.
Como não estava interessado em comprar, mas fiquei curioso se aquilo era procurado e a senhora respondeu-me que vendiam daquilo para a base aérea.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?
« Responder #10 em: Sábado, 28 de Maio, 2016, 18:17:29 pm »
nunca precisei,

nunca vi,

logo não tenho.

mas obg.

se algum dia  precisar já sei que existe
Henrique

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?
« Responder #11 em: Sábado, 28 de Maio, 2016, 21:03:59 pm »
Haaa, sim, não, pronto talvez. :o :o :o ;D ;D ;D

Se por acaso não encontrar por ai posso ver o que existe numa casa aqui em Beja, onde estive no ano passado a comprar umas ponteiras das boas e eles tinham tamanhos grandes.
Como não estava interessado em comprar, mas fiquei curioso se aquilo era procurado e a senhora respondeu-me que vendiam daquilo para a base aérea.

Pajo, muito obrigado pela disponibilidade. Se não encontrar ou não conseguir arranjar, sou mesmo capaz de aproveitar. Ainda agora estou a começar a procura...

G.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?
« Responder #12 em: Terça, 07 de Junho, 2016, 01:10:46 am »
Depois de muito procurar e de muitos contactos telefónicos, consegui arranjar um bit PZ4 da Bosch - mas só numa casa da dúzia e meia que consultei. Quanto a PH4, nada, mas...chegado a casa, comecei a experimentar o ajuste do bit em todos os parafusos M8 do Workmate. Estranho, parecia encaixar bem em todos, mesmo nos que não tinham os "tracinhos" característicos do encaixe Pozi.

Chegado a este ponto, peguei numa lanterna e numa lupa e fui verificar os parafusos um a um. Não é que são todos Pozidriv? Só que nem todos têm os "tracinhos" característicos não!!!

É possível que, como o encaixe Pozidriv foi desenvolvido, tanto quanto pude apurar, na segunda metade dos anos 1960 e o meu Workmate é do início dos anos 1970, a inclusão dos "tracinhos" fosse muito recente na época e na fábrica irlandesa da B&D houvesse de ambos os modelos. Os "tracinhos" foram acrescentados para facilitar a escolha da ferramenta correcta, mas é possível que nas fases iniciais de produção em massa alguns fabricantes não os incluíssem.

E assim, tenho o problema resolvido. Obrigado novamente ao Stromlinie pela referência à Bosch e ao Pajo pela oferta de ajuda.

Quanto ao trabalho de pesquisa, foi muito educativo. Deu para ver que a maior parte do nosso comércio de ferramentas, e provavelmente do restante pequeno comércio, não modificou os métodos nem perdeu os hábitos de trabalho "do antigamente". Por vezes até têm anúncios na net, mas quando têm página electrónica (e muitos não têm) o conteúdo e a informação disponibilizada são na maioria dos casos de uma pobreza desoladora. E quanto a conseguir um endereço de e-mail... Quanto ao atendimento ao balcão, geralmente é simpático mas de uma lentidão exasperante. E queixam-se da concorrência dos AKIs e semelhantes.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Chaves Philips e Pozidriv #4 - onde?
« Responder #13 em: Terça, 07 de Junho, 2016, 18:04:03 pm »
1970 FOI UM BELO ANO DE FABRICAÇÃO. ;D

O meu pai fabricou uma bela peça :- :o era quase um relogio se funciona-se bem.

Ainda bem que já esta resolvido o problema, por mim já sabe que sempre que puder ajudar, não custa nada ;)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!