Votação

Qual o tipo de tarifa de electricidade que tem?

Simples
10 (32.3%)
Bi-horária
20 (64.5%)
Tri-horária
1 (3.2%)

Votos totais: 31

Autor Tópico: Usa a tarifa bi-horária?  (Lida 32239 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Usa a tarifa bi-horária?
« Responder #15 em: Quinta, 06 de Junho, 2013, 17:57:57 pm »
Advertisement
Advertisement
Uso a bi-horária há vários anos. Até agora, tem compensado, mas actualmente está "tem-te não caias"!

Fiz um simulador em Excel para poder ir controlando. Para os níveis de contrato (10.35 kVA) e preços actuais da energia, a tarifa bi-horária compensa desde que a relação de consumos seja melhor do que "37% Vazio" / "63% Fora de vazio" (ou seja, se o consumo em vazio for igual ou superior a 37% do consumo total). Com o meu actual perfil de consumo, estou neste ponto ou só marginalmente melhor.

É claro que poderia estar mais folgado se as máquinas trabalhassem mais de noite, mas:
- com uma máquina de loiça eco-eficiente, o programa demora mais de duas horas. Se só a ligar às 22h00 - a partir da qual vale a bi-horária - só posso ligar a máquina da roupa (que também é eco-eficiente, portanto também demora que se farta) - depois da meia-noite, o que nem sempre dá jeito.
- como qualquer pessoa que tenha uma empregada doméstica sabe, para muita gente o conceito de poupança de energia não tem qualquer significado - seja na electricidade, seja no gás (por exemplo, abrir a torneira de água quente durante apenas 10 ou 20 segundos, tempo em que a água não chega a aquecer, mas em que se consome muito gás...). Portanto, é um ver-se-te-avias na utilização de máquinas e outros equipamentos durante o dia. E por mais que se lhes explique, nada feito...

Ainda não mudei de operador na electricidade porque ainda não estou convencido que seja uma opção interessante - não só por causa da bi-horária, que não sei se ainda é mas que era um privilégio exclusivo da EDP, mas também porque ainda não tenho informação suficiente sobre a qualidade do serviço dos outros operadores. Francamente, nenhum me convence. A qualidade do serviço da EDP é péssima - de longe a pior dos vários fornecedores de utilidades que tenho - mas só tenciono mudar se tiver a certeza que não pioro - seja em serviço, seja em custos.

Seria interessante termos aqui um local onde pudéssemos trocar feed-back sobre este tema dos fornecedores de utilidades, especialmente electricidade e gás (a água ainda é um fornecimento municipal), agora que podemos mudar à vontade. Mas mudar por mudar não interessa, só se soubermos ao que vamos...

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Usa a tarifa bi-horária?
« Responder #16 em: Quinta, 06 de Junho, 2013, 20:05:34 pm »
Quando tiver um tempinho vou meter aqui a minha factura e razões de troca, no fundo fui atrás dos 5% de desconto (que todos fazem).
A qualidade de serviço é igual, assistência é a mesma porque no caso da EDP o serviço é feito por subcontratados, para os outros é a mesma coisa, aliás, são os mesmos fazem o serviço.

A minha maquina de louça tem programador, por isso a maria mete a maquina de roupa a lavar e programa a maquina de lavar louça para dai a umas horas.

Amigo Faria, precisa assim de tanta potencia instalada?
Nós temos metade e eu acho que é demais, aliás vou pedir para baixar, neste momento tenho 5,7KVA e como é de verão não é preciso tanto, de inverno mando aumentar, não se paga nada por isso.
E a questão de terem as maquinas todas a trabalhar ao mesmo tempo, que aumenta a factura, é fácil, é baixar a potencia instalada, que aprendem, aqui aprenderam lol

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Usa a tarifa bi-horária?
« Responder #17 em: Quinta, 06 de Junho, 2013, 21:12:47 pm »
GLFaria penso que pode facilmente poupar 5/6€ mês se baixar a potencia contratada para 5,75KVA que deve ser mais que suficiente, estou apenas a especular ( espero que não me leve a mal).

Normalmente as pessoas não fazem ideia da potencia que contractam, no prédio temos 10,35KVa por causa do elevador, que acho seja demasiado... 45Amperes é muita fruta.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Usa a tarifa bi-horária?
« Responder #18 em: Quinta, 06 de Junho, 2013, 23:02:29 pm »
Tem toda a razão! E não precisa pedir desculpa, eu até agradeço por me chamar a atenção.

Todos os circuitos estão protegidos a 16A, mas o facto é que nunca me lembrei de fazer umas contas nem de confirmar qual é a intensidade a que o disjuntor geral  (que é também o diferencial) dispara, nem qual é a potência total máxima que normalmente é usada. Tem lá inscrito Ir=10/30A; se for uma protecção de 30A, são 6.6 kW - é bem possível que no Inverno se lá chegue às vezes. Perto dos 6,9 kW do escalão imediatamente abaixo...

Sei que em determinadas ocasiões o disjuntor geral tem disparado (claro está, isso acontece sempre quando algum computador está a ser usado, o que dá direito a alguns urros...) mas tem sido sempre com uma carga relativamente grande (tipicamente quando alguém se esquece e liga o forno do fogão, que é eléctrico, quando já estão ligadas outras cargas pesadas - máquina, centrifugadora, ferro de engomar, aquecimento eléctrico, torradeira, sei lá que mais...). Vá lá explicar a certas pessoas que é preciso ter isso em conta!

Mesmo assim, tenho de fazer umas contas...

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Usa a tarifa bi-horária?
« Responder #19 em: Sábado, 08 de Junho, 2013, 00:58:32 am »
Praticamente estou em casa para dormir durante a semana.
Mas ao fds o caso muda de figura. Há uns anos instalei um A/C e na altura tinha tarifa simples e pagava uma media de 45€ mensais.
A partir dai passei para a bi-horaria e quando pensava que ia "papar com a buçha" no acerto, ainda recebi cerca de 80€ (nada mau)
A partir daqui tem-se fixado nos 27, 32 depende dos acertos.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Usa a tarifa bi-horária?
« Responder #20 em: Sábado, 08 de Junho, 2013, 01:15:11 am »
ESqueci-me da questão da potencia. :-X
Neste momento não consigo verificar qual é, mas na altura que acedi ao bi-horario, em comversa com a senhora da edp ela sugeriu que fizesse tambem um aumento de potencia, por causa do A/C.
Mas eu preferi ver 1º como se iria comportar.
o resultado é trabalha tudo, uma coisa de cada vez.
A/C com fritadeira-não
Maq.lavar com forno-não
É só usar um pouco de disciplina (ou ficamos ás escuras ;D)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Usa a tarifa bi-horária?
« Responder #21 em: Sábado, 08 de Junho, 2013, 23:47:21 pm »
Pajo, dá para ver no diferencial, para quanto está regulado, o meu é para 25A

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Usa a tarifa bi-horária?
« Responder #22 em: Domingo, 09 de Junho, 2013, 18:19:15 pm »
Então eu tenho 15A
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Usa a tarifa bi-horária?
« Responder #23 em: Domingo, 09 de Junho, 2013, 20:05:56 pm »
15 A é realmente baixo, tens 3,45KVA de potencia instalada.
Se consegues orientar os electrodomesticos em casa ainda bem, quem me dera conseguir isso.