Autor Tópico: bom velho guilherme  (Lida 9011 vezes)

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
bom velho guilherme
« em: Quarta, 31 de Outubro, 2012, 17:37:55 pm »
Advertisement
Advertisement

Bem, na sequencia do tópico das velharias sobre o rebaixador/guilherme stanley 78, decidi colocar aqui umas fotos dum guilherme tradicional inglês do sec. XIX.
que adquiri em tempos no ebay.
apesar da idade funciona bem melhor que o stanley.

algumas características que mostram como pequenos detalhes podem fazer diferença:
* tem um ferro enviesado que permite melhor acabamento qdo se trabalha com com o veio atravessado, esta geometria tb faz com que a plaina tenha tendencia em enconstar ao material permitindo assim que o rebaixo fique de largura uniforme.
* tem um segundo ferro pequeno de lado (vincador) que é usado para fazer um pequeno golpe no veio qdo se trabalha atravessado e assim evita esmilhar a peça. (a stanley tb tem um vincador mas é um "pincel" de usar já q nao é facilmente ajustável exepto limando-o). a técnica é passar com a plaina da frente para trás umas duas vezes para fazer um vinco na madeira  e só depois começar a a remover material normalmente.
* o rasto é de buxo que é uma madeira muito rija que nao se desgasta facilmente o que permite a ferramenta durar muito tempo. este "implante" é montado com 4 ganzepes o que é uma obra de arte numa época pré CNC.
* tem um batente de regulaçao de profundidade "micrométrico" ajustado pelo parafuso de latão da frente.

uma vista geral:


pormenor do rasto e do batente ajustável:


uma vista frontal q mostra o implante de buxo:




GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:bom velho guilherme
« Responder #1 em: Quarta, 31 de Outubro, 2012, 20:57:40 pm »
Uma beleza. É uma sorte ter conseguido isso.
Acho curiosa a saída das aparas, não é habitual nos guilhermes que conheço. Como é que saem? Ou nem sequer enrolam (só aparas mesmo muito finas) e saem a direito por cima?

G.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:bom velho guilherme
« Responder #2 em: Quinta, 01 de Novembro, 2012, 00:22:04 am »
Parabens!
está aí uma peça para ser estimada.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:bom velho guilherme
« Responder #3 em: Sexta, 02 de Novembro, 2012, 19:14:38 pm »
Acho curiosa a saída das aparas, não é habitual nos guilhermes que conheço. Como é que saem? Ou nem sequer enrolam (só aparas mesmo muito finas) e saem a direito por cima?

tem uma boca muito pequena < 1mm, pelo que bem afinado tira aparas muito finas. tem de facto, um pouco tendencia para obstruir se nao houver cuidado.
as plainas de moldagem inglesas tem todas este formato. são plainas de marceneiro para trabalhos mais finos.
isso pode ver-se pela inclinação do ferro q é cerca de 50 graus ("york pitch") o que deixa um melhor acabamento (embora deste modo a plaina se torne mais dificil de "empurrar")

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:bom velho guilherme
« Responder #4 em: Sábado, 03 de Novembro, 2012, 00:23:52 am »
Suponho que nunca vai usar esa plaina - sacrilégio - mas bem gostava de saber que tal a sensação! Não acho que o ajuste micrométrico de profundidade seja uma grande vantagem (normalmente ajusto as minhas ferramentas com a craveira), mas é um requinte bonito. Em contrapartida, um vincador desse tipo faz muito mais sentido do que o da nº 78, que é impossívelmente pequeno e não é ajustável. Mas o que realmente me encanta mais nessa plaina é o trabalho de encaixe da peça de buxo.

Tenho lido várias discussões e artigos interessantes sobre as vantagens/desvantagens de determinados ângulos em diferentes situações.

Do que leio, só posso concluir que as experiências variam e que, dentro das sugestões de carácter geral, cada caso (ou tipo e qualidade de madeira) é um caso. Como a maior parte de entre nós não pode ter a quantidade e variedade de plainas que gostaria... Não tenho experiência suficiente para avaliar, nunca usei um ângulo diferente do da minha #4 (45º).

A madeira mais "aborrecida" que já aplainei foi ipê. Com o ferro a  45º, na posição standard com bisel para baixo, um ferro muito bem afiado e com o mínimo de saliência - umas fracções de milímetro - e uma boca a condizer, e o contra-ferro a aproximadamente 1mm, consegui um bom acabamento no sentido do grão.
Já os topos... puseram-me à procura de uma boa plaina de topejar, que penso que só vou arranjar se mandar vir uma de fora, o que não vai acontecer tão cedo. Ou a menos que encontre uma boa e em bom estado numa feira - sabe-se lá, mas tenho tendência a não acreditar em milagres.

Algum dia vou experimentar afiar o ferro da minha com um ângulo mais baixo e virar o bisel para cima para ver o que acontece (o ferro é muito fino, provávelmente vai vibrar, mas se não experimentar nunca vou saber...)

Já agora, alguém sabe o nome correcto em português, se é que existe, da peça que os ingleses chamam "frog"? Suponho que não seja "rã"! Tenho perguntado a muitos marceneiros e ninguém me tem sabido dizer.

G.