Autor Tópico: Berbequim  (Lida 61066 vezes)

jjmaia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver Perfil
    • Página Pessoal de jjmaia
Berbequim
« em: Quinta, 15 de Abril, 2010, 09:38:27 am »
Advertisement
Advertisement
Boa tarde,
Tenho cá por casa um berbequim bem velho, e as brocas já nem papel furam.
Por isso preciso de conselhos para um novo. Teria preferência por um com fio, mas não tenho electricidade na minha garagem, e como preciso de fazer uns buracos na mota... O ideal seria algo que ligado à corrente tivesse mais potência.
Os "trabalhos" serão paredes e plástico (quero fazer uns furos nos plásticos da minha mota), como o plástico é sensível, queria algo que tivesse rotação variável.

Obrigado.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Berbequim
« Responder #1 em: Quinta, 15 de Abril, 2010, 12:12:54 pm »
Citar
Tenho cá por casa um berbequim bem velho, e as brocas já nem papel furam.

não é preferível arranjar brocas novas?
pode furar plástico com brocas hss (aço rápido). se estiverem afiadas o furo é feito quase instantaneamente
e logo sem produzir calor capaz de derreter o plástico.

se o seu berbequim é bem antigo é muito provavelmente de melhor qualidade que qq chinesice que se vende
actualmente. se tiver percussão, então tb é razoável para furar paredes de alvenaria. mas nesse caso o melhor mesmo é
uma torna (um "berbequim" SDS), senão não é eficiente em materiais mais rijos como betão ou pedra.

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Berbequim
« Responder #2 em: Quinta, 15 de Abril, 2010, 20:46:17 pm »
Olá,

concordo com as ideias do colega cerdeira

Para a maior parte dos plásticos uma aparafusadora com brocas ou uma rectificadora "tipo Dremel" pode ser suficiente.

Para paredes, há muitas escolhas mas se quiser contemplar o betão o melhor é seguir os conselhos do colega cerdeira.

Talvez seja útil ver ainda os seguintes tópicos berbequins sem fios

Se quiser esperar uns dias vamos fazer um pequeno passatempo no nosso blog a oferecer um berbequim. Ou pode ainda participar no passatempo que está a decorrer em que um dos prémios é uma aparafusadora :)
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

jjmaia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver Perfil
    • Página Pessoal de jjmaia
Re:Berbequim
« Responder #3 em: Terça, 27 de Abril, 2010, 01:47:13 am »
O problema é que quero furar muita coisa na garagem (incluindo paredes e plástico) e não tenho electricidade, dai precisar de um sem fios.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Berbequim
« Responder #4 em: Terça, 27 de Abril, 2010, 13:56:56 pm »
a maior questão com os berbequins sem fios é a qualidade da bateria que pode afectar a sua duração. tb há o problema das baterias não serem compatíveis entre marcas. é uma situação semelhante aos TM's.
actualmente as baterias são quase todas de iões de litio. 14.4 ou 18 V
se pretende a ferramenta para utilização ocasional, compre um de marca "branca". para algo mais sofisticado e com garantia de peças durante mais
anos veja aqui:
http://www.axminster.co.uk/category-Drill-Drivers-14.4V--18V-813252.htm
e aqui para berbequins com percussão:
http://www.axminster.co.uk/category-Combi-Drills-813258.htm
« Última modificação: Terça, 27 de Abril, 2010, 14:06:02 pm por cerdeira »

jjmaia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver Perfil
    • Página Pessoal de jjmaia
Re:Berbequim
« Responder #5 em: Terça, 27 de Abril, 2010, 15:37:50 pm »
Qual a vantagem da percussão?
O berbequim é para utilização ocasional, mas quantos mais anos durar melhor.

Eu fui ao AKI e vi 3 de que gostei, mas alem da tensão não percebi as diferenças-  entre eles:

- PSR 12 (existe também de 14.4): http://www.bosch-do-it.com.pt/boptocs2-pt/Bricoleiro/Ferramentas/PT/pt/hw/Aparafusadoras+sem+fio/95236/PSR+12-2/11833/index.htm

- Uneo: http://www.bosch-do-it.com.pt/boptocs2-pt/Bricoleiro/Ferramentas/PT/pt/hw/Uneo/117922/index.htm

- Uma igual à Uneo mas da Einhell BT-HD14.4Li

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Berbequim
« Responder #6 em: Terça, 27 de Abril, 2010, 19:49:37 pm »
Citar
Qual a vantagem da percussão?

permite melhorar o desempenho para furar em alvernaria/betão/tijolo. a bucha qdo roda dá tb impactos no material q  se está a furar.
não é ainda assim o ideal para estes materiais mas desenrasca bem.

qdo estiver a decidir pelos vários modelos observe o seguinte:
tensão da bateria, qto maior em príncipio mais potência desenvolve. os berbequins c/ percussão usam quase sempre 18V
capacidade da bateria em Ah: qto maior, mais duração.
regulação de binário (torque): se pretender (des)aparefusar com a máquina, dá jeito poder regular a força de aperto.

p.ex. o modelo Uneo q apresentou no link não parece permitir regular o binário.

jjmaia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver Perfil
    • Página Pessoal de jjmaia
Re:Berbequim
« Responder #7 em: Terça, 27 de Abril, 2010, 19:54:08 pm »
Um dos da Bosch é parafusadora, logo não fura betão.
As opções seriam então o Uneo e o PSB 14.4:

http://www.bosch-do-it.com.pt/boptocs2-pt/Bricoleiro/Ferramentas/PT/pt/hw/Berbequims+sem+fio/95231/PSB+14%2C4+LI-2/23902/index.htm
http://www.bosch-do-it.com.pt/boptocs2-pt/Bricoleiro/Ferramentas/PT/pt/hw/Uneo/117921/Uneo/14254/index.htm

Ou equivalente da Einhell.

2 questões: Qual das duas ferramentas será melhor? Quero algo que dê para regular a velocidade (pois o plástico é frágil) e será que devo optar pela Einhell em vez da Bosch?
« Última modificação: Terça, 27 de Abril, 2010, 21:34:51 pm por jjmaia »

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Berbequim
« Responder #8 em: Quarta, 28 de Abril, 2010, 13:24:42 pm »

o PSB parece mais completo, tem percussão e controlo de binário. o Uneo deve ter melhor desempenho para furar
alvenaria/betão já que tem percussão melhorada (pneumática).
se pretender utilizar muito a funcionalidade de (des)aparafusar o PSB será mais versátil.
controlo de velocidade eléctrico quase todos tem, mas perdem potencia nas rotações mais baixas.

qto à questão einhell vs bosch, não sei bem. a einhell aposta no segmento amador baixo-custo, o mesmo acontece com a gama verde da bosch (os profissionais são de cor azul), e há uma boa probabilidade dessas máquinas serem todas feitas no "far east" i.e. China.
a bosch tradicionalmente terá melhor reputação e controlo de qualidade já que produz tb para o segmento profissional.

tente comparar o tipo de baterias q cada um deles usa: capacidade, tempo de carga, preço de baterias suplentes.

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re:Berbequim
« Responder #9 em: Quarta, 28 de Abril, 2010, 17:02:28 pm »
qto à questão einhell vs bosch, não sei bem. a einhell aposta no segmento amador baixo-custo, o mesmo acontece com a gama verde da bosch (os profissionais são de cor azul), e há uma boa probabilidade dessas máquinas serem todas feitas no "far east" i.e. China.
a bosch tradicionalmente terá melhor reputação e controlo de qualidade já que produz tb para o segmento profissional.

Olá! Já não escrevia por aqui vai para uns bons pares de meses, mas não quer dizer que não tenha deitado um olho aos posts que por aqui vão surgindo, mas os afazeres profissionais não têm permitido participar. Surgiu agora uma abertura e um tema logo posso deixar aqui a minha opinião.

Antes demais, devo dizer que sou um fã da Bosch! As minhas ferramentas eléctricas são da gama amadora da Bosch, excepto o medidor laser que é da gama profissional.

Até ao momento, só uma ferramenta teve de ir para reparar, e foi por acidente de trabalho. Foi para um reparador da Bosch e numa semana veio reparada, revista e limpinha. E o custo não foi nada do outro mundo...

Quanto à linha verde da marca, destinada a amadores como eu, se a memória não me falha, só uma ferramenta na minha posse é fabricada na China, de resto ou são fabricadas na Suíça, na Alemanha, nos USA, e nas economias emergentes do Leste Europeu.

Estou em crer que o material da linha verde é fabricado junto do material da linha azul, para prof's, as especificações é que variam: se se compararem especificações há máquinas das duas linhas que as partilham. As com maiores especificações da linha verde correspondem às de menores especificações da linha azul (grosso modo!)

Em caso de dúvida, opte pela Bosch, mesmo que a compre numa grande superfície tipo AKI, tem sempre possibilidade de a mandar reparar ao serviço da marca.

Outra coisa, nem sempre as grandes superfícies têm os melhores modelos e/ou os melhores preços: se puder ver preços nas lojas de ferramentas tradicionais pode ser surpreendido!

Pronto meti a minha colherada!Bons furos,

Stromlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

jjmaia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver Perfil
    • Página Pessoal de jjmaia
Re:Berbequim
« Responder #10 em: Quarta, 28 de Abril, 2010, 19:44:06 pm »
Obrigado pelas respostas.
De referir apenas uma coisa, não tenho interesse em aparafusar/desparafusar, já tenho uma maquina para isso.

Dan_

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 67
    • Ver Perfil
    • Dan
Re:Berbequim
« Responder #11 em: Quarta, 28 de Abril, 2010, 22:39:41 pm »
Viva,

tenho uma dúvida/recomendação

Tenho um berbequim sem fios que tem funcionado bem. Tanto como berbequim como como aparafusadora.

Contudo, não tem função "martelo" o dificulta furar pedra/parede.

Há berbequins sem fio com essa função? Se o objectivo for fazer muitos furos em parede é importante.

Cumprimentos
Daniel Afonso

jjmaia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver Perfil
    • Página Pessoal de jjmaia
Re:Berbequim
« Responder #12 em: Quarta, 28 de Abril, 2010, 23:19:43 pm »
O eu necessitar berbequim sem fio é porque não tenho electricidade na minha garagem, duvido que vá fazer muitos furos em parede (devo fazer mais em metal/madeira e plástico) por isso penso não ser necessário.
Mas como vou furar coisas na mota quero algo que dê para controlar a velocidade devido à fragilidade.

Dan_

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 67
    • Ver Perfil
    • Dan
Re:Berbequim
« Responder #13 em: Quinta, 29 de Abril, 2010, 08:24:48 am »
Ok,

é o mesmo caso de mim (tirando que tenho electricidade na garagem eh eh).

Eu tenho um einhell que vinha numa malinha com berbequim, tico-tico, fita-metrica, esquadro, brocas e laminas, etc, tudo por 40€ no DeBorla. E tem controle de velocidade

Até agora tem funcionado bem. Até já fez furos de 10 em pedra com muito tempo e dedicação :D

Mas já agora, alguém sabe se há s/ fios com função martelo?

Cumprimentos
Daniel

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Berbequim
« Responder #14 em: Quinta, 29 de Abril, 2010, 12:00:41 pm »
Citar
Mas já agora, alguém sabe se há s/ fios com função martelo?

se seguir este thread do ínicio (e seguir alguns dos links) vai obter a resposta.