Autor Tópico: Instalação de tomadas eléctricas  (Lida 16604 vezes)

s4l4s

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Instalação de tomadas eléctricas
« em: Quinta, 20 de Janeiro, 2011, 00:48:47 am »
Advertisement
Advertisement
Boa noite,

Sou novo (noob mesmo :P) nestas andanças por isso se estiver a abrir um tópico no sítio errado.. desculpem qualquer coisinha :P

Vivo num apartamento em Lisboa, num prédio deveras antigo que apesar da casa ter levado obras o ano passado, penso que a instalação eléctrica se mantenha a mesma.

O problema é o seguinte: Gostava de "construir" uma nova tomada para ligar a TV e outros aparelhos (consolas, portátil e outros pequenos dispositivos). A minha ideia é fazer uma "puxada" de uma das tomadas existentes nessa divisão para o sítio desejado, passando os fios através de calhas de colar/pregar à parede. Ora, um dos grandes problemas é que tenho (quase) a certeza absoluta que as tomadas existentes cá em casa não têm terra (tirando a tomada onde tá ligada a máquina de lavar), o que pra mim é essencial onde vou querer ligar o portátil e afins.

Não queria tar a partir a parede nem nada disso, por isso gostava de saber se há alguma solução prática para a instalação desta nova tomada eléctrica com terra e gostava que esta nova tomada não fosse muito "espaçosa" (visto que vai ficar atrás de um móvel e não quero que o móvel fique muito afastado da parede).

Obrigado desde já pela atenção e mais uma vez peço desculpa se abri um tópico no sítio errado

Cumprimentos

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:Instalação de tomadas eléctricas
« Responder #1 em: Quinta, 20 de Janeiro, 2011, 09:56:14 am »

Não queria tar a partir a parede nem nada disso, por isso gostava de saber se há alguma solução prática para a instalação desta nova tomada eléctrica com terra
Não vejo como vai conseguir isso sem ir buscar um conjunto novo de fios directamente ao quadro eléctrico. Se a máquina de lavar tem, então está disponível, suponho eu... Por outro lado, sendo a instalação antiga, o tubo deve ser de 12 o que dificulta um pouco a passagem dos 3 fios. Há quem consiga mas eu não me aventuro sequer.
Citar
e gostava que esta nova tomada não fosse muito "espaçosa" (visto que vai ficar atrás de um móvel e não quero que o móvel fique muito afastado da parede).
Cumprimentos

Sem ser espaçosa só embutida. E tem também que contar com o espaço para a ficha, não se esqueça. Ora se o ponto onde quer ir buscar a "puxada" é ele próprio uma caixa de parede de tomada, então pode começar por tapar esse com a calha que vai colocar. No local de destino terá que colocar uma tomada que vai ter no mínimo à volta de 25mm de altura, sem terra. Com terra ficará mais alta. Dependendo da calha que está a pensar usar vai sempre ter que "viver" com a altura desta, pelo que sinceramente o aconselho a ponderar o porquê de utilizar uma tomada com terra. Pode verificar que a ficha do carregador do portátil não utiliza terra, nem sequer os afins do portátil. O mesmo para consolas e TV. Mas à luz do regulamento actual, sim deveriam ter.
NOTA: Certifique-se que o móvel não vai esmagar a ficha sobre a tomada podendo causar defeitos de contacto na união. 

Um conselho que pode eventualmente não se aplicar a si: as tomadas eléctricas estão sujeitas a esforços mecânicos. Preocupe-se em fixar tudo convenientemente e em efectuar a montagem respeitando as medidas de segurança adequadas (tipo: se vai mexer em corrente eléctrica, não beba! :D). Acho que percebe a ideia.

Um pequeno reparo: eu sou completamente a favor de um aparelho por tomada, no máximo dois numa ficha tripla em que os dois aparelhos(de baixo consumo) estejam ligados nas duas fichas da ponta (aspecto técnico de construção das mesmas). Mas esta conversa iria levar-me longe e não quero fugir à pergunta.

Cumprimentos a si e ao fórum,
G

brico_js

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver Perfil
Re:Instalação de tomadas eléctricas
« Responder #2 em: Sexta, 27 de Janeiro, 2012, 13:59:57 pm »
Há ainda a possibilidade de abrir a parede e colocar as tomadas embutidas, como se pode ver neste vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=YBN5MPU5qq4

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Instalação de tomadas eléctricas
« Responder #3 em: Sexta, 27 de Janeiro, 2012, 16:34:11 pm »
Olá.

O que eles não ensinam são que as tubagens não devem passar assim a meio das paredes nem tão pouco utilizar-se dados de junção nas ligações dentro das próprias caixas de aparelhagem.

Existem dois tipos de caixas de aparelhagem: de passagem (fundo duplo) e terminais. Só nas caixas de passagem ou fundo duplo deve-se utilizar ligadores apropriados (tourixes por ex.), salvo situações em que não é possível utilizar uma caixa de  aparelhagem de passagem.

Mas ficam algumas ideias que podem ajudar em muitas situações.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com