Autor Tópico: Instalação de cablagem para TV  (Lida 23725 vezes)

stargazer

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver Perfil
Instalação de cablagem para TV
« em: Segunda, 08 de Fevereiro, 2010, 13:16:47 pm »
Advertisement
Advertisement
Olá, este é o meu primeiro post com dúvidas, espero que esteja no sitio certo. :)

Estou a terminar umas remodelaçõezitas no meu apartamento, para ir para lá morar no final de Março. Neste momento tenho de pensar em como vou fazer chegar o sinal de TV às outras divisões, sendo que apenas tenho 1 tomada em casa (o apartamento é de 1997), que está na sala.

A ideia é fazer chegar o sinal aos quartos que são 3 (sendo 1 o escritório, e aqui preciso terei internet) e à cozinha.

A primeira ideia que me vem à cabeça é estender cabo para todo o lado e, obviamente, terei de utilizar um repartidor algures, com amplificação de sinal, para que isto corra bem.

Pensei em passar o cabo pela instalação eléctrica, mas imaginei logo as dores de cabeça que posso ter com curvas e eventuais tubos partidos nas paredes, para além de ter de ir às apalpadelas já que não tenho planta técnica da casa.

O serviço de TV a instalar será provavelmente MEO (sem ser fibra, ainda não está disponivel na zona, só lá para meados/final deste ano).

Alguém já passou por isto e tem alguma ideia melhor? Que não inclua mudar de casa?  ;D

Obrigado!

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Instalação de cablagem para TV
« Responder #1 em: Segunda, 08 de Fevereiro, 2010, 22:19:52 pm »
Olá stargazer,

Esta é uma área que não domino muito, talvez o colega Dan_ possa ajudar do ponto de vista mais técnico.

No entanto posso falar da minha experiência pessoal. Em casa antigas passar este tipo de cabo pela instalação eléctrica é na maior parte dos casos impossível. Por isso o melhor será mesmo passar o cabo junto ao rodapé ou até junto ao tecto; poderá proteger/disfarçar o cabo com uma calha eléctrica.

No meu caso também só tinha uma entrada de tv que ficava no hall e coloquei cabo para a sala, depois para a cozinha e para um dos quartos. Não houve necessidade de usar amplificação e ainda foram bastantes metros, porque em algumas situações contornou as várias portas.

Sugiro que use um cabo com alguma qualidade, bem como as tomadas. Se possível as derivações devem partir da tomada principal para perder menos sinal. No meu caso da tomada do hall saem dois fios um para a sala que depois passa para a cozinha e um outro para o quarto.

Talvez outros membros possam ajudar melhor.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

FormaFantasia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver Perfil
    • Loja online de decoração de interiores
Re:Instalação de cablagem para TV
« Responder #2 em: Segunda, 08 de Fevereiro, 2010, 23:03:40 pm »
Olá stargazer.

Acho que não te devias preocupar com isso pois os instaladores fazem esse trabalho sem treres de pagar nada.

No sábado instalaram em minha casa a Fibra do meo e como tenho tomadas em todas as divisões não tive problemas.

No teu caso e visto ainda não ter chegado aí a fibra (tenta saber para quando esta agendada) pois a diferença é muito quer em termos de qualidade de tv quer em net, ao menos eles dizem que vou ter 10mb e tenho 15Mb anteriormente tinha ATÈ 24 mas não chegava sequer aos 3MB.

Informe-se antes de fazer as aplicações caso eles não as façam todas aconcelhe-se acerca das melhores tomadas / cabos.
FormaFantasia a decoração apenas a um clique de distancia, visite-nos e esteja a para das novidades e promoções.FormaFantasia

Dan_

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 67
    • Ver Perfil
    • Dan
Re:Instalação de cablagem para TV
« Responder #3 em: Terça, 09 de Fevereiro, 2010, 09:06:35 am »
Olá,

tirando o que foi dito, há também a possibilidade de transmitir o sinal já descodificado. É uma solução simpática para quem recebe sinal digital (por exemplo por satelite) pois evita a necessidade de um descodificador por divisão. Contudo tem a desvantagem de todas as TVs receberem o mesmo canal e só se poder fazer controlo junto ao descodificador.

Fica aqui um exemplo de um transmissor: http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03641059&oid=&c=

Estou certo que há mais opções e por preços mais apelativos. Há também uns mais simples em versão económica.

Cumprimentos
Dan

stargazer

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver Perfil
Re:Instalação de cablagem para TV
« Responder #4 em: Domingo, 14 de Fevereiro, 2010, 13:53:01 pm »
Olá!

@JOliveira, essa é a solução que tinha em mente para começar. Cabo e tomadas em condições passar e colocar calha técnica. Ainda é uma opção, claro. :)

@FormaFantasia: Ainda não tenho fibra a passar lá em casa...No entanto, continuo a pensar no meo como serviço e depois farei o upgrade para a fibra deles. Vou mesmo informar-me melhor sobre o que eles fazem nestes casos. Depois analisando o a relação custo/beneficio logo vejo.:)

@Dan_: Também tinha pensado nisso, mas não me serve. A ideia é poder estar a ver coisas diferentes em sitios diferentes...Eu gosto de Sci-Fi, a "maria" não. lol :)

Obrigado a todos!

stargazer

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver Perfil
Re:Instalação de cablagem para TV
« Responder #5 em: Quarta, 17 de Março, 2010, 11:33:00 am »
Olá a todos!

Não tenho tido oportunidade de cá vir...Preparativos para o casório e tal... :)

Os técnicos do MEO foram lá a casa instalar o serviço e a solução deles passava por furar paredes como se não houvesse amanhã, para fazer chegar o cabo ethernet (classe 5) a todos os locais necessários. Conclusão, só tenho TV e rede na sala...Por enquanto ;)

Vou resolver o assunto utilizando adaptadores PLC (Power Line Communications), para passar o sinal de rede através da instalação eléctrica (qd falei nisto ao técnico do MEO, fiquei com a impressão que ele não fazia ideia do que era...)

Quando tiver disponível fibra na minha zona, farei eu a instalação do cabo coaxial, coberta ou pela carpintaria ou utilizando calha técnica pintada.

« Última modificação: Terça, 06 de Abril, 2010, 15:20:24 pm por stargazer »

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Instalação de cablagem para TV
« Responder #6 em: Sábado, 20 de Março, 2010, 19:17:35 pm »
Em alguns casos os adaptadores PLC são uma solução muito boa. No entanto dependendo das características da habitação e dos locais pode perder alguma velocidade de Internet.

Quando comprar use a possibilidade de devolução nos primeiros dias e teste de modo a ver se há perdas significativas de velocidade nas tomadas onde vai utilizar. Pode utilizar para isso ferramentas online que medem a velocidade: http://speedtest.net/ ou uma ferramenta portuguesa: http://qos.sapo.pt/

O link que nos deixou parece não funcionar...
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

stargazer

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver Perfil
Re:Instalação de cablagem para TV
« Responder #7 em: Terça, 06 de Abril, 2010, 15:24:16 pm »
Olá!

Regressado da lua de mel, vou então tratar deste assunto (a propósito, corrigi o link... :-[). Há kits adaptadores que têm transferência de até 200Mbits (digo "até", pq vai depender da qualidade do cabo eléctrico e da tomada...).

Terei de escolher bem e de facto usar a tal hipótese de teste dos 15 dias ;)

Outra solução possível, pelo que estive a analisar é de utilizar a própria rede wireless... O MEO instala um router wireless e de lá sai um cabo para a box... Eu tenho um outro router wireless disponível lá em casa, sem uso... Posso sempre tentar usar uma abordagem por aí. Só testando as velocidades :)

Obrigado!

Luis Damas

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver Perfil
Re:Instalação de cablagem para TV
« Responder #8 em: Terça, 20 de Julho, 2010, 12:40:31 pm »
Viva pesoal,

As sugestões das caixas ou transmissores(MEO ou outro operador...) são uma boa opcção mas têm um contra. Acabas com o contrato e volta tudo ao inicio! Só uma tomada.
O ideal será mesmo a calha tecnica onde fazes passar o cabo (de boa qualidade - cabo para TV por cabo ou parabólica) e colocas tomadas TV(de boa qualidade - TELEVÉS são as que perdem menos sinal.)

Quanto á distribuição da rede de tomadas...a melhor solução para não perderes sinal é a seguinte:
Ao cabo que vem da antena ou da TV por cabo ligas no "IN" um "Repartidor Hertziano(com o nº de saidas para as tomadas que desejas)", que depois sai um cabo para cada tomada(Tomada terminal)
Existe a possibilidade de o cabo que sai do "Repartidor Hertziano" passar por 1 tomada(Tomada de passagem) que depois sai dessa tomada e liga á ultima tomada(Tomada terminal), mas não abuses.
Usa no maximo 2 tomadas por cada cabo que sai do "Repartidor Hertziano" para não perder sinal!
Preços...cada tomada custa 5€, o repartidor custa ±10€ e o cabo depende da loja.
O mais caro ainda é a calha tecnica se for essa a opcção.
um abraço,

stargazer

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver Perfil
Re:Instalação de cablagem para TV
« Responder #9 em: Terça, 20 de Julho, 2010, 14:06:58 pm »
Olá,

Já cá não vinha há muito tempo. Tem sido complicado seguir os "meus" foruns...Trabalho e tal.

Bom, relativamente ao meu caso, acabei por passar cabo ethernet para os locais que interessavam. Deixei tudo preparado para aplicar a calha técnica, de modo q quando migrar para um serviço de fibra (para já é só IPTV) basta tratar das cablagens coaxiais de TV, mantendo o ethernet.

Funciona bem e sem problemas, tirando quando o MEO se engasga... ::)

Carlos Oliveira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re:Instalação de cablagem para TV
« Responder #10 em: Terça, 26 de Outubro, 2010, 20:03:39 pm »
Boa tarde

Ainda bem que nao decidiu transmitir o sinal como sugeriu o "Dan".

Quando desse por ela, ja todo o predio saberia os programas a que assistia bem como os videos que tivesse enviado por esse meio (alguns privados...).

Estes transmissores, em UHF sao recebibeis por todos os televisores ate 50 metros do seu apartamento.

A soluçao adoptada foi, sem duvida, a mais adequada a sua situaçao.

Cumprimentos

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Instalação de cablagem para TV
« Responder #11 em: Quinta, 29 de Dezembro, 2011, 11:18:07 am »
Olá.

Como está esse circuito de tv?

Aproveitou as obras e ficaram "escondidos" ou acabou por instalar à vista?
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

stargazer

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver Perfil
Re:Instalação de cablagem para TV
« Responder #12 em: Quinta, 29 de Dezembro, 2011, 11:47:09 am »
Está a funcionar sem falhas.

Para já está mesmo à vista, já que não foram feitas obras nas paredes. Ainda naõ passei calha técnica, porque há umas mudanças que quero ver se faço no pavimento e se avançar, não há necessidade para calhas. Mas ainda não sei...O projecto está em apreciação :P

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Instalação de cablagem para TV
« Responder #13 em: Quinta, 29 de Dezembro, 2011, 12:00:01 pm »
Olá.

Sim, de facto de vai realizar algumas obras e estas permitem a passagem de tubagens porque não aproveitar?

Pessoalmente acho que os circuitos à vista só devem ser utilizados na industria e/ou quando não há alternativas e não se vão fazer obras de restauro.

Se precisar de ajuda no dimensionamento e passagem de cablagens, não hesite, terei todo o gosto em ajudar, neste projeto em particular e em outros futuros...
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

stargazer

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver Perfil
Re:Instalação de cablagem para TV
« Responder #14 em: Quinta, 29 de Dezembro, 2011, 12:13:27 pm »
Eventualmente vou mudar o pavimento para flutuante. Talvez, ainda não sei. Caso mude, a ideia é passar por baixo do mesmo ou semelhante. São ideias em estado embrionário. Logo se verá.

Ficará anotada a "oferta". Obrigado. :)