Autor Tópico: motor trifasico para rede monofasica  (Lida 25729 vezes)

passaro trovao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
motor trifasico para rede monofasica
« em: Quarta, 09 de Janeiro, 2013, 14:07:19 pm »
Advertisement
Advertisement
 ando a ver umas mesas de serra contudo o que tenho visto mais a preço convidativo são com motor de indução trifásico.Como tenho rede monofásica como a maioria dos mortais, pergunto se não da para fazer que o motor trabalhe em monofásico com um condensador para arrancar contudo também li que era necessário que o motor desse ou seja que de origem aceita-se trifásico e monofásico . E que outra forma não funcionaria.

soitacavalo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver Perfil
Re:motor trifasico para rede monofasica
« Responder #1 em: Quarta, 09 de Janeiro, 2013, 15:32:51 pm »
Siga estes videos,não testei .Abraços.http://youtu.be/CWwncuXbxfc        ,http://youtu.be/wm_nDCMMQrM

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:motor trifasico para rede monofasica
« Responder #2 em: Quinta, 10 de Janeiro, 2013, 18:37:08 pm »
contudo também li que era necessário que o motor desse ou seja que de origem aceita-se trifásico e monofásico . E que outra forma não funcionaria.

o motor é sempre trifásico. o que geralmente acontece é q os motores podem ser ligados em "estrela" ou "triangulo" (julgo q qq motor recente suporta isso actualmente)
em estrela a tensão em cada uma das fases é 400V enquanto q em triangulo é de 230V (isto para motores até cerca de 5HP pq os maiores funcionam com tensoes superiores). portanto deve ligá-lo neste ultimo modo.

a ideia é ligar a fase e o neutro a 2 terminais do motor e o 3a fase é "gerada" por um condensador a partir da fase original da rede. tb é necessário um 2o condensador de "arranque" posto em parelelo com o primeiro e desligado por um relé qdo a tensao entre os terminais chega aos 230V.
os valores tipicos para um motor de 3HP (2,2kW) sao cerca de 50 microF se nao estou em erro. lembro-me de fazer isso na escola. mas é melhor confirmar na net. acho q este processo leva a uma perda de potencia do motor para cerca 70% do total.

a melhor maneira de correr motores trifásicos a partir de rede monofásica é com um variador de frequencia com input de 230V mono e saída de 230V trifasico. com este aparelho pode conseguir-se arranque suave, variação de velocidade e travagem do motor qdo é desligado. mas fica algo caro. diria q 300€ para um motor de 3HP

passaro trovao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:motor trifasico para rede monofasica
« Responder #3 em: Sexta, 08 de Fevereiro, 2013, 12:14:22 pm »
bom dia
comprei ontem um motor de 1/3 de cv (0,25kw) 1.7A em triângulo alguém me pode dizer qual o condensador em farad? a rede em Portugal e de 230 v monofasica 50hz.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:motor trifasico para rede monofasica
« Responder #4 em: Sexta, 08 de Fevereiro, 2013, 18:03:55 pm »
estive a ver uns apontamentos que tinha e depois confirmei na web.
o tipo de ligação q se pretende fazer (ligação de motor trifásico à rede monofásica) chama-se "ligação de Steinmetz" ("steinmetz connection" se pretender pesquisar na net).
a regra é usar um condensador de cerca de 70microF por cada kW nao o que tinha dito no post anterior. no seu caso vai ser 1/4 disso.
mas lembre-se que há perda de rendimento e deverá obter uma potência de cerca de 70% dos 250W

na verdade para um motor tao pequeno nem sei se obter vai binário inicial suficiente para mexer o rotor se tiver ligado a alguma carga, especialmente se for um motor de 2 polos (ou seja cerca de 3000rpm)

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:motor trifasico para rede monofasica
« Responder #5 em: Sexta, 08 de Fevereiro, 2013, 21:08:37 pm »
note que existem diferenças entre motores monofásicos e trifásicos. a sua observação "o motor é sempre trifásico", não é bem assim.

Os motores monofásicos universais, podem funcionar tanto em corrente contínua como em alterna.


Os monofásicos apenas trabalham com fase e neutro, sendo a sua rotação invertida na ligação das escovas.


Os motores trifásicos já são motores que trabalham com três fases: R S T.

As ligações estrela-triângulo têm um objectivo próprio:

os motores partem na ligação estrela que proporciona uma maior impedância e menor tensão nas bobinas, baixando assim a corrente no ponto de partida. Assim, o motor tem um arranque mais suave, baixando o seu consumo perto de 1/3 do que seria ligado directamente.

Obs.: estas ligações não estão disponíveis em todos os motores!! Apenas nos que têm 6 terminais dos enrolamentos e que a tensão nominal seja igual a tensão do triângulo do motor.

A mudança para a ligação triângulo deve acontecee quando o motor atingir perto de 90% da rotação nominal.


Isto deve ter levado em conta!!

Quanto à possibilidade de se utilizar motores trifásicos na rede monofásica, sim é possível. Embora o seu desempenho seja quase sempre 15% a 30% inferior (teoricamente), é possível recorrer aos famosos condensadores que simulam o "desenho" do tipo de corrente necessária. Porque ao fim ao acabo o que faz um condensador? Armazena a energia e cria os picos de corrente no ciclo desejado.

Este artigo ajuda a entender um pouco:

http://www.reocities.com/jaxs60/motor.html#1-Introdução

certamente existem mais, mas só encontrei esse.

se precisar de mais ajuda, partilhe ;)
« Última modificação: Sexta, 08 de Fevereiro, 2013, 21:11:54 pm por monteiro »
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:motor trifasico para rede monofasica
« Responder #6 em: Terça, 12 de Fevereiro, 2013, 14:07:02 pm »
note que existem diferenças entre motores monofásicos e trifásicos. a sua observação "o motor é sempre trifásico", não é bem assim.

referia-me ao facto de o autor do thread ter dito:

"contudo também li que era necessário que o motor desse ou seja que de origem aceita-se trifásico e monofásico . E que outra forma não funcionaria."

o que quero dizer é q um motor de indução trifásico é sempre trifásico. não ha motores trifasicos que "aceitem montofásico".
esta confusão é recorrente pq na ficha do motor aparece 230V/400V e as pessoas ao verem 230V pensam que "aceita monofásico".
o que nao é verdade. 230V é a tensão entre fases qdo o motor está ligado em triangulo.


Citar
Os motores monofásicos universais, podem funcionar tanto em corrente contínua como em alterna.
Os monofásicos apenas trabalham com fase e neutro, sendo a sua rotação invertida na ligação das escovas.

os chamados motores de indução (os vulgares usados nos equipamentos industriais e máquinas estacionárias) nao são motores universais. nem têm escovas e só funcionam com corrente alternada.
geralmente não é possível inverter a rotação dum motor monofásico de indução sem mexer no circuito de arranque.
nos trifásicos para inverter a rotação basta trocar 2 fases.

Citar
As ligações estrela-triângulo têm um objectivo próprio:

os motores partem na ligação estrela que proporciona uma maior impedância e menor tensão nas bobinas, baixando assim a corrente no ponto de partida. Assim, o motor tem um arranque mais suave, baixando o seu consumo perto de 1/3 do que seria ligado directamente.

certo. mas o arrancador estrela-triangulo geralmente apenas é usado para motores de 5,5kW para cima. tipicamente sao motores de 400V/690V.

para motores menos potentes um discontactor normal serve para ligar o motor.

mais recentemente para máquinas que beneficiem de velocidade de rotação variável (como tupias e CNC em carpintaria) é usado em vez disso o tal variador de frequencia (inverter) que permite acelerar ou desacelerar o motor variando para tal a frequencia (os motores trifásicos permitem essa brincadeira).  assim o motor pode ser arrancado de forma suave aumentanto a curva V/f (tensão vs freq) de forma linear.

« Última modificação: Terça, 12 de Fevereiro, 2013, 15:24:37 pm por cerdeira »