Autor Tópico: Impedir quadro de disparar-Máquina de soldar  (Lida 9723 vezes)

AR

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Impedir quadro de disparar-Máquina de soldar
« em: Sexta, 09 de Dezembro, 2011, 02:52:56 am »
Advertisement
Advertisement
Hello pessoal,

Emprestaram-me uma máquina de soldar antiga (140 ou 160A). Como nunca soldei na vida antes de me lançar em tarefas complicadas resolvi experimentar soldar uma colher de pedreiro dos chineses que se separou do cabo. O problema é que correu muito mal. Não consegui soldar nada, os electrodos colavam logo, com o filtro da mascara para baixo não consigo ver o que estou a fazer para começar a soldar, enfim...

O pior foi que quando os electrodos colavam a máquina fazia disparar o quadro eléctrico. Fez isso 4 ou 5 vezes e na vez seguinte quando fui ligar o quadro já não tive luz em casa. Tive de ligar para as avarias da EDP e passado umas horas lá veio um técnico que abriu com o martelo e chave parafusos uma caixa inviolável de há aqui por cima do quadro e trocou lá qualquer coisa. Esse técnico até perguntou se nós estávamos a usar aparelhos de muita potência quando a luz se apagou.
Ainda voltei a tentar soldar novamente, mas o electrodo voltou a colar e o quadro disparou. Depois disso não tentei mais e os meus pais ainda me ralharam porque não queriam ficar sem luz outra vez.

Por isso eu precisava de saber como posso usar a máquina sem que dispare o quadro?
Talvez ligando a máquina á corrente mas a passar por alguma tripla com disjuntor. Que especificações deveria ter? Há mais alternativas sem ser aumentar a potência do quadro (e passar a pagar ainda mais á EDP)?

Já agora, os electrodos onde estavam guardados tinham apanhado muita humidade e talvez um pouco de chuva. Será que ainda estão bons?

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Impedir quadro de disparar-Máquina de soldar
« Responder #1 em: Sábado, 10 de Dezembro, 2011, 02:04:21 am »
Hello pessoal,

Emprestaram-me uma máquina de soldar antiga (140 ou 160A). Como nunca soldei na vida antes de me lançar em tarefas complicadas resolvi experimentar soldar uma colher de pedreiro dos chineses que se separou do cabo. O problema é que correu muito mal. Não consegui soldar nada, os electrodos colavam logo, com o filtro da mascara para baixo não consigo ver o que estou a fazer para começar a soldar, enfim...

O pior foi que quando os electrodos colavam a máquina fazia disparar o quadro eléctrico. Fez isso 4 ou 5 vezes e na vez seguinte quando fui ligar o quadro já não tive luz em casa. Tive de ligar para as avarias da EDP e passado umas horas lá veio um técnico que abriu com o martelo e chave parafusos uma caixa inviolável de há aqui por cima do quadro e trocou lá qualquer coisa. Esse técnico até perguntou se nós estávamos a usar aparelhos de muita potência quando a luz se apagou.
Ainda voltei a tentar soldar novamente, mas o electrodo voltou a colar e o quadro disparou. Depois disso não tentei mais e os meus pais ainda me ralharam porque não queriam ficar sem luz outra vez.

Por isso eu precisava de saber como posso usar a máquina sem que dispare o quadro?
Talvez ligando a máquina á corrente mas a passar por alguma tripla com disjuntor. Que especificações deveria ter? Há mais alternativas sem ser aumentar a potência do quadro (e passar a pagar ainda mais á EDP)?

Já agora, os electrodos onde estavam guardados tinham apanhado muita humidade e talvez um pouco de chuva. Será que ainda estão bons?
Boas amigo eu tambem sou novo por aqui, e ainda não vi o tal topico sobre soldadura, mas vou tentar ajudar.
os electros que usou são do tipo rutilo (normal) que quando utilizados em aparelhos normais (não rectificadores de corrente) tem o habito de "colar", para evitar isso  e como o seu quadro tem pouca potencia para o aparelho , o melhor é  fazer raspar a ponta do eletrodo(fazer chispas) no metal para que a ponta aqueça um pouco mas sen danificar muito o revestimento.
não começe por metais tão finos porque vai furar com facilidade, para treino um pedço de barra de 3x30mm é bem melhor.
se está e pensar em comprar e puder dispender um pouco mais de €€€€€€€opte por um aparelho inverter pequeno ou uma mini semi-automatica  e não vai querer outra coisa.
quanto á proteção do quadro já nao posso ajudar.
qualquer duvida é só dizer - espero ter ajudado.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

AR

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Re:Impedir quadro de disparar-Máquina de soldar
« Responder #2 em: Sábado, 10 de Dezembro, 2011, 04:38:50 am »
Obrigado pela resposta. O tal tópico de soldadura que me trouxe aqui é este aqui: http://forum.bricolagetotal.com/ferramentas/maquina-de-soldar

O dono da máquina também me mandou vários eléctrodos. Reparei em 3 tipos diferentes, havia uns finos mas eu experimentei com os de 3,3mm que estavam em maior quantidade.
Não estou a pensar investir noutro aparelho porque a máquina seria usada no máximo duas vezes por ano (se tanto) e para trabalhos curtos. Sou capaz de comprar é uma máscara automática para ficar com as duas mãos livres. Descobri umas a 20 euros.

Quando eu voltar a tentar soldar uso uma peça mais maciça e experimento aquecer o eléctrodo. Mas antes disso tenho primeiro de resolver o problema de proteger o quadro para não ter mais despesas inesperadas.





« Última modificação: Sábado, 10 de Dezembro, 2011, 04:40:38 am por AR »

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Impedir quadro de disparar-Máquina de soldar
« Responder #3 em: Domingo, 11 de Dezembro, 2011, 18:16:16 pm »

Ok, já achei o tal topico, tudo bons conselhos.
Já agora, o "arco" é o "circulo de fogo" que se forma na zona incandescente da soldadura.
Quando estiver a derreter eletrodos tente fazer cordões seguindo pequenos zzzzzz, ou seja não ultrapessando uma vez e meia a espessura do eletrodo.
No principio algumas soldaduras ficam muito bonitas mas quando se tira a capa "cascão" é so buracos muito feios, isso passa com a esperiencia.
Boa sorte.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!