Autor Tópico: Cablagem e bastidor (ITED ?)  (Lida 7926 vezes)

BrunoFonseca

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Cablagem e bastidor (ITED ?)
« em: Segunda, 11 de Outubro, 2010, 23:29:18 pm »
Advertisement
Advertisement
Boas,

Como já devem ter percebido pela quantidade (e diversidade de perguntas) ando a rebentar a casa toda para tentar criar uma habitação mais ao meu gosto.

Desta vez a questão prende-se com a instalação de uma rede RJ45 por toda a casa, que pretendo centralizar num switch que queria colocar junto do quadro da electricidade (mas devidamente separado).

Nas minhas pesquisas descobri o ITED, uma norma da ANACOM que todas as habitações contruidas a partir de 2005 têm de cumprir, e fiquei curioso. Mas acabei por me desmotivar porque me parece que é uma instalação algo complexa, e eu sem a ajuda de um profissional posso não o conseguir fazer.

Já alguém aqui montou algo semelhante?

Não tenho medo de abrir roços, e estou à vontade com cabos de rede, fichas RJ45 e switches, mas dos outros sistemas incluidos nesta norma, não percebo nada.

Qual a aproximação que me recomendam?

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Cablagem e bastidor (ITED ?)
« Responder #1 em: Terça, 12 de Outubro, 2010, 21:04:52 pm »
mas dos outros sistemas incluidos nesta norma, não percebo nada.

A que sistemas se refere?

A instalação de redes estruturadas em edifícios está incluída no âmbito das telecomunicações regulado pela ANACOM. Actualmente existe um manual ITED que engloba as prescrições e especificações técnicas das infra-estruturas de telecomunicações em edifícios, tornando explicito os requisitos e as regras.

Esse manual encontra-se disponível online em http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=995841 Provavelmente é a este documento que se refere.

Penso que normalmente para licenciar um edifício faz-se um projecto em que se refere o tipo de bastidor e o tipo de materiais (cabos, fichas, routers,…). Para acompanhar a construção da rede pode fazer-se um projecto de execução em que se refere tudo o que existe no projecto de licenciamento mas com mais pormenor para facilitar ao instalador a preparação. Este tipo de projectos são desenvolvidos por gabinetes de engenharia, mas penso que para uma casa particular não será necessário.
 
Poderá ter um bastidor que fará depois a distribuição de dados e voz pela casa, através de tomadas de rede. Cada local onde se prevê um equipamento de rede (impressora, computadores, equipamentos de âmbito domótico…) deverá ter uma tomada. Da mesma forma para os telefones.

O bastidor deverá estar dimensionado aos equipamentos a instalar, ter fechadura, alimentação eléctrica (circuitos protegidos ligados a réguas de tomadas com interruptor on/off e filtro de rede),  ventilação adequada, e  guias para a cablagem. A distribuição da rede deverá ser feita por cabo de categoria 6 e/ou fibra. Pode também ser pensada a distribuição de cabo coaxial se necessário (televisão por exemplo).
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Cablagem e bastidor (ITED ?)
« Responder #2 em: Quarta, 13 de Outubro, 2010, 17:16:32 pm »
não sei se conhece este forum:
http://www.electricidade.com.pt/forum/

há um tópico sobre o ITED pode ser q o possam ajudar