Autor Tópico: Bancada  (Lida 16958 vezes)

nspinheiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
Bancada
« em: Quarta, 08 de Junho, 2011, 19:13:10 pm »
Advertisement
Advertisement
Não é bem uma ferramenta, mas pareceu-me o local mais adequado.

Estou a pensar comprar uma bancada da Wolfcraft que há no Leroy:

http://www.youtube.com/watch?v=DOwnWs8HHxA#

Que acham? é adequado? será exagerado?

A grande vantagem é ser desdobravel, pois o espaço para guardar não é grande... tenho de trabalhar num terraço e guardar a bancada dentro de casa, o que a mulher não vai gostar nada...

Outra duvida, não queria comprar uma serra circular para já, será possivel fazer os cortes a direito também com um tico-tico?

E longitudinais com angulo?
« Última modificação: Quarta, 08 de Junho, 2011, 19:19:21 pm por nspinheiro »

santanna620

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
    • Coisas de um desocupado
Re:Bancada
« Responder #1 em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 09:31:03 am »
 ;D ;D ;D ;D

Bem-vindo ao clube! Já devemos ser umas centenas a querer essa bancada.

Mas atenção, se ainda não tem uma serra circular não sei se valerá a pena, isto na minha opinião. O preço da bancada ronda os 150 Euros (+/- dependendo da loja). Uma serra circular de alguma qualidade custará acima dos 60 Euros ( ???). Ou seja, entre as duas peças gasta à volta de 200 Euros.

Uma serra de bancada razoável para principiantes poderá custar entre os 150 e os 200 Euros (Einhell BT-TS 1500 U / Ryobi 1500W).

Para poder usufruir da bancada da Wolfcraft na totalidade convinha também já ter uma serra de tico-tico (que já tem) e uma tupia. Assim a bancada seria verdadeiramente multidisciplinar a um preço bastante competitivo. Mas para comprar por separado... No entanto, eu também ando a juntar dinheiro para a comprar, por isso vou mas é ficar calado  :P

Tenho alguns produtos da Wolfcraft e gosto muito. Bastante qualidade a um preço (mais ou menos) acessível. Pode no entanto dar uma vista de olhos a esta mesa para serra tico-tico, também da Wolfcraft  http://www.wolfcraft.de/jcatalog_generated/en/products/product_groups/36_product.html Acho que é uma boa opção para rentabilizar a sua serra. Custa aproximadamente 40 Euros.

Os corte vão depender sempre da potência da sua serra, a lâmina utilizada e o tipo de madeira a cortar. Aconselho é a usar uma guia caso os cortes sejam bastante compridos, senão vai acabar com uma rampa da Falperra em miniatura. Veja este exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=CH5dW-QcgeI&playnext=1&list=PL36B54F7E3AE344F8#

 É facil de adaptar para a sua tico-tico. Pode procurar mais em "Jigs for jigsaw"

Um abraço.


"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza."
Leonardo da Vinci

nspinheiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
Re:Bancada
« Responder #2 em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 11:00:04 am »
Bem, mais uma vez obrigado pelo tempo dispensado.

Eu vou ser sincero, espero que não me achem "empertigado", mas felizmente a questão monetária é relevante, mas não é condicionante. O mais condicionante é o espaço e a arrumação, daí aquela ser a minha primeira opção por ser totalmente desmontável.

Depois, conforme diz uma boa serra circular custa uns 200 euros, mas a bancada para além de ter mais aplicações, as serras longitudinais que tenho visto acabam por ser mais limitadas nas dimensões da madeira... mal por mal...

Não a vou comprar já, porque como estou a começar e não sei se isto é "tesão do mijo" ou se vou continuar mais a sério, quero primeiro começar com os projectos mais simples e logo se vê.

Nesta fase nem tenciono fazer cortes muito longos, a ideia é mais comprar madeira já cortada á medida. Excepção será claro os angulos, que é uma coisa que me "preocupa". Tenho algumas ideias que vão implicar fazer os cortes em ângulo longitudinais e quero algo que me permita faze-los com perfeição. Assim de repente que me lembro, dos planos que tenho na cabeça, estamos a falar de 80cm de comprimento a um angulo que deverá ser inferior a 45%, tenho de calcular.

Confesso que ainda não percebi se esta bancada será apropriada, porque não me parece que seja possivel dar inclinação ás serras, seja a de tico tico seja a circular.

Abraço

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Bancada
« Responder #3 em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 16:20:41 pm »

não conheço a bancada nem o preço, pode ser uma boa aquisição para principiar, mas aviso desde já q se levar a actividade a sério este tipo de expedientes rapidamente se tornam desadequados pq não permitem a precisão q com o tempo apredemos a exigir de nós mesmos e acabamos mais tempo a remediar os problemas da maquinaria.
p. ex. a mesa onde aplica a serra/tupia etc, parece de chapa metálica. não será plana e com o peso das máquinas vai defletir com o tempo. se pretender fresar com precisão isto pode fazer diferença. a guia paralela nao parece mto robusta e quase de certeza que tb vai apresentar alguma folga, além disso de cada vez q montar a serra circular vai gastar uns minutos longos a garantir q fica paralela ao disco.

Citar
Outra duvida, não queria comprar uma serra circular para já, será possivel fazer os cortes a direito também com um tico-tico?

nao muito bem. as folhas de serra das tico tico são mais para traçar. nao funcionam bem ao longo do fio e a lamina deflete com muita (mesmo muita) facilidade pelo q acaba com um corte nao perpendicular às faces. a situação piora com madeiras mais duras e espessas. para cortes a direito: serra circular. ponto.
no entanto se tiver uma plaina, pode remediar, nao espere é bons resultados apenas com a serra.

mbras

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver Perfil
Re:Bancada
« Responder #4 em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 23:42:28 pm »
Olá,

sou dono de uma destas bancadas, e só posso dizer que, com o tempo, tornou-se agridoce. Se no início, para quem não tem qualquer bancada de trabalho, é um sonho desembalar e montar a dita cuja, à medida que vamos avançando e aprendendo mais, facilmente nos desiludimos com as possibilidades da mesa de trabalho.

Montar um tico-tico, uma túpia ou uma serra circular nela, e ajustar devidamente as ferramentas é, no mínimo, penoso, sofremos nós e os nossos projectos. O torno deixa a desejar pelas dimensões, sendo complicado prender grandes peças eficazmente. Ao final de algum tempo, lá precisamos de apertar todos os parafusos e porcas. Para quem pretende utilizar plainas manuais, esqueçam, a mesa estará sempre a arrastar ou a levantar...o ideal é pegar num par de pedras bem pesadas e utilizando uma placa de melaminado ou mdf, meter as ditas na parte inferior da bancada para reduzir ou anular a oscilação, mas nunca será perfeito.

A minha continua a ser a única bancada de trabalho versátil que tenho e com torno, pelo que ao nível da resistência dos materiais, só posso dizer bem. No entanto decidi fazer a minha própria mesa para túpia e acabei por fazer uma bancada de trabalho mais comprida com umas pranchas de madeira compradas na leroy merlin. Ambas apoiam em cavaletes também comprados na leroy.

Uma bancada muito boa para iniciar, mas cedo se tornará um limite à evolução das técnicas de qualquer hobbista.

Abraço
MB

santanna620

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
    • Coisas de um desocupado
Re:Bancada
« Responder #5 em: Sexta, 10 de Junho, 2011, 08:17:06 am »
Mbras

Obrigado pela sua opinião. Também eu gostaria muito de poder comprar essa bancada, mas comecei a ficar com um pouco de receio depois de ver o crescimento que o hobby está a tomar. Realmente focou o aspeto que mais receio tenho, que com o passar do tempo e à medida que queremos experimentar novas técnicas, a bancada comece a ficar um pouco "curta".

Estou a acabar uma mesa para a tupia e já comecei a desenhar uma bancada de carpinteiro, pelo que vou mesmo pensar se devo ou não enveredar por esse caminho. Estou ansioso por começar a aprender a trabalhar com plainas manuais e o seu aviso em relação à (falta de) estabilidade e o torno pequeno fizeram disparar uns quantos alarmes.

Mas aquele bichinho ainda rói cá por dentro... Se eles fizessem demonstrações ao menos tirava-a do sistema de uma vez por todas.


"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza."
Leonardo da Vinci

nspinheiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
Re:Bancada
« Responder #6 em: Sexta, 10 de Junho, 2011, 15:40:57 pm »
Boas

Antes de mais, obrigado pelas várias opiniões.

Embora compreenda todas elas, para quem como eu, vive em um apartamento, e terá de aproveitar os bons dias para ir para o terraço fazer umas coisas, haverá alguma sugestão alternativa? o terraço é descoberto, pelo que terei de guardar tudo dentro de casa...

É esse o ponto que mais me preocupa.

santanna620

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
    • Coisas de um desocupado
Re:Bancada
« Responder #7 em: Sexta, 10 de Junho, 2011, 17:33:15 pm »
nspinheiro

Eu no seu caso aproveitava  ;)

Se um dia o hobby se tornar muito grande, então aconselho a alugar uma garagem e pensar noutra solução. Para casa, apesar de todos os inconvenientes (aqueles que eventualmente aparecerão mais tarde caso a caso) deve ser sem dúvida a bancada mais versátil do mercado. Depois tem que pensar também na sua esposa... se for como a minha, vai ter umas trocas de opiniões muito engraçadas ao início. Depois virão os pedidos especiais  :D

Resposta final: Força! Só vivemos uma vez e se o ajudar a aprender, praticar e servir como motivação, não pense mais. Depois faça um vídeo e umas fotos para a conhecer-mos melhor. No fim pode sempre vende-la no E-bay.

Um abraço.


"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza."
Leonardo da Vinci

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Bancada
« Responder #8 em: Domingo, 12 de Junho, 2011, 23:10:15 pm »

Embora compreenda todas elas, para quem como eu, vive em um apartamento, e terá de aproveitar os bons dias para ir para o terraço fazer umas coisas, haverá alguma sugestão alternativa? o terraço é descoberto, pelo que terei de guardar tudo dentro de casa...


tudo depende do tipo de trabalhos q pretende fazer. numa fase inicial é bom ter umas máquinas q deem a sensação de conseguir resultados visíveis num curto espaço de tempo. eu pessoalmente comecei com uma tupia e uma serra circular e já tive a minha dose de dinheiro desperdiçado em "gadgets" q se tornaram inúteis pq nao se adequavam ao trabalho e acabava por ter q retocar à mão os maus resultados.
eu julgo q um berbequim, uma mesa de serrar de bancada, uma tupia, um banco de carpinteiro pequeno (mesmo sobre rodas q se possam travar, pode até usar sacos de areia como lastro para ter + estabilidade) e ferramentas manuais básicas como um serrote de costas, 2 ou 3 formões e plainas manuais são suficientes para atacar muitos projectos
o q pretendo evidenciar é q um banco de carpinteiro mesmo rudimentar é IMHO muito mais importante no médio prazo do q uma mesa "multi-usos" como essa.
pode até aproveitar o embalo este ser o seu 1o projecto.

nspinheiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
Re:Bancada
« Responder #9 em: Domingo, 12 de Junho, 2011, 23:26:25 pm »
Curioso, a parte de me sentar nem nunca pensei nisso...

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:Bancada
« Responder #10 em: Segunda, 13 de Junho, 2011, 00:08:37 am »
Curioso, a parte de me sentar nem nunca pensei nisso...

Mas olhe que é a mais importante...

Se bem que não deixando de ter alguma razão nessa relutância em aceitar o inevitável, o descanso é um direito fundamental e consagrado em diversos textos que, havendo quem tenha entendido por bem, assim o consagram. Já eu, certa ocasião, quando perguntava a um amigo marceneiro se usava o "banco de carpinteiro" tradicional, ele respondeu que só tinha cadeiras :-[

Experimente dar aqui uma vista de olhos.


A todos desejo de bons trabalhos (sentados ou de pé),
jG