Autor Tópico: Melhoramento de serrote Stanley  (Lida 3901 vezes)

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Melhoramento de serrote Stanley
« em: Sexta, 01 de Maio, 2020, 19:39:56 pm »
Advertisement
Advertisement
Boas a todos.
Espero que estejam todos bem e livres desta maldita doença.
Este confinamento forçado tem coisas boas e uma delas é tempo disponível. Eu tinha imensos projectos mas uma queda precisamente no Domingo de Pascoa partiu-me uma ou duas costelas e "arrebentou-me" os ligamentos da mão direita.
Mas não consigo estar parado e como já me sinto bem melhor nada melhor que um pequeno projecto para ajudar a passar o tempo.
O projecto em causa é este péssimo serrote Stanley que vinha com uma caixa de esquadria de daquelas baratas de plástico.


Nada no conjunto é de qualidade mas curiosamente é das coisas que uso com mais frequência. Para pequenos cortes à esquadria não me justifica limpar a mesa da serra eléctrica por isso acabo sempre por usar este conjunto.
Quem gosta e tem boas ferramentes sabe que para além da funcionalidade superior existe um prazer acrescido em usá-las. Este serrote está no outro extremos do espectro do prazer e não há vez nenhuma que o uso que não pense em melhorá-lo, por isso cá vai.

Aspectos positivos:
-A lâmina está direita e a distância das costas do serrote até aos dentes é igual à altura da caixa de esquadria o que quer dizer que posso serrar à vontade que ele nunca vai danificar a caixa.
-Como já tem uns anitos, os dentes não são daqueles pré-endurecidos como nos serrotes baratos actuais que tornam os serrotes descartáveis. Este ainda é dos "à antiga".
-Os dentes foram seguramente criados industrialmente com a vantagem de estarem completamente alinhadinhos, com uma geometria super-consistente assim como a trava, logo um excelente ponto de partida.

Aspectos negativos:
-Os dentes apesar de consistentes têm uma geometria de "crosscut" mas um perfil de ataque de ripcut. Desenrrascam mas podiam ser bem melhores.
-A pega é de longe do pior que já vi. É feia, de plástico manhoso e ergonómicamente péssima. É vertical de mais o que obriga a torcer o pulso e a pega da mão pouco mais é que um cilindro não oferecendo nenhum controlo.
-A lâmina está enferrujada.

O que pretendo fazer:
-Desenferrujar a lâmina.
-Afiar os dentres para crosscut, muito mais adequado a uma caixa de esquadria.
-Fazer uma nova pega em madeira.

Como estou de quarentena e não tenho madeiras cá em casa e não quero perder muito tempo com isto, vou usar um pedaço de uma madeira de pinho que encontrei numa obra. Bem sei que pinho numa pega, enfim. Se partir, partiu. Como disse este projecto é mais para estar entretido e não perder muito tempo. A tábua de madeira é grossa o suficiente e escolhi uma daquelas com a madeira alaranjadas o que indica que vem de uma parte da árvore com muita resina o que oferece um pouco mais de resistência.

Aqui a tábua em causa:


Já cortado o pedaço que irei usar e aplainado para retirar a curvatura que tinha. Não me preocupei muito com esta parte. Foi só para ficar mais ou menos direita.


Aqui depois de ir ao tico-tico com o início da forma. Usei como molde a pega de um outro serrote de "tenon" da Diston que tenho e gosto muito da ergonomia da pega:


E agora já acabada a forma final antes de levar os furos e a raxa para a lâmina:


Assim que tiver mais imagens actualizo o tópico.
Abraço a todos.
« Última modificação: Sexta, 01 de Maio, 2020, 19:46:37 pm por AlexB »

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Melhoramento de serrote Stanley
« Responder #1 em: Sábado, 02 de Maio, 2020, 09:32:10 am »
Amigo AlexB

Primeiro desejo-lhe rápidas melhoras

quanto ao serrote  tendo em conta o aspecto da pega  irá ficar com melhor aspecto e mais qualidade

Um Abraço
Henrique

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Melhoramento de serrote Stanley
« Responder #2 em: Sábado, 02 de Maio, 2020, 17:49:19 pm »
Obrigado Bata. Felizmente as costelas e a mão estão a recuperar muito bem.
Serrote terminado. Estou muito satisfeito com o resultado. Está muito mais bonito, a pega ajusta-se que nem uma luva oferecento muito mais controlo e rigidez e está a serrar mesmo muito bem.
Os únicos senãos são que a pega é em pinho logo muito mais sujeita a moças e por ser de uma tábua das obras tem algumas manchas embrenhadas na madeira que não dão para eliminar, retirando alguma beleza.





Pormenor dos dentes afiados para crosscut. A diferença é abismal na velocidade do corte e os cortes ficam um nadinha mais limpos.


Aqui com a caixa de esquadria. Esta vou manter em plástico porque fica o ano todo num telheiro aberto e com a humidade do Inverno o plástico cumpre perfeitamente.


Abraço a todos.
« Última modificação: Sábado, 02 de Maio, 2020, 17:52:25 pm por AlexB »

rubenroche

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 242
    • Ver Perfil
Re: Melhoramento de serrote Stanley
« Responder #3 em: Quinta, 07 de Maio, 2020, 12:46:27 pm »
Belo trabalho. como é que afiou o serrote?

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Melhoramento de serrote Stanley
« Responder #4 em: Quinta, 07 de Maio, 2020, 18:40:50 pm »
Obrigado Ruben.
Usei uma lima fininha de um kit que comprei no Leroy. Como os dentes são minúsculos, julgo que será aproximado 12 TPIs, fiz a olho, tentando manter um ângulo consistente mas sem grandes rigores.
O kit é este:

https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-de-mao/Limas-e-grosas/WPR_REF_15222501